Menu

Risco de embate nuclear entre Rússia e EUA é o maior das últimas décadas, diz vice-chanceler russo

Sputnik – Vice-chanceler russo Sergei Ryabkov não nutre ilusões quanto ao futuro das negociações nucleares entre EUA e Rússia durante encontro com especialistas em Moscou: “Não, caros colegas dos EUA. Poderíamos ter conversado antes. Agora já não é mais possível”. Nesta quarta-feira (22), o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, se reuniu com especialistas […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REUTERS/Maxim Shemetov

Sputnik – Vice-chanceler russo Sergei Ryabkov não nutre ilusões quanto ao futuro das negociações nucleares entre EUA e Rússia durante encontro com especialistas em Moscou: “Não, caros colegas dos EUA. Poderíamos ter conversado antes. Agora já não é mais possível”.

Nesta quarta-feira (22), o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, se reuniu com especialistas do Clube Valdai de Discussões Internacionais para debater o futuro da segurança internacional após a suspensão da Rússia do acordo Novo START.

“As ações destrutivas e hostis dos EUA fizeram a decisão da Rússia de suspender sua participação no acordo Novo START necessária e praticamente inevitável”, disse Ryabkov. “Esse é um resultado lógico da crescente degradação das relações entre EUA e Rússia, por culpa de Washington.”

O acordo Novo START regula o número de mísseis balísticos intercontinentais nucleares que Washington e Moscou podem manter em seus arsenais, através de inspeções mútuas e troca de informações entre as partes.

Após a retirada unilateral dos EUA do Tratado sobre Mísseis Antibalísticos (Tratado ABM) e Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (Acordo INF), o Novo START era o último mecanismo que estabelecia limitações aos arsenais de Moscou e Washington. Em 21 de fevereiro, o presidente russo Vladimir Putin anunciou a suspensão da participação russa do acordo Novo START.

Para o vice-chanceler Ryabkov, o objetivo norte-americano de “escalar de forma irresponsável” o conflito na Ucrânia levou a mudanças fundamentais na realidade internacional, que impactaram a permanência da Rússia no acordo.

“O acordo foi suspenso em função das mudanças fundamentais das circunstâncias internacionais em relação àquelas do momento da assinatura do acordo. Isso não é uma figura de linguagem, mas uma referência às leis internacionais, mais especificamente à Convenção de Viena dos Direitos dos Tratados de 1969”, notou o ministro.

Países não nucleares

Neste quadro de falta de diálogo nuclear entre Washington e Moscou, a Sputnik Brasil perguntou ao vice-chanceler russo qual o papel que países não nuclearmente armados, como o Brasil, poderiam exercer para garantir a segurança mundial. Afinal, países não nuclearmente armados também sofreriam as consequências de um eventual conflito nuclear.

“Eu não vou entrar no debate sobre qual o risco de um conflito nuclear atualmente, mas posso dizer que ele é maior do que em qualquer momento das últimas décadas”, disse Ryabkov à Sputnik Brasil.

Ele lembrou que nesta terça-feira (21), durante visita de estado do presidente chinês Xi Jinping à Rússia, as partes assinaram declarações que reafirmam o postulado de que “o uso de armas nucleares é inaceitável e não existem vencedores em uma guerra nuclear”.

“Quero dizer que a Rússia mantém sua adesão às posições-chaves, doutrinárias e políticas, em favor da manutenção da segurança mundial e livre da ameaça nuclear”, disse Rybakov à Sputnik Brasil.

No entanto, o vice-chanceler acredita que países que não possuem armas nucleares e não tem “a tendência a concordar com Washington sobre quaisquer assuntos” poderiam exercer papel mais firme na defesa da segurança mundial.

“Países não nuclearmente armados, principalmente aqueles que não estão nos grupos liderados pelos EUA […] poderiam declarar de forma mais incisiva as suas posições sobre a irrazoabilidade e desconexão com a realidade das políticas conduzidas pelas capitais ocidentais, inclusive por Washington.”

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Galinzé

23/03/2023 - 12h53

Os Estados Unidos elegeram um pé de abobora falante com problemas de sonolencia aguda e a Russia nao perdeu a chance…

EdsonLuíz.

23/03/2023 - 10h25

Dá nojo de ler as declarações-disfarces destes tiranos russos.

EdsonLuíz.

23/03/2023 - 10h22

Cadeia para Putin!
Cadeia para Lavrov!

O mundo precisa ser limpo desses caras!

EdsonLuíz.

23/03/2023 - 10h21

Esses caras vão ficar fazendo essa chantagem gravíssima contra o mundo e seus cúmplices, mesmo assim, vão manter a cumplicidade?

Precisa avisar?
A chantagem deles, fora todos os abusos, é de usar a bomba nuclear. Mas um desses tiranos russos ou qualquer um de seus cúmplices apoiadores, só de abrir a boca o fedor já faz mal ao mundo!
▪Como sai pela bocas dess@s caras a podridão de suas mentes!


Leia mais

Recentes

Recentes