Menu

O ex-presidente das Filipinas Duterte alerta Manila para voltar atrás no caminho prejudicial e resolver disputas por meio do diálogo

‘Os EUA não morrerão por nós’ Olhando para trás, para a irmandade entre a China e as Filipinas que o ex-presidente filipino Rodrigo Duterte destacou durante as suas visitas à China enquanto estava no cargo, muitos chineses lembram-se com carinho da atmosfera amigável entre os dois países durante a sua presidência e apreciam a independência […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Zou Zhidong/Global Times

‘Os EUA não morrerão por nós’

Olhando para trás, para a irmandade entre a China e as Filipinas que o ex-presidente filipino Rodrigo Duterte destacou durante as suas visitas à China enquanto estava no cargo, muitos chineses lembram-se com carinho da atmosfera amigável entre os dois países durante a sua presidência e apreciam a independência estrangeira política que o ex-líder seguiu.

Quando o Global Times visitou recentemente as Filipinas, muitos habitantes locais elogiaram Duterte pelas melhorias significativas que fez na segurança social, no bem-estar público e na economia. Em aplicativos de mídia social locais nas Filipinas, também é possível ver muitas pessoas compartilhando vídeos da vida de Duterte após a aposentadoria.

Recentemente, os repórteres do Global Times Hu Yuwei, Fan Wei e Zou Zhidong visitaram e falaram exclusivamente com Duterte em Davao, nas Filipinas, onde apelou repetidamente a um diálogo racional e amigável com a China sobre as atuais intensas relações bilaterais.

Ele expressou tristeza pelas disputas no Mar da China Meridional e pelas políticas adotadas pela atual administração em relação à China. Ele alertou que os EUA estão tentando provocar uma guerra entre a China e as Filipinas e advertiu que os EUA não arriscarão vidas americanas pelos filipinos. Ele espera que as Filipinas possam voltar atrás no seu caminho prejudicial e resolver os problemas através do diálogo e da negociação.

GT: Com base nas atuais relações China-Filipinas, que tipo de mensagem você gostaria de transmitir ao povo das Filipinas e da China?

Duterte: Em primeiro lugar, gostaria de expressar o meu profundo apreço à China e ao Global Times por terem vindo aqui para nos entrevistar e falar sobre as relações entre a China e as Filipinas. Deveríamos lidar com a confusão geopolítica em que nos encontramos. Para que a China pudesse ter uma visão clara, pelo menos em torno do antigo presidente, do que gostaríamos que acontecesse entre as Filipinas e a China.

Quando fui eleito presidente (em 2016), tentei elaborar uma política externa independente, não realmente contra a América. Não tenho nenhuma disputa com a América. Mas o problema era que a nossa política externa se encaixava na deles e não era tão boa com a China. Então comecei com uma política externa neutra. Anunciei ao mundo que não tinha amigos nem inimigos para lutar. Eu só quero ser neutro. E não tive de me curvar à política externa de ninguém, especialmente dos americanos. Sei que as administrações anteriores sempre favoreceram os americanos em tudo. Quaisquer que sejam os acontecimentos, quaisquer que sejam os problemas do Sudeste Asiático ou do mundo, aliás, parece que a China aqui na Ásia está fazendo tudo o que é possível para encorajar que nos reunamos como bons vizinhos, especialmente quando o Presidente Xi Jinping propôs o Cinturão e Iniciativa Rodoviária (BRI). A intenção era realmente galvanizar as relações entre os países asiáticos.

Mas a América, do ponto de vista da política externa, parece ser muito hostil. Portanto, se ficarmos com a América, se nos identificarmos com a América, tudo ficará confuso nas nossas relações com a China e com o resto dos países da ASEAN.

A maioria dos países da ASEAN seguiu uma política externa muito neutra e independente. Eu teria desejado isso. Se eu tivesse ouvido os conselheiros do governo, não poderia ter melhorado as relações entre as Filipinas e a China. É por isso que lentamente me afastei e, pelo menos na política externa, anunciei à China que não somos inimigos, que nunca fomos e nunca seremos durante a nossa vida.

