Bahia: Refinaria privatizada provoca desabastecimento de Gás de Cozinha

Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Haddad diz que Petrobras tem ‘colchão’ para controlar o preço da gasolina

Por Gabriel Barbosa

28 de fevereiro de 2023 : 09h48

Na noite desta segunda-feira, 28, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), garantiu que a Petrobras tem um “colchão” para ser usado a fim de controlar o preço da gasolina. Como se sabe, a pasta decidiu pela volta dos impostos federais sobre a gasolina e o etanol. O objetivo é manter em R$28,9 bi a previsão de arrecadação em 2023.

Até o momento, o ministro Haddad não divulgou o valor desse “colchão”, mas declarou que a petrolífera não teria de reformular a sua política de preços, chamada de PPI. Os detalhes serão divulgados na manha desta terça-feira, 28, pelo próprio Haddad e com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“(Uma contribuição) dentro do PPI significa respeitar o PPI. Significa que a atual política de preços da Petrobras tem um colchão que permite aumentar ou diminuir o preço dos combustíveis e ele pode ser utilizado”, disse.

Vale lembrar que o fim dos subsídios aos combustíveis é um dos itens do plano apresentado pelo ministro para reverter o rombo nas contas públicas em 2023, previsto em R$231,5 bi. Logo no início do governo, Haddad afirmou que o Planalto “não aceitará” um rombo dessa magnitude.

Gabriel Barbosa

Jornalista com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor Executivo e Chefe de Redação do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

5 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Stalingrado

28 de fevereiro de 2023 às 15h43

O idiota está fugido nos EUA.

Responder

EdsonLuíz.

28 de fevereiro de 2023 às 15h40

Fora de Pauta?
Não tanto: acho que nunca é.

■Enquanto brigamos para repor os fatos.

Estressado com maus profissionais de reforma, resolvi respirar ar puro e caminhei até a praia e da praia até uma padaria com um bom cafezinho.

Sentei, pedi café, e me falaram que se eu aguardasse ia sair um café novo.

Para esperar, resolvi ler um artigo de Aylê-Selassie Quintão, que eu sempre gosto. Era este artigo informado abaixo
▪”Aylê-Salassie F. Quintão* – Novo processo civilizatório: povos híbridos”.

Era, não! É! Ainda estou lendo.

Ocorre que interrompi a leitura porque ao meu lado, só que a uns dois metros de mim e junto ao poste de energia da rua, onde antes eu vi pelo vidro da janela restos de comida em meio a lixo diverso, agora eu vejo um bicho como eu revirando o lixo, recolhendo e comendo com sofreguidão o que pode do lixo, que pela expressão de prazer desse meu outro, parece ser um lixo bem temperado.

Estou neste momento criando defesas para me recuperar da fome do mendigo.
Eu ia fotografar aquela fome, mas desisti e procurei a poesia de Manuel Bandeira, que fazia já uns trinta anos que eu naão reliilia:

▪▪▪▪▪▪▪▪▪

O bicho
Maaamanuel Bbandeeira.

Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem

Manuel Bandeira

Responder

    EdsonLuíz.

    28 de fevereiro de 2023 às 15h44

    Agora que colei e li novamente a poesia, tenho a palavra que procurei antes para escrever.
    ▪Nem sei a palavra que usei e que vai sair acima desta observação, mas a palavra melhor para um retrato da fome do homem é FEROZMENTE.

    Responder

Zulu

28 de fevereiro de 2023 às 15h19

Desde quando os governos tem a ver comos preços dos produtos, neste caso a gasolina ?

É a mesma merda que a gente viu com a estocadora de vento ?

O tempo passa e nada muda…

Responder

Querlon

28 de fevereiro de 2023 às 12h13

Haddad é o mesmo idiota que andava com uma mascara na cara pela rua dizendo que ele nao era ele mas outra pessoa encarcerada por corrupçào e lavagem de dinheiro ?

E’ normal uma coisa dessa ?

Responder

Deixe um comentário