Menu

PGR-DF deve investigar Campos Neto por suposta colaboração com garimpo ilegal

Senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que fez a denúncia, acusa o presidente do BC de virar as costas para a falta de fiscalização dos Postos de Compra de Ouro. Garimpeiros atacam base federal em terras dos Yanomamis Publicado em 24/02/2023 – 15h13 Por Redação CUT CUT — A Procuradoria-Geral do Distrito Federal deverá dar o parecer […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Arquivo/Agência Brasil

Senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que fez a denúncia, acusa o presidente do BC de virar as costas para a falta de fiscalização dos Postos de Compra de Ouro. Garimpeiros atacam base federal em terras dos Yanomamis

Publicado em 24/02/2023 – 15h13

Por Redação CUT

CUT — A Procuradoria-Geral do Distrito Federal deverá dar o parecer final sobre a possibilidade de abertura de investigação do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, por suposta omissão na fiscalização de instituições financeiras investigadas por comercializar ouro obtido ilegalmente, por meio do garimpo na Amazônia.

A decisão dar andamento ao caso é da Procuradoria Geral da República (PGR). O órgão aceitou a denúncia feita pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que criticou os argumentos dados pelo presidente do BC sobre a fiscalização do ouro comercializado. Segundo a defesa jurídica do Banco Central, essa fiscalização era função do Ministério de Minas e Energia e da Receita Federal, não sendo sua a competência.

De acordo com o senador, a justificativa apresentada por Campos Neto “é um argumento deprimente de um órgão que claramente virou as costas e deixou que as empresas reguladas se aproveitassem da extração ilegal e aferissem lucros astronômicos”.

Entenda o caso

No começo de fevereiro, a PGR encaminhou a denúncia logo depois de Campos Neto responder a um pedido de esclarecimento do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes sobre uma suposta ausência de fiscalização dos Postos de Compra de Ouro, postos de atendimento de instituições financeiras instalados em regiões garimpeiras.

Kajuru aponta também para as investigações sobre cinco Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM) regulamentadas pelo BC e que estão sob investigação sob suspeita de comprar ouro clandestino e revender no mercado financeiro.

O senador relembrou ainda de um encontro marcado em 2022 entre Campos Neto e lideranças do Instituto Escolhas, que havia feito uma investigação sobre as principais empresas envolvidas na lavagem do ouro obtido com o garimpo, citando as DTVM. Mesmo tendo tido acesso ao relatório do instituto e de informações fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Mineração, Campos Neto não instaurou nenhum inquérito para averiguar a conduta das empresas e nem acionou qualquer órgão para apurar a suspeita de lavagem de dinheiro.

Ouro extraído ilegalmente na Amazônia levou a mortes de Yanomamis

Ação dos garimpeiros nas terras dos Yanomamis, na Amazônia, levou os indígenas à enfrentar a desnutrição, malária, pneumonia e verminoses, além da violência constante de garimpeiros ilegais ocasionaram uma situação de crise sanitária e humanitária na maior terra indígena do Brasil, onde vivem cerca de 28 mil indígenas.

A desnutrição atinge mais de 50% das crianças, e há um alto número de casos de malária, relacionados à expansão do garimpo. Constatando a gravidade da situação, o governo federal decretou emergência de saúde e convocou voluntários para atuarem no local.

Garimpeiros atacam base federal

Nesta quinta-feira (23), uma base federal localizada na aldeia Palimiú, em Roraima, foi alvo do atentado. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) homens armados furaram o bloqueio no rio Uraricoera e dispararam contra agentes do instituto, que haviam parado uma das embarcações dos garimpeiros. Os fiscais revidaram os tiros.

Drones do Ibama identificaram o minério roubado da terra indígena. Os homens fugiram após o ataque. De acordo com o governo federal, a base de controle foi instalada no dia 7 de fevereiro e a segurança do local é feita por agentes da Força Nacional de Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama.

Um dos garimpeiros ficou ferido e foi preso pela Polícia Federal por atacar os servidores públicos. Ele estava internado até a noite desta quinta-feira (23).

Os homens desciam o rio em sete “voadeiras” (barcos movidos a motor), de 12 metros, carregadas com cassiterita

A base, segundo o instituto, foi criada para “impedir a entrada de barcos com suprimentos e equipamentos para garimpos no território yanomami”.

No dia 20 foi instalada uma barreira física com cabos de aço e desde então nenhum barco carregado se direcionou aos garimpos da região.

“Foi um ataque criminoso programado. Todos aqueles que tentarem furar o bloqueio serão presos. Acabar com o garimpo ilegal é uma determinação do presidente Lula”, disse Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama. O órgão solicitou à Polícia Federal o reforço da segurança do local.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Stalingrado

25/02/2023 - 17h28

Você sabe muito bem que Lula está do lado da civilidade e a familicia do lado da morte e destruição.

Alexandre Neres

25/02/2023 - 13h45

É fácil de se constatar a extrema-direita unida em torno do ultraliberalismo.

Está bem aí para quem quiser ver…

Kleiton

24/02/2023 - 20h40

Kajuru deve para de usar e maconha e voltar ao crack…kkkkk

EdsonLuíz.

24/02/2023 - 20h33

Aonde essa gente desatinada quer e pode chegar?

Não é possível que ao Brasil o que cabe é Lula, Bolsonaro, Cajuru, Sérgio Cabral, .. …Tudo isso resumível no lulismo e no bolsonarismo. Pobre Brasil!

E quando olhamos para os Estados Unidos, o que vemos? Vemos que eles, faz pouco, tiveram Tramp, amiguinho de Putin… E podem ter Tramp de novo!

Cadê o mundo de Sérgio Paulo Rouanet, de Mário Vargas Lhosa, de Octávio Paz?

Estamos virando isto que temos vivido. Mas terminar nosso mundo reduzidos a Lula e seu lulismo e a Bolsonaro e seu Bolsonarismo é muito duro!

carlos

24/02/2023 - 19h54

Eu tenho certeza que vão encontrar, o caminhão para escoar o ouro, de garimpo ilegal sendo desviado para dividirem entre as milícias pra ser lavado nas igrejas de malafaia e outros como ex-ministro da educação do bozo.


Leia mais

Recentes

Recentes