Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Imagem: Reprodução

Maioria do STF decide tornar réu o ex-deputado Roberto Jefferson

Por Redação

19 de fevereiro de 2022 : 09h58

Nesta sexta-feira, 18, a maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu favoravelmente transformar em réu o ex-deputado e presidente licenciado do PTB, Roberto Jefferson, pelos crimes de homofobia, calúnia e incitação ao crime de dano contra patrimônio público.

Porém, o ministro Kassio Nunes Marques, indicado por Bolsonaro, pediu vista e suspendeu o julgamento, adiando a decisão do STF sobre o caso de Jefferson. Vale lembrar que os votos podem ser inseridos no Plenário Virtual até o próximo dia 25.

No documento enviado a Suprema Corte, a PGR cita sete declarações em que o ex-deputado atacou instituições, e afirma que o dirigente do PTB praticou infrações previstas no Código Penal, na Lei de Segurança Nacional e na lei que prevê os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.

O relator do caso é o ministro Alexandre de Moraes que afirmou que “fortemente contra o Estado Democrático, possuindo brutal potencial lesivo às instituições democráticas, pois tiveram ‘o intuito de tentar impedir o livre exercício do Poder Legislativo'”.

O seu voto favorável a tornar o ex-deputado réu foi seguido pelos ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Cármen Lúcia.

“[As declarações] não só atingem a honorabilidade e constituem ameaça ilegal à segurança do Senado Federal e de seus parlamentares, em especial os integrantes da CPI da Pandemia, como se revestem de claro intuito visando a impedir o pleno exercício das atividades investigativas conferidas ao Parlamento nacional”, continuou Moraes.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

O Xadrez para Governador da Bahia O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes