Menu

Lara Resende diz que estilo de Haddad e Tebet expõe Lula frente ao BC

O economista e um dos pais do Plano Real, André Lara Resende, atual membro do núcleo de estudos estratégicos do BNDES, fez uma crítica elegante ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet. Na avaliação de Lara Resende, o estilo conciliador dos dois ministros coloca o presidente Luiz Inácio Lula […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Reprodução

O economista e um dos pais do Plano Real, André Lara Resende, atual membro do núcleo de estudos estratégicos do BNDES, fez uma crítica elegante ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Na avaliação de Lara Resende, o estilo conciliador dos dois ministros coloca o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em situação delicada e de exposição. “Ele [Haddad] montou um ministério conciliador que não estava enfrentando a arrogância do Banco Central e foi obrigado a entrar em campo”, disse o economista ao Valor.

“Haddad não precisa concordar comigo. O ministro é ele. Tem opiniões divergentes dentro do governo”, esclareceu. “Simone disse que o déficit é insustentável e que o país deve evitar gasto desnecessário. Se alguém propôs gasto desnecessário não deveria ser ministro”, completou.

Por fim, Lara Resende deixou claro que não é contra a atual meta de inflação, mas contra a taxa de juro estipulado pelo BC, presidido por Roberto Campos Neto. “Não se pode ser condescendente com inflação. “O que está errado é a taxa de juro”, ressaltou o economista. Lara Resende também disse que estar brigando “contra a burrice e o dogmatismo suicida”.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Sá Pinho

14/02/2023 - 16h45

O Estadão informa ser o Brasil o país com a maior taxa de juro real do mundo, por razões factuais expressas em cortante competência por Lara Resende, no Canal Livre da Band, no último domingo, conhecido economista, ora diligentemente limado de qualquer possibilidade de contraditório na mídia corpore, que preza, acima de tudo, a santa missa econômica padrão, em louvor a São Juros e ao Deus Mercado, acima de todos.

Segundo o Estadão, o Brasil, entre 156 países, detém a maior taxa real de juros do Mundo 8,16%, seguido do México 5,39%, Chile 4,66%, Hong Kong 3,12% e Colômbia 2,39%. Estranho, extremamente estranho…, ou falta ilustração?

Taxa de juros alta essa que inapelavelmente impede a economia do país crescer, mas que ora em nada altera a taxa de inflação, ainda mais quando não sendo de demanda, como a atual no Brasil, explicitou Lara, também abstendo-se de ilustrar.

Sobra que porca e lambuzadamente, degenerados da política dos desvãos, das arapucas e de golpes sórdidos, estão a armar tremenda recessão, seguida das anunciadas consequências pelo acirramento do desemprego e anabolização da miséria que desemboca da desigualdade, nunca cenografada vertendo de canos sujos no JN dos Marinho, porém com o revés passando-lhes a autoria pela imunda patranha pretendida, ao Lula antecipar-se e sacar antes a que se destina tal pegajosa pantomina, e saído à luz do sol a quarar a autoria alheia e transparecer a quem pertence a paternidade de mais essa urdida ‘baby liberal sordidez’, bandida.

Dizem que o irresponsável travestido e paginado presidente independente, vestiu uma camisa listrada verde-amarela e saiu por aí, em outubro passado, duas vezes, a sagrar votos no ‘Parmito’ (pelos gambitos finos e brancos, quando jovem) e sangrar o rito, começa a desmanchar-se e amarelar a região posterior, mesmo com toda panca, com toda banca e com toda banda da mídia corpore soprando à toda, para protege-lo, sabe-se lá do que, né?

Só pra conferir: As taxas de Juros básico – Selic – no Brasil:
01/02/2023 13,75 07/12/2022 13,75 26/10/2022 13,75
21/09/2022 13,75 03/08/2022 13,75 15/06/2022 13,25
04/05/2022 12,75 16/03/2022 11,75 02/02/2022 10,75

Impressão ou as classes dominantes derrotadas querem desgovernar o Brasil?

William

14/02/2023 - 16h03

Eu acho bom lembrar que quem está no governo hoje são os mesmos animais que não viram problema nenhum em assaltar dia e noite os cofres Públicos para se financiar e ficar no poder.

Eu acho bom lembrar que essa “gente” não tem limites e onde acham uma pequena brecha entram com tudo.

Fica o alerta…

Willy

14/02/2023 - 13h05

Tem hora que eu me pergunto porque no Brasil os juros sao tao altos, os seguros sao mais ainda, nao tem segurança e por ai vai…

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2023/02/14/veja-o-que-se-sabe-e-o-que-falta-saber-sobre-o-roubo-de-12-carros-de-luxo-em-concessionaria-em-fortaleza.ghtml

Serà porque hein, alguém sabe ? Inexplicavél…

EdsonLuíz.

14/02/2023 - 11h37

Insiste, o Lara Rezende:
“Os juros estão altos”
“Os juros estão altos”
“Estão altos”
“Estão altos”

Sim, estão! Os juros estão muito altos mesmo! A taxa SELIC está em 13,75 e a última previsão para o IPCA no Boletin Focus é de 5,79.

13,75 – 5,79= 7,96.
7,96% é a MAIOR taxa de juros real do mundo!

▪Mas O QUE é mesmo que Lara Rezende quer que o Banco Central faça para baixar os juros?
▪Melhor perguntando: COMO é que Lara Rezende quer que o Banco Central baixe os juros?

Lara Rezende não fala o que o Banco Central tem que fazer! Ninguém que coloca a culpa dos juros altos no Banco Central diz o que o Banco Central pode fazer para os juros baixarem. A não ser que o Lara Rezende e os outros críticos dos juros altos entendam que simplesmente o presidente do Banco Central deve ser voluntarista e baixar os juros por baixar, como fizeram no Governo Dilma, sem que a política fiscal praticada pelo Ministério da Fazenda tenha mostrado bons resultados.

Estamos longe de uma Política Fiscal que mostre bons resultados :: neste momento, nem Política Fiscal temos. A que será adotada está em preparaçào por Haddad e pela Fazenda.

Enquanto isso, cabe ao Banco Central esperar.

Todos sabem que os juros ditados pelo Banco Central têm o objetivo de manter controlada a inflação, evitando que a inflação dispare, e esta é a nona semana seguida do IPCA em que a previsão SOBE!

Temos um deficite muito preocupante e agravado por uma PEC de aumento dos gastos fora do orçamento que pode chegar a R$200bilhões. Estamos neste momento sem um mecanismo de política fiscal que dê credibilidade e segurança para os agentes econômicos. Somado a isso, precisamos providenciar medidas estruturais que permitam uma retomada de investimento pela iniciativa privada, especialmente uma reforma tributária que faça os tributos incidirem mais sobre a renda e patrimônio e menos sobre a produção e o consumo. Além disso precisamos de um planejamento que avalie profissional e sériamente a qualidade dos gastos do governo federal. Uma Reforma Administrativa seria fundamental!

Estas são iniciativas que podem permitir que o Banco Central baixe a taxa de juros sem risco de disparada inflacionária e desvalorização cambial. E são medidas que só o Ministério da Fazenda e o de Planejamento podem fazer. Contribui muito também se o executivo, principalmente o Presidente da República, não causar com suas falas equivocadas barulhos desnecessários que criem instabilidade e desconfiança.

O atual presidente do Banco Central e seu profissionalismo é uma sorte para Lula, não um azar. Neste momento em que, na prática, estamos sem uma âncora fiscal, é o profissionalismo de Roberto Campos Neto que está “fazendo o papel de âncora”, por assim dizer: é Roberto Campos Neto, neste momento, o garante contra populismos e irresponsabilidades.

Mas nós, que prezamos uma política fiscal responsável, temos confiança —ainda temos! —de que Fernando Haddad irá tomar as medidas necessárias no Ministério da Fazenda e que sua Política Fiscal será responsável e irá permitir a Roberto Campos Neto e ao Banco Central, mais à frente, uma Política Monetária com juros mais baixos.

Ronei

14/02/2023 - 10h37

Os juros sao altos devido ao risco Brasil, é tudo uma consequencia do comportamento dos brasileiros , do ambiente que criam, etc…

Para emprestar dinheiro aos brasileiros tem que ser muito maluco mesmo pois as garantias que oferecem sao pouquissimas, quase nulas.

As casas sao 90% favelas ou pouco mais, nao sobra dinehiro no fim do mes para nada, quase todas as pessoas adultas possuem dividas, o estado transfere dinehiro dos pobres para ricos ou joga no lixo com centenas de programas socias inuteis que se tornam uma despesa para todo mundo e empobrecendo a sociedade mais ainda, …sinto muito avisar mas TUDO tem custo e o custo Brasil é elevadissimo.

WWagner Indigo

14/02/2023 - 09h46

Já havia dito que , Haddad era um candidato fraco !!!
Depois disso , disse que Haddad não tinha o perfil de Ministro da Fazenda , pois já havia
cunhado e solidificado sua imagem , como Ministro da Educação . Bem , diziam ser um
Economista e professor da área .
Na época disse que , como candidato derrotado a duas Eleições sucessivas , e pretenso
candidato a Terceira Eleição , ele não faria uma administração voltada aos pobres ,pois
na sua cabecinha intelectual , choca o ovo da serpente , ou melhor o ovo da Elite .
Sonha ser aclamado e reconhecido como Fernando II , o Henrique , e ser eleito Presidente.
Com tal pretensão e arrogância , acho que será a Marta II !!!
Da Simone , outra candidata no governo , não se espera traição , nós a conhecemos e te-
mos certeza do seu caminho , portanto sem novidade neste front ,
O que me preocupa são os ” inimigos intimos” !!!


Leia mais

Recentes

Recentes