Agora, a BRI pretendia atrair a cooperação entre os estados membros da ASEAN e a China. A América estava muito cautelosa com isso, muito desconfiada, e por isso nos chamaram para não aderirmos, pois era uma “isca para nós”. Não há nada de errado com a cooperação econômica. Então deixei claro que era mais um amigo.

Devo reiterar que não tenho nenhuma disputa com a América. Eu simplesmente não gosto do comportamento deles. O seu comportamento deve-se ao fato de, num momento ou noutro, terem sido imperialistas. Depois da Espanha, também ocuparam o meu país. E mesmo que digam que foi bom para as Filipinas que eles tenham vindo e nos educado, isso é um disparate.

Poderíamos ter desenvolvido por conta própria. Não precisamos de ninguém. Nem precisamos da China. Poderíamos ter desenvolvido as Filipinas sozinhos, sem qualquer interferência de ninguém.

Agora, em termos de geopolítica e comércio, temos relações comerciais robustas com a China. Antes de ir para Pequim, o durião e as mangas não eram aceitáveis ​​para a China. Depois de visitar a China e conversar com o presidente, pedindo humildemente [ao governo chinês] que considerasse a situação da minha nação, para que ganhássemos dinheiro pelo menos através das nossas exportações, porque somos um país agrícola. Quando voltei para casa, a China abriu a porta.

Então fiquei muito agradecido pelo gesto fraterno, quase tive vontade de chorar. Isso foi realmente muito gentil conosco, filipinos.

Agora, mesmo no comércio bilateral, a China está perto, a América está longe. Temos algumas relações comerciais com a América, mas não são boas para o dia-a-dia, como a alimentação. Não creio que tenhamos relações comerciais realmente boas com a América. Talvez sejam gentis, não me importo em saber, porque não estou interessado.

Agora as nossas relações bilaterais [com os EUA] centram-se no comércio e talvez na defesa. Estamos conversando sobre isso. Existem problemas com a ilha de Taiwan. Não mexemos em Taiwan. Taiwan é uma província da China, pelo que entendemos.

Aqui no Mar Ocidental das Filipinas (Mar da China Meridional), quando eu era presidente, não havia brigas. Podemos voltar à normalidade. Espero que possamos acabar com a confusão ali, porque são os americanos que pressionam o governo filipino a ir lá e encontrar uma disputa e, eventualmente, talvez iniciar uma guerra.

Portanto, tenho muita certeza disso – a América está dando instruções ao governo filipino para “não ter medo, porque nós o apoiaremos”.

Mas não creio que a América morra por nós. E, no entanto, a América tem agora muitas bases nas Filipinas; opus-me a isso quando os EUA quiseram construir uma base militar nas Filipinas. Então, com o consentimento do Presidente da República das Filipinas, eles têm muitas bases.

Sinto muito pelo meu país. Não sou mais o presidente. Mas se houver uma maneira de reverter a situação, poderemos encontrar uma maneira em algum lugar. E se Deus permitisse, talvez eu pudesse reverter a situação. Eu removeria as bases.

E eu diria aos americanos, vocês têm tantos navios, então não precisam da minha ilha como plataforma de lançamento ou plataforma de lançamento para vocês.

GT: Quais são os seus sentimentos sobre a mudança da política diplomática amigável em relação à China que você sempre seguiu e a paz que criou no Mar da China Meridional?

Duterte: Estou muito triste. E espero que possamos trazê-lo de volta. Com a situação atual, tem que haver um plano.

GT: O atual governo filipino adotou uma posição mais dura sobre a questão do Mar da China Meridional, incluindo a aprovação da Lei das Zonas Marítimas pelo Senado, e tentou empurrar mais pescadores para águas disputadas, o que é visto como não propício ao diálogo e à paz. Qual é o seu comentário?

