Menu

Acrísio Sena: A alta dos combustíveis e a responsabilidade de Bolsonaro

A Petrobras anunciou na sexta-feira (17) que as refinarias vão aumentar os preços do diesel (14,2%) e da gasolina (5,2%). O substancial aumento deve pressionar a inflação, inicialmente no grupo dos transportes, mas, vai gerar impacto em toda cadeia econômica. Um choque para o brasileiro que não aguenta mais a elevação do custo de vida. […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Adriano Machado/Reuters

A Petrobras anunciou na sexta-feira (17) que as refinarias vão aumentar os preços do diesel (14,2%) e da gasolina (5,2%). O substancial aumento deve pressionar a inflação, inicialmente no grupo dos transportes, mas, vai gerar impacto em toda cadeia econômica.

Um choque para o brasileiro que não aguenta mais a elevação do custo de vida. O que mais impressiona é o movimento do presidente Bolsonaro para se eximir da responsabilidade da política de preços dos combustíveis. A Petrobras é uma empresa mista, tendo o governo federal como acionista majoritário – com direito a indicar o presidente da companhia.

O objetivo do governo Bolsonaro é jogar a culpa dos reajustes nos governadores, na guerra da Ucrânia e reduzir (inutilmente) o ICMS, tendo, mais recentemente, chegado ao absurdo de propor uma CPI para investigar a diretoria da empresa.

Todas essas ações funcionam como “cortina de fumaça” para tirar a atenção de um fato básico – o presidente não quer alterar a política de preços dolarizada da Petrobras, beneficiando diretamente os acionistas com lucros recordes. A consequência disso é o estrangulamento da economia e o empobrecimento da população. Somente no governo Bolsonaro a gasolina comum aumentou 74% – o maior da história. É hora da Petrobras voltar a ser dos brasileiros!

Acrísio Sena é deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores do Ceará

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Tony

19/06/2022 - 22h35

E o trem bala da Dilma…já tá pronto ?!? Kkkkkk
Outra porcaria feita na canetada para ganhar votos…
E a Abreu e Lima…?!?! Kkkkkkkk

E os estadios que não se pagam nunca para fazer a copa das copas para a Globo…? Kkkkkkk

Essa da PPI é a última palhaçada eleitoreira da moda atualmente para explorar a alta do petróleo e do dólar e tentar arranjar algum voto em vista das eleições prometendo baixar o preço da gasolina…o que vai dar depois que se foda, os brasileiros querem promessas de dinheiro hoje e pagar a conta salgada amanhã.

Os brasileiros fazem questão de ser idiotas, de não olhar 1 cm além do próprio nariz…e quem os explora faz bem.

Fanta

19/06/2022 - 15h50

Valeriana, é isso aí mas parece que as pessoas não aprendem…

O preço dos problemas “resolvidos” na canetada para interesses pessoais (nesse caso políticos) do imediato a moda bananeira se paga com o tempo e com os juros salgados, muito salgados.

Os Brasileiros pagam o preço das asneiras do passado todo os dias mas parece que ainda não entenderam…

Não será que são meio idiotas mesmo…?

Paulo

19/06/2022 - 11h41

Assino embaixo, desta vez. Concordo com o deputado petista…Nesse particular, nada a acrescentar. Sem o fim da PPI, o brasileiro continuará pagando a conta dos combustíveis bem salgada – com a agravante da repercussão em cadeia nos demais preços. A arrogância desse Conselho de Administração da Petrobrás mereceria pronta resposta, não fosse Bolsonaro um verme dissimulado…Eles falam como se a empresa não tivesse sido construída pelo povo brasileiro. Se apropriaram dela na calada da noite, graças ao canalha Vampirão…Chega a dar ânsia ver como agem…

Partagas

19/06/2022 - 10h52

A PEtrobras sempre foi usada por fins particulares que a gente bem conheçe…o resultado tà aì.

Tudo no Brasil apodreçe nas maos dos brasileiros.

Duílio

18/06/2022 - 21h43

40 anos de Petrobras…sem refinarias, com o Petrolão, com a Abreu e Lima que não se pagarà nunca, sem esgotos nas casas, com 50.000 homicídios ao ano, com bilhões roubados a Petrobrás por facções criminosas que infestam Brasilia, ecc… com escola que são usinas de analfabetos, com milhões de pessoas que no ano de 2022 jogam lixo no chão na frente dos filhos para dar exemplo e o problema é a política de preços da Petrobrás ?

