Menu

Fachin sugere que ataques contra o sistema eleitoral é feito por quem não tem voto da maioria

Na abertura dos trabalhos do Poder Judiciário, o ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, voltou a fazer uma enfática defesa das urnas eletrônicas e mandou recados para quem ataca o sistema eleitoral brasileiro. Em seu  pronunciamento no plenário do TSE, o magistrado reiterou que “todos os testes de segurança públicos e privados […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Divulgação

Na abertura dos trabalhos do Poder Judiciário, o ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, voltou a fazer uma enfática defesa das urnas eletrônicas e mandou recados para quem ataca o sistema eleitoral brasileiro.

Em seu  pronunciamento no plenário do TSE, o magistrado reiterou que “todos os testes de segurança públicos e privados comprovaram o respeito à garantia constitucional do sigilo do voto”. Ainda segundo Fachin, “há um quarto de século, o sistema eleitoral brasileiro é seguro e confiável”.

“Todos os candidatos eleitos, desde o vereador até o presidente, auferiram sempre a totalidade dos votos que lhe foram concedidos nas urnas”, lembrou Fachin.

“A opção pela adesão cega à desinformação que prega contra a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas e dos processos eletrônicos de totalização é a rejeição do diálogo e se revela antidemocrática”, prosseguiu.

Na avaliação do ministro, os ataques contra o sistema eleitoral é para “tirar dos brasileiros a certeza de que seu voto é válido e sua vontade é respeitada”. “É especialmente verdadeiro em relação aos cidadãos mais pobres, com maior dificuldade de escrever”.

“Quem, portanto, vocifera não aceitar resultado diverso da vitória não está defendendo a auditoria das urnas eletrônicas. Está defendendo apenas o interesse próprio de não ser responsabilizado pelas inerentes condutas ou pela inaptidão de ser votado pela maioria da população brasileira”.

No evento, estavam presentes representantes do Ministério Público Federal, Polícia Federal, Controladoria-Geral da União, Câmara dos Deputados, Tribunal de Contas da União, Forças Armadas, Ministério da Defesa, Conselho Nacional de Justiça e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Querlon

02/08/2022 - 18h58

O garoto propaganda da Dilma fala muito, demais…

Paulo

02/08/2022 - 12h24

Talvez Fachin e outros ministros do STF/TSE/STJ devessem se calar e apenas aplicar a lei. Mas Bolsonaro acossa tanto a democracia, a todo tempo, que fica difícil para eles não se manifestarem, até como medida de blindagem do Sistema…

carlos

02/08/2022 - 11h52

É melhor o STF, se preparar e convocar o morcegão, como forma de prevenção contra esse psicopata inveterado pq se não pode ocorrer uma tragédia o senado federal tem que abrir um processo contra ele no tribunal penal internacional e de lá ele condenado sair direto prá cadeia de nuremberg.

Partagas

02/08/2022 - 11h10

E como ele sabe quem tem mais votos…?

E o que tem a ver a transparencia de um sistema eleitoral ridiculo como o brasileiro com quem tem mais votos, tem menos ou tem sò 1 voto, que diferença faz ?

Jonathan

02/08/2022 - 11h01

Esse bigodinho fala como se fosse o presidente de algum partido de oposiçào ao Governo…

Saulo

02/08/2022 - 09h26

Continuam mandando recados e provocando como se fossem políticos de oposição ao governo, não é o papel de um juiz e muito menos de uma Corte superior inútil como esses tribunais eleitorais. Esse bigodinho sabe muito bem disso mas não consegue se conter, não consegue ficar no lugar dele.

Pedir mais transparência possível é papel de um presidente da República ou de outra parte política e desconfiar de uma porcaria como as urnas eletrônicas que países bem mais a frente que essa plantação de bananas não usam por falta de transparência e possibilidade de hackeamento é a coisa mais normal desse mundo.

Juízes ficam calados e quem debate algo são as partes politicas fora e dentro o Congresso mas um tal de Barroso foi até lá para conversar com quem estava colocando na mesa a questão.

Esse Fachin sabe muito bem o que fez para soltar o Larápio…ele mêsmo disse que na faculdade foi doutrinado por um professor e se tornou militante.

Os brasileiros estão vendo essas continuas imterferencias e principalmente indo pra rua mas muita gente que se colocou acima de todo mundo e não ao serviço de todo mundo fingem não ver …


Leia mais

Recentes

Recentes