Menu

Ciro Gomes volta a defender mineração em terras indígenas

Durante evento de campanha em Belém (PA), o ex-ministro e candidato do PDT a presidência, Ciro Gomes, voltou a defender mineração em terras indígenas. A informação é do site Amazônia Real. Durante seu discurso, o pedetista citou o caso dos indígenas Cinta Larga, em Rondônia, onde existe um projeto de mineração de diamantes. “Há uma […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Reprodução

Durante evento de campanha em Belém (PA), o ex-ministro e candidato do PDT a presidência, Ciro Gomes, voltou a defender mineração em terras indígenas. A informação é do site Amazônia Real. Durante seu discurso, o pedetista citou o caso dos indígenas Cinta Larga, em Rondônia, onde existe um projeto de mineração de diamantes.

“Há uma discussão que não está pacificada no meu projeto sobre a viabilidade de terras indígenas explorarem, pelas próprias comunidades indígenas, ocorrências minerais”, declarou o candidato.

Para isso, Ciro declarou que em seu governo será criado uma estatal para ficar responsável sobre isso e que tomaria a decisão sobre “como se pode fazer sustentavelmente, em benefício da renda dessas comunidades e apenas se elas quiserem que assim seja”.

O tema é visto como polêmico na área ambiental devido ao aumento do desmatamento para a criação de gado e do garimpo ilegal na Amazônia, durante o governo Bolsonaro. Nesta semana, em seu canal no YouTube, Ciro também falou sobre essa proposta.

“A exploração de recursos minerais pode ser liberada em terras indígenas? Depende. Qual é a dependência? A dependência é o seguinte, a dependência é: se as comunidades indígenas, e isso eu conheço por dentro, quiserem, a gente pode fazer de forma sustentável, com uma estatal controlada pela comunidade indígena”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

marco

19/09/2022 - 12h41

A autorização de mineração nas terras indígenas já esta contemplada na atual Constituição da República.
Ainda não foi regulamentada devido pressão de Ong`s que invadem a nossa Amazônia com objetivos anti-nacionais.


Leia mais

Recentes

Recentes