Menu

Justiça em ação: Moraes vota para tornar réus 131 acusados dos atos golpistas

O sexto conjunto de julgamentos dos acusados de participação nos atos antidemocráticos em 8 de janeiro teve início pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Alexandre de Moraes, o relator das denúncias, manifestou seu voto favorável ao recebimento das 131 denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os responsáveis e incitadores dos atos golpistas. […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Joedson Alves/Agência Brasil

O sexto conjunto de julgamentos dos acusados de participação nos atos antidemocráticos em 8 de janeiro teve início pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Alexandre de Moraes, o relator das denúncias, manifestou seu voto favorável ao recebimento das 131 denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os responsáveis e incitadores dos atos golpistas.

No total, 1.045 envolvidos já se tornaram réus, declarados culpados pelo STF. A Procuradoria-Geral da República apresentou ao STF indícios de crimes relacionados a um total de 1.390 investigados.

Agora, a nova leva está sendo analisada pelo plenário virtual do Supremo. Nesse formato de deliberação, os ministros depositam seus votos na página eletrônica do tribunal, dispensando a necessidade de sessões presenciais ou por videoconferência.

Os ministros realizam uma avaliação individualizada de cada caso, analisando a situação dos acusados de forma específica. Caso as denúncias sejam aceitas, os acusados tornam-se réus em ações penais perante a Corte, em que terão a oportunidade de apresentar suas defesas e provas ao longo do processo.

O STF espera que as denúncias sejam julgadas até o início de junho. Porém, vale ressaltar que ainda são possíveis abrir recursos contra as ações penais. Somente após essa etapa é que elas são efetivamente instauradas, e os acusados passam a ser oficialmente considerados réus no processo.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes