Menu

Rússia impõe restrições às exportações de gasolina e diesel

TASS – A Rússia introduziu restrições à exportação de gasolina e diesel a partir de 21 de setembro, informou na quinta-feira o serviço de imprensa do governo. De acordo com o decreto governamental nesse sentido, as restrições são temporárias e iniciam-se no dia 21 de setembro “a partir da data da sua publicação oficial”, mas […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Wang Jianwei/Xinhua via AP

TASS – A Rússia introduziu restrições à exportação de gasolina e diesel a partir de 21 de setembro, informou na quinta-feira o serviço de imprensa do governo.

De acordo com o decreto governamental nesse sentido, as restrições são temporárias e iniciam-se no dia 21 de setembro “a partir da data da sua publicação oficial”, mas o documento não especifica o prazo de validade das restrições.

“O governo russo decide estabelecer, a partir da data de entrada em vigor desta resolução, uma proibição temporária da exportação de gasolina comercial <…> e combustível diesel <…>, da Federação Russa, incluindo compras feitas através de negociação em bolsa,” diz o documento.

Sobre exceções

A proibição aplica-se principalmente à gasolina e ao gasóleo, mas o governo introduziu uma série de excepções. Em particular, as restrições não se aplicam aos fornecimentos da Rússia à EAEU como parte de saldos indicativos ou protocolos ao abrigo de acordos intergovernamentais, exportação de combustível ao abrigo de acordos intergovernamentais ou como parte da assistência humanitária por decisão governamental, trânsito de combustível, fornecimentos às forças armadas da Rússia fora o país, bem como combustível para apoiar as atividades de Baikonur e Spitsbergen.

As restrições não se aplicam ao transporte de combustíveis por particulares para uso pessoal, gasolina e gasóleo em contentores de armazenamento para utilização rodoviária, entregas para a Ossétia do Sul e Abcásia, bem como combustíveis já sujeitos a procedimentos aduaneiros.

As restrições à exportação de gasolina e diesel ajudarão a conter as exportações “cinzentas”, saturarão o mercado interno e também poderão levar a uma redução adicional nos preços, disse um funcionário do Ministério da Energia aos repórteres na quinta-feira. O ministério ressaltou ainda que as restrições são temporárias.

Situação com os preços dos combustíveis

Nos últimos meses, a gasolina e o óleo diesel têm sido negociados em níveis recordes, mas começaram a cair esta semana. Na semana passada, uma fonte disse à TASS que o governo russo está a considerar duas opções para estabilizar os preços dos combustíveis: uma proibição total da exportação de produtos petrolíferos durante um determinado período para saturar o mercado, bem como aumentar o imposto de exportação para 250 dólares por tonelada sobre produtos petrolíferos. O primeiro vice-ministro da Energia, Pavel Sorokin, disse que uma taxa protetora sobre as exportações de combustíveis da Rússia estava sendo considerada como uma medida potencial para estabilizar o mercado, mas a forma de compensar as refinarias ainda não estava resolvida.

Anteriormente, o vice-primeiro-ministro Alexander Novak atribuiu o aumento dos preços grossistas dos combustíveis ao aumento dos preços dos produtos petrolíferos nos mercados globais, bem como à desvalorização do rublo face ao dólar.

Na quinta-feira, os preços das ações da gasolina na Rússia diminuíram 4-5,7% e os preços do óleo diesel caíram mais de 2%.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes