Menu

Descontando abstenção, Quaest prevê Lula 50% X 45% Bolsonaro no segundo turno

Esqueça os números principais da Quaest divulgados hoje, de 48% X 41% para Lula e Bolsonaro no segundo turno.  O placar mais provável para o segundo turno, segundo a mesma Quaest, é 50% para Lula e 45% para Bolsonaro, em votos totais.  Esse é percentual que ambos teriam, descontada a provável abstenção no segundo turno, […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Tomaz Silva / Agência Brasil. Fila para votação no Rio de Janeiro, 2 de outubro de 2022.

Esqueça os números principais da Quaest divulgados hoje, de 48% X 41% para Lula e Bolsonaro no segundo turno. 

O placar mais provável para o segundo turno, segundo a mesma Quaest, é 50% para Lula e 45% para Bolsonaro, em votos totais. 

Esse é percentual que ambos teriam, descontada a provável abstenção no segundo turno, que tende a ser igual a do primeiro, mas afetar diferentemente cada um dos candidatos.

Nas palavras do próprio presidente da Quaest, Felipe Nunes, em fio no Twitter: “Se assumirmos que quem não votou no 1º turno, não vai votar no 2º, Lula ficaria com 50% e Bolsonaro 45%”.

Este é o gráfico, portanto, mais importante da Quaest divulgada hoje. 

O gráfico abaixo, por sua vez, com os votos do entrevistado no primeiro turno, estratificado por renda, explica a “quebra” entre os percentuais mostrados nas pesquisas anteriores à votação, e o resultado final. 

Entre eleitores com renda familiar até 2 salários, a abstenção e os nulos somaram 30%, percentual que cai para 25% entre eleitores com renda de 2 a 5 salários, e 16% para aqueles com renda acima de 5 salários.

Como Lula tem mais votos no primeiro grupo, de eleitores de menor renda, a abstenção prejudicou muito mais a ele do que a seu adversário. 

A íntegra do relatório da Quaest pode ser baixada aqui.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

06/10/2022 - 23h23

Foi “consolidado”, S. A.! Desde que a Europa, após o fim da 2ª GM, começou a se secularizar, e a abandonar o cristianismo de gerações infindas, a decadência se tornou um caminho irretornável. Mesmo sob Giorgia Meloni – que é, entretanto, um alento dentro da decaída geral da Europa -, nada indica que haverá retorno possível. E isso é inevitável para que se cumpram as profecias…Que Deus nos proteja!

William

06/10/2022 - 23h04

“tudo está feito e amplamente consolidado”.

Zulu

06/10/2022 - 23h01

Classismo, racismo e homofobia são a marca registrada dessa desgraça.

“A nossa política é a arte de dividir as pessoas para a gente ficar com o poder” Tilden Santiago.

William

06/10/2022 - 22h58

Paulo,
futuro não sei mas tem o presente, independente de qualquer escolha política, pandemia e até guerra pouco ou nada muda, tudo é sólido e amplamente consolidado.

Paulo

06/10/2022 - 22h45

E esse papinho do Lula de que “quem tem 1% de sangue nordestino vota pra ele”? Isso é papel de um candidato ao cargo máximo da República? Dividir o país? É um estadista ou um oportunista? A esquerda é uma vergonha e está desorientada. E setores como o centro e a direita também. Que país é este?

Paulo

06/10/2022 - 22h38

Nisso concordo, “William”!

Paulo

06/10/2022 - 22h37

A Itália é “um país que vai pra frente”? A Itália não tem futuro. Não se entendem nem entre eles. Nenhum país europeu – o berço da civilização ocidental – tem futuro…

William

06/10/2022 - 22h17

As pesquisas deveriam parar de serem divulgadas 15-20 antes das eleições para evitar que possam influênciar o resultado.

William

06/10/2022 - 22h02

O petralhume está escondendo Dirceu, cadê o animal ? Tá sumido…

Se o antipetismo (que não e nada mais que a normalidade de qualquer país minimamente civilizado) não foi as urnas ou não votou contra o PT mas por outros motivos no primeiro turno o PT já era, se já foi as.urnas a facção volta em Brasilia.

Na Itália após a operação mãos limpas (que foi diferente do que aconteceu no Brásil, foi resumidamente o que na Bananopoli seria caixa 2) foi feita arrasada dos partidos e dos personagens envolvidos, o Primeiro Ministro da época fugiu para África para não ser preso, ecc…

Igualmente ao Brásil o juiz que foi o protagonista dos processos tentou a carreira política tempo depois…sem muito sucesso.

A diferença entre um país que vai para frente e um que está parado ou anda para trás é essa.

Faltam a grande parte doa brasileiros os mínimos fundamentos civilizatorios sobre os quais se constrói uma sociedade e um ambiente minimamente sadio…. talvez daqui umas 2 gerações…


Leia mais

Recentes

Recentes