Menu

‘Deveríamos estar muito preocupados’: Washington reconhece força de Pequim na América Latina

Comandantes militares dos EUA advertiram o Congresso americano que a China está aumentando sua influência na América Latina com projetos ambiciosos de investimentos Sputnik – A comandante do Comando Sul dos EUA, Laura Richardson, e o comandante do Comando Norte, Glen VanHerck, comentaram o avanço da influência chinesa na América Latina durante audiência do Comitê dos Serviços […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Reuters

Comandantes militares dos EUA advertiram o Congresso americano que a China está aumentando sua influência na América Latina com projetos ambiciosos de investimentos

Sputnik – A comandante do Comando Sul dos EUA, Laura Richardson, e o comandante do Comando Norte, Glen VanHerck, comentaram o avanço da influência chinesa na América Latina durante audiência do Comitê dos Serviços Armados da Câmara dos Representantes.

“A China expandiu sua capacidade de extrair recursos, estabelecer portos, manipular governos através de práticas predatórias de investimento e construir potenciais instalações espaciais de dupla utilização”, alertou Richardson.

Além disso, a comandante assegurou que os Estados Unidos “deveriam estar muito preocupados com o investimento chinês em todo o hemisfério ocidental”.

Glen VanHerck, por sua vez, citou a presença chinesa no México, onde a empresa Huawei controla 80% das telecomunicações, e em Bahamas, onde os EUA não têm representante desde 2011 e onde Pequim inaugurou a maior embaixada da região.

Outro fator destacado pelo comandante foi a iniciativa do Cinturão e Rota, um plano chinês que conta com diversos projetos comerciais e de infraestrutura em todo o mundo.

“Estão a 20 jardas [18 metros] da fronteira de nossa pátria. Precisamos prestar mais atenção à região. A proximidade é importante. Somos uma vizinhança, estes são nossos vizinhos e precisamos prestar atenção”, declarou o comandante.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

09/03/2023 - 19h31

É preciso tratar melhor a América Latina. Os chineses sabem fazer isso, sem arrogância…

EdsonLuíz.

09/03/2023 - 11h41

Ter ditaduras estendendo aparelhos ideológicos nos espaços é preocupante mesmo. Vemos pelo que sofrem os vizinhos da Rússia e os vizinhos da própria China.

Progressistas verdadeiros se preocupam com ameaças autoritárias; já os “progressistas” enganadores… (os enganadores acusam de ser enganadores os outros, daí que o que deve servir para identificar enganadores de não-enganadores diferenciar progressistas de não-progressistas são os fatos e as práticas).

Eleitor brasileiro amante da democracia como valor universal e permanente::
▪Preste atenção nas ligações de Lula e de Bolsonaro com ditadores, autocratas e populistas diversos.

Quer um exemplo:: os dois, Lula e Bolsonaro, manobram, os dois, para favorecerem Vladimir Putin. Eles dão declarações que confundem incaltos, como sempre falarem por paz e fim de guerra (quem não fala isso?), mas na prática o que eles defendem é uma paz que premia os abusos de Putin.

É claro que é para quem ama a democracia e sabe do seu valor ficar preocupado!


Leia mais

Recentes

Recentes