Menu

EUA fazem tudo para comprometer posição da China em relação à crise na Ucrânia, diz especialista

Sputnik – A posição da China quanto à resolução da crise ucraniana é construtiva e a única possível na situação atual, mas os EUA não estão interessados nela e tudo farão para que a posição de Pequim seja encarada por outros países com ceticismo, disse o diretor interino do Instituto dos países da Ásia e […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
AP Photo / Andy Wong

Sputnik – A posição da China quanto à resolução da crise ucraniana é construtiva e a única possível na situação atual, mas os EUA não estão interessados nela e tudo farão para que a posição de Pequim seja encarada por outros países com ceticismo, disse o diretor interino do Instituto dos países da Ásia e da África, Aleksei Maslov, à Sputnik.

Aleksei Maslov observou que a China incluiu um ponto importante em sua declaração de 12 pontos sobre uma solução política para a crise ucraniana: a crise na Ucrânia pode se tornar incontrolável.

Isso significa que as consequências vão se estender a todo o mundo, do comércio às relações políticas, e a única solução que a China vê é que os países se sentem à mesa de negociações sem condições prévias, pois será muito difícil fazê-lo mais tarde.

“Neste aspecto, a posição chinesa provavelmente não é apenas construtiva, é a única posição possível nesta situação. Mas é preciso entender que a China é o primeiro grande país que não faz parte do conflito a fazer tal proposta. Washington obviamente não vai deixar a China tirar vantagem como país terceiro, que está começando a desempenhar um papel significativo na resolução da crise”, disse Maslov.

O especialista acrescentou que Washington não está nada interessada em fortalecer a diplomacia chinesa e a posição da China no mundo exterior; pelo contrário, os EUA “farão todo o possível para assegurar que a posição chinesa seja encarada com ceticismo e vista como não construtiva”.

Maslov enfatizou que a China está ciente de tal oposição dos EUA, e que um grande país como a China não pode mais se abster de fazer declarações sobre a crise ucraniana.

“A China está agora começando a articular claramente quem na realidade se opõe a todas estas tentativas. Isso mostra um discurso chinês muito diferente. Porque a China costumava evitar nomear quem está exatamente se opondo ao acordo de paz. Agora a China nomeia”, acrescentou o especialista.

Anteriormente, o ministro das Relações Exteriores chinês, Qin Gang, disse em uma coletiva de imprensa em Pequim que a crise ucraniana chegou a um momento crítico – ou a paz será restaurada ou a crise se agravará e a situação ficará fora de controle.

Ele sublinhou que os esforços para facilitar as negociações sobre a crise ucraniana têm sido repetidamente frustrados, como se uma “mão invisível” estivesse contribuindo para o prolongamento e a escalada do conflito. Qin Gang acrescentou que a China esperava que a UE aprendesse com os infortúnios da crise ucraniana e chegasse à paz e à estabilidade.

Em 24 de fevereiro, o Ministério das Relações Exteriores chinês emitiu uma declaração de posição de 12 pontos sobre a solução política da crise ucraniana.

Entre os pontos principais está a necessidade de respeitar a soberania e a integridade territorial de todos os países, a retomada do diálogo direto entre Moscou e Kiev, e um apelo para evitar uma nova escalada.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

08/03/2023 - 10h01

A China fica manobrando as palavras, mas está dando proteção ao abuso da Rússia contra a Ucrânia e o mundo livre está perdendo a paciência com a intriga que ela cria, mandando seu gado pelo mundo repetir que ela está sendo construtiva.

Só se estiver sendo construtiva para construir a ditadura na Ucrânia, que quer ser livre!


Leia mais

Recentes

Recentes