Menu

Bolsonaro tentou limitar transporte público nas eleições

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Benedito Gonçalves classificou o pedido como “absurdo” e disse ver riscos de a tese lançada pela campanha se transformar em desinformação

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Imagem: Agência Brasil

Campanha de reeleição pediu que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) limitasse decisão do Supremo que obriga municípios a manterem oferta de transporte público neste domingo.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Benedito Gonçalves classificou o pedido como “absurdo” e disse ver riscos de a tese lançada pela campanha se transformar em desinformação, determinando que o Ministério Público adote providências para evitar a propagação de dados falsos sobre a oferta do serviço pelas prefeituras neste domingo (2).

O pedido visava “sabotar” a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou na noite de quinta-feira que o transporte público seja mantido em níveis normais durante o primeiro turno das eleições.

Na decisão, Barroso diz que “é exigível dos gestores de sistemas de transporte público de passageiros que mantenham o seu funcionamento em níveis normais, na quantidade e frequência necessárias ao deslocamento dos eleitores de suas residências até as seções eleitorais”.

“A eventual redução na oferta normal do serviço de transporte público, de forma deliberada ou não, importa em grave violação aos direitos políticos dos cidadãos”, acrescentou o ministro.

Ele atendeu, parcialmente, a um pedido de liminar (decisão provisória) em uma ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) pelo partido Rede que buscava instituir a gratuidade do transporte público no dia da votação em todo o Brasil.

Apoie o Cafezinho

Cleber Lourenço

Defensor intransigente da política, do Estado Democrático de Direito e Constituição. | Colunista n'O Cafézinho com passagens pelo Congresso em Foco, Brasil de Fato e Revista Fórum | Nas redes: @ocolunista_

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Valeriana

02/10/2022 - 11h42

Pura fake…a politica do petralhume nunca passa desse nivel rasteiro e porco.

Nelson

02/10/2022 - 00h27

Um fato a mais, apenas, a explicitar que Jair Bolsonaro não o mais mínimo compromisso para com o povo brasileiro, para com a nação brasileira. A explicitar o quão vazios e desprovidos de sentido são os lemas do governo dele, “Brasil acima de tudo” e “Pátria amada Brasil”

sol ribeiro

01/10/2022 - 22h34

O enunciado não tem nada a ver com a matéria! Só pra enganar os mais humildes,


Leia mais

Recentes

Recentes