Pobre povinho sem presente e sem futuro…

Fanta

18/06/2022 - 17h58

Em 40 anos de monopólio da Petrobrás o Brasil não tem refinarias nem para refinar o próprio petróleo e alguém acha (finge de achar) que o problema seja a “política de preços da Petrobrás…”

Esse é o retrato do Brasil, essas banalidades (ou bananidades) vazias, sem conteúdo,, rasteiras, populistoides, inútil.

É sempre a mesma ladainha que não leva a nada.

Tudo no Brasil é feito exclusivamente para fins particulares do imediato, exatamente como fazem as crianças.

Alguém já ouviu falar do navio petroleiro João Cândido…?

carlos

18/06/2022 - 17h23

É quero dizer ao bolsonaro, que vive ameaçando a volta da ditadura, o Brasil é signatário da ONU e da OMS, é muito fácil entrar com um processo através da OAB e entrar com pedido das forças armadas internacionais o mesmo que aconteceu com o Iraque com Sadan Rousem e com o general Moamar kadaf em suas fortalezas.

Partagas

18/06/2022 - 13h17

Nos Estados Unidos hà cerca de 15o refinarias de propriedade privada que se nao se atualizam e einvestem cotidianamente ficam fora do mercado…a concorrencia entre essas empresas faz o preço ser o que é.

Isso vale para tudo, um mercado aberto e competitivo é o que faz a qualidade do serviço ser elevada e de preço adequado.

Nesse fim de mundo ainda estamos com essas babaquices rupestres sobre a politica de preços, “o petroleo é nosso”, depois vem o petrolao, depois vem a Petrobras assaltada dia e noite, depois vem as Abreu e Lima, as rasteiras do Chavez, os imbecis dos sindicatos para fazer palhaçadas…tudo que é merda o Brasil e os brasilerios conseguem produzir em doses do tamanho do Pais, colocam a culpa no governo da vez e tat udo resolvido.

A mentalidade cabecinha do tupiniquim é essa nao ha pra onde correr.

Zulu

18/06/2022 - 13h09

As refinarias brasilerias nao servem quase nada para refinar o petroleo pesado extraido por aqui.

Todos os problemas do Brasil de hoje se acumularam nos ultimos 30 anos quando tudo era jogado de baixo do tapete, empurrado com a barriga, remendado de qualquer jeito, criando atraso, dividas monstruosas, previdencia falida,ecc… tudo sempre foi em funçào de nao perder votos a curto prazo e nada mais, os brasileiros que paguem a conta um dia.

Querer encarar mesmo os problemas para resolver nunca foi feito.

Valeriana

18/06/2022 - 12h40

E’ na canetada, no fique em casa…é desse jeito que se resolvem os problemas na bananopoli ?

Jonathan

18/06/2022 - 12h22

Nao se muda nada na caneta a moda bananeira terceiromundista no ano de 2022, se fosse simples assim e resolveria definitivamente o problema teria sido feito pois seriam votos ganhos e reeleiçào certa, uma passeada….o populismo imbeciloide para ganhar votos hoje e amanhà que se lasquem acabou.

O problema Petrobras foi levantado e posto na mesa para ser discutido como nunca foi até hoje (porque o Brasil nunca foi uma democracia).

Ou se abre o mercado a plena e real concorrencia para que as regras do mesmo regulem os preços ou a Petrobras estabeleçe um limite, um equilibrio entre os preços dos produtos e o lucro dos acionistas.

A politica de preço internacional é a unica viavel, no ano de 2022 nao existe outra e somente privatizar seria inutil.

Se tivessem outros animais no governo ja teriam feito merda ha muito tempo exclusivamente para nao perder votos e com as consequencias nefastas que a gente ja viu quando a imbecil que nomeou Lula para casa civil para escapar da justiça fez isso.

O que a quadrilha petista fez com a Petrobras é uma vergonha que ultrapassa abundantemente o nivel animalesco.


Leia mais

Recentes

Recentes