Menu

Fernando Brito: Lula não pode deixar Marina reduzir questão ambiental

Por Fernando Brito Dos adversários que teve de enfrentar na montagem do governo até agora, nenhum conseguiu representar um problema mais sério para Lula do que Marina Silva. E não pelo que ela pudesse representar de votos no Congresso, por evidente, nem como pretendente antecipada à sucessão em 2026, como se poderia interpretar sobre Simone […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Ricardo Stuckert

Por Fernando Brito

Dos adversários que teve de enfrentar na montagem do governo até agora, nenhum conseguiu representar um problema mais sério para Lula do que Marina Silva.

E não pelo que ela pudesse representar de votos no Congresso, por evidente, nem como pretendente antecipada à sucessão em 2026, como se poderia interpretar sobre Simone Tebet, mas pelo prejuízo que potencialmente traz ao grande trunfo ambiental com que potencialmente o país conta para sua inserção na mais evidente questão global hoje, o meio ambiente.

Não é apenas “bater o pé” para ter o controle direto da máquina administrativa do Ministério do Meio Ambiente ao recusar-se a ser a Autoridade Climática Nacional, uma construção de Lula para que ela fosse a grande porta-voz e embaixadora do Brasil no mundo que, na visão miúda da ex-senadora, deve ser “ser um cargo técnico vinculado ao Ministério do Meio Ambiente”.

Um “cargo técnico” é exatamente o contrário do de “primeira-ministra ambiental” que Lula concebeu e ofereceu a Marina.

Não é, fora da pequenez da política convencional, sempre muito interessada em “ocupar espaços”, “criar visibilidade” e, até, nomear superintendentes e diretores disso ou daquilo.

Como uma delegação pessoal do Presidente da República, a Autoridade Climática seria uma referência para todo o governo, inclusive com um poder transversal sobre todos os ministérios, o que, por óbvio, nunca será pleno com “um técnico” de segundo escalão do Ministério do Meio Ambiente pretendendo ter poder superior aos demais ministros do Governo, independente até do que pense a titular do ministério.

Não será autoridade alguma, porque será sempre um subordinado do ministro e não alguém portador da vontade do próprio presidente.

Aqui no Rio de Janeiro, quando Leonel Brizola resolveu dar cara e corpo à educação como – a expressão é dele – “a prioridade das prioridades”, jamais cogitou nomear Darcy Ribeiro para a Secretaria de Educação e deixá-lo às voltas com a burocracia do órgão, por rmais meritória que esta pudesse ser. Deu a ele algo semelhante a esta função concebida por Lula, fazendo dele a “Autoridade Educacional”, como chefe do programa de desenvolvimento pedagógico e construção dos Cieps.

Era algo tão importante que não poderia ser feito por “um cargo técnico vinculado” à Secretaria de Educação.

Por maior que seja a sua legitimidade pessoal, Marina Silva não alcança a visão de Estado que teve Lula ao oferecer-lhe algo que seria uma posição maior.

Marina não pensa fora da caixa e nunca deixa de lado o que acha, erradamente, que é a chave do sucesso político, o controle de um ‘cercadinho’ do governo.

Não será por isso, porém, que Lula vai deixar escapar a oportunidade que se abre para o Brasil de ser uma liderança mundial na questão ambiental, embora seja mais difícil sem a figura de Marina, que poderia ser um emblema deste papel.

Texto publicado originalmente no Tijolaço

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Francisco Carlos Popriaga

29/12/2022 - 12h47

Só faltou acusar a Marina Silva de ruralista. De que buraco saiu o autor desse texto lunatico?

Salvador

28/12/2022 - 10h44

Nao concordo com o texto. A Marina nao tem o perfil de autoridade climatica. Esse seria melhor representado por Carlos Nobre ou Paulo Artaxo. Ficarei muitissimo feliz de ve-la no min. do meio ambiente.

Natalia

25/12/2022 - 21h05

O ambiente Brasil é nojento de tao sujo e poluido…nem esgotos nas casa tem.

Até em plena Amazonia tem lixo nas margens dos rios.

Quem escreve estas besteiras, ou usa drogas, ou nao saiu de casa desde o dia que nasceu.

Mandrake

25/12/2022 - 20h59

Autoridade climatica…eu ja viu um pouco de tudo nesse mundo mas a meteorologa oficial de um Governo é a primeira véz…kkkkkkkkkkkkkkkk

Se bem que um governo (aglomerado de escapados de casa) com 37 ministerios precisa se previnir de manhà cedo para saber se vai chover….kkkkkkkkkkkkk

Eu nao acredito que alguem consegue levar a serio essa mongolices.

Lanterna dos Desesperados

25/12/2022 - 18h23

Impressiona, na mediocridade expressa pelos verminions esperneadores em qualquer assunto em que deitam comentários, a presunção que estão a deitar certezas absolutas, concretas e inquestionáveis, na realidade mero prato feito de bestialógico indigno de latrina.

Um mínimo de memória

25/12/2022 - 17h02

“A Autoridade Climática Nacional, uma construção de Lula (…)”
Ué, mas a ideia da criação da Autoridade Climática não estava no programa de governo da Rede? Não foi uma proposta da Rede absorvida pelo programa de Lula no segundo turno?

Ronei

25/12/2022 - 14h11

Brasil liderança mundial na questão ambiental ? Kkkkkkkk

Um país que é mais parecedo com um lixão a céu aberto com dezenas de rios entre os mais poluídos do mundo

Um país que não recicla nada, não produz energia do lixo,

Um país de animais que jogam lixo no chão ou queimam na rua.

Um país com esgotos a céu aberto que desovam nas praias, inclusive as mais turísticas.

Um país onde turistas chegam a repugnar de tanto andar no meio de coco de cachorro, lixo, entulhos, fraldas sujas.

Essa gente ou tem a cabeça tão bombada de idiotice que acabam vivendo em algum mundo imaginário essa gente, não tem outra explicação.

Tony

25/12/2022 - 14h04

“Autoridade Climática”…?? Kkkkkkkk

Seria quem da as previsões do tempo todos os dias ? Kkkkkkkkk

Como a cabeça dos brasileiros consegue parir tamanhas cretinices inúteis ?


Leia mais

Recentes

Recentes