Live do Cafezinho (18h): o que acontecerá à Lava Jato?

Brasil é o país com a menor poupança da América Latina

Por Redação

31 de julho de 2020 : 08h59

Dados do IBGE revelam que o Brasil é o país que menos poupa entre os países da América Latina. Nos primeiros três meses de 2020, o país comandado por Bolsonaro atingiu pífios 14,1% de poupança nacional, embora o índice seja maior do que os 12,2% registrado no primeiro trimestre de 2019.

Segundo a OCDE, a média de poupança interna na Europa e Ásia é de 25% e 30%, respectivamente.  O s dados também mostram que mesmo diante de economias mais “fracas” na América Latina, o Brasil consegue obter um índice de poupança inferior. O pais poupa menos do que a Argentina, Uruguai, Chile e Bolívia, como mostra o gráfico com dados da Anbima.

Nos últimos 70 anos, a taxa de poupança do Brasil nunca ultrapassou os 20% do PIB, exigindo que o país recorresse a financiamento externo para investir na própria cadeia de infraestrutura.

Nos debates e obras acadêmicas internacionais, a poupança doméstica – poupança das famílias, empresas e governo – tem um papel estratégico de garantir a renda per capita por um período de longo prazo na economia nacional.

Contudo, a realidade pouco competitiva do Brasil se reflete no endividamento recorde das famílias e empresas, financiamento estrangulado pelos juros e a baixa taxa de poupança causam efeitos retroativos para economia de qualquer país.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe uma resposta