Duterte: Não foi possível conversar desde que a atual administração tomou posse. Talvez uma solução seja falar com o governo chinês. Podemos falar sobre aliviar um pouco. E direi às pessoas que este é o protocolo que a China também deseja e que é bom.

Durante o meu mandato, a China permitiu a pesca [dos pescadores filipinos] e ninguém os incomodava.

Então, se quisermos uma mudança de médio prazo, uma mudança radical, teremos dificuldades. Você pode começar a conversar com outras pessoas, não necessariamente comigo, mas com outras pessoas. Mas sou o único que está visível neste momento porque não tenho medo da situação.

GT: Durante a sua visita à China em outubro de 2016, vimos uma grande melhoria nas relações China-Filipinas, e o lado chinês tomou as medidas adequadas em relação às suas preocupações. Você se lembra de como o consenso foi alcançado naquela época?

Duterte: O lado chinês permitiu que fôssemos pescar lá. Nós não discutimos com isso. Não pedimos nenhuma solução para esta questão agora. Nós apenas deixamos assim enquanto não houver [conflitos] militares.

Foi um arranjo muito bom. Todo mundo estava feliz. E se a China também deveria ir lá e pescar, então vá lá e pesque. Se a captura já for suficiente, eles podem voltar para casa.

A cidade de Davao, Filipinas | VCG

GT: O atual governo filipino reforçou os seus laços militares com os EUA, abrindo novas bases militares nas Filipinas, e também tem havido algumas vozes mudando economicamente em direção aos EUA. Como você vê o “aprofundamento” das relações EUA-Filipinas?

Duterte: É muito difícil compreender as Filipinas se distanciando um pouco e permanecendo neutras. Isso não pode acontecer até o final do atual mandato. Teremos apenas que esperar. Mas entretanto, devemos educar o povo filipino e posso sempre voltar à minha vida pública.

Estou aposentado, mas suponho que ainda posso me levantar e convocar uma entrevista coletiva e expressar minhas opiniões e sentimentos.

Temos relações bilaterais com a América, mas se a sua política externa é distorcida ou favorece um país e é por vezes hostil porque está com a América, então está tudo errado. Esse é o problema.

Em termos da questão de Taiwan, eu disse que é uma província da China. Houve uma revolução (Guerra de Libertação do Povo Chinês) na China entre o presidente Mao Tsé-Tung do Partido Comunista da China e o Kuomintang. Eles (Kuomintang) retiraram-se para uma ilha, que faz parte da China. E alguns em Taiwan querem ser independentes e os EUA apoiam-nos, apesar de saberem que é ilegal porque Taiwan faz parte do território da China. Esse é o problema.

Assim, incluindo o Mar Ocidental das Filipinas (Mar do Sul da China) e a ilha de Taiwan, e pedindo bases, uma política externa que não é cuidada pelo governo, permitindo-se ser anexada a outro país, está realmente em guerra a cada dia.

Em termos de princípio, há uma disputa porque há os EUA dizendo a todos: “Tudo bem, vocês lutam. Não tenham medo porque estamos aqui.” É antagônico e hostil.

Vista da cidade de Nanning, Região Autônoma Zhuang de Guangxi, no sul da China. Nanning é uma cidade chinesa irmã de Davao. | VCG

GT: Como você acha que a China e as Filipinas podem retornar à mesa do diálogo e das negociações sobre a questão do Mar do Sul da China?

Duterte: Virá depois do Marcos. Teremos apenas que esperar. Você não pode falar com ele porque serão os americanos que lhe dirão o que ele deveria dizer a você. Portanto, é para sempre um ciclo de incongruência.

Por último, diria que não somos inimigos.

Lembre-se disso. Não temos nenhuma disputa com a China. Sabemos que, se isso acontecesse, seria por causa dos americanos. Portanto, temos que aceitá-lo porque o nosso governo admitiu que permