Menu

Peru: Castillo dissolve Congresso, anuncia governo de exceção e convoca novas eleições

Sputnik – Nesta quarta-feira (7), o presidente peruano, Pedro Castillo, anunciou a dissolução do Congresso e a instauração de um “governo de emergência excepcional”. O mandatário também convocou novas eleições legislativas e decretou toque de recolher. As medidas foram anunciadas em mensagem televisionada à nação. O toque de recolher foi estabelecido entre 22h00 e 04h00. “São emitidas as […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Divulgação

Sputnik – Nesta quarta-feira (7), o presidente peruano, Pedro Castillo, anunciou a dissolução do Congresso e a instauração de um “governo de emergência excepcional”. O mandatário também convocou novas eleições legislativas e decretou toque de recolher.

As medidas foram anunciadas em mensagem televisionada à nação. O toque de recolher foi estabelecido entre 22h00 e 04h00.

“São emitidas as seguintes medidas: dissolver temporariamente o Congresso da República e estabelecer um governo excepcional de emergência”, disse.

O presidente peruano declarou ainda que as eleições legislativas devem ser convocadas “no mais breve prazo para elaborar uma nova Constituição” em até nove meses. Castillo detalhou que até que seja instaurado o novo Congresso o país será governado por meio de decretos.

Castillo enfrentaria ainda nesta quarta-feira (7) uma nova moção de vacância impulsionada por deputados da oposição — a terceira desde que assumiu o poder, em julho de 2021. O pedido alega que Castillo não teria capacidade moral para exercer a Presidência devido às investigações em curso contra ele.

A Constituição do Peru, de 1993, permite que o presidente dissolva o Congresso caso o parlamento se recuse a dar confiança a dois gabinetes do mesmo governo. A última vez que esse dispositivo foi acionado ocorreu em 2019, durante o governo de Martín Vizcarra — que também enfrentava uma crise política diante de um parlamento fujimorista.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Vieira

08/12/2022 - 07h30

Para o idiota cheio de convicção e nada de conhecimento, tudo se resume ao “esquerdismo”, palavra que ele nem sabe o que significa. Babaca total!!

Alexandre Neres

07/12/2022 - 15h45

Que pena que há vacância na presidência brasileira numa hora dessas!

Se Lula tivesse tomado posse, poderia intermediar essa bagaça enquanto o bebezão… Bem, deixa pra lá.

Kleiton

07/12/2022 - 15h38

Vai vendo esses esquerdoides….


Leia mais

Recentes

Recentes