Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

Ação do PDT contra privatização da Serpro e Dataprev é apoiada por Fachin

Por Gabriel Barbosa

03 de fevereiro de 2021 : 10h03

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, votou contra o relatório apresentado pela ministra Carmen Lúcia.

O magistrado compreende que a ação movida pelo PDT, que pede a Suprema Corte que as privatizações do Serpro, Dataprev e Ceitec passem pelo Congresso Nacional, faz sentido porque essas empresas foram criadas por lei específica que precisa ser analisada pelo legislador, no caso o Congresso.

“Requer, no mérito, que a ação seja julgada procedente para declarar a inconstitucionalidade da desestatização sem autorização legislativa, prévia e específica, de empresas públicas e sociedades de economia mista”, apontou Fachin.

O ministro ainda lembrou que a privatização dessas empresas públicas só será possível se o Poder Legislativo elaborar e aprovar uma lei específica que autorize a desestatização (artigo. 37, inciso XIX, em conjunto com o art. 173 da Constituição Federal).

“Outorgou-se ao legislador a tarefa de definir a finalidade concreta da intervenção do Estado. Ocorre que, ao gravar a atividade econômica para servir à segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, a Constituição associou à adoção deste instrumento a materialização, na prática, de uma política pública”

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Avel de Alencar

04 de fevereiro de 2021 às 18h21

A maior luta do movimento sindical, sem sucesso, era tentar convencer os municionários dessas empresas a não votarem em políticos que defendem a privatização. Ou seja só estão colhendo o que plantaram, votaram em FHC, votaram em Bolsonaro!!!!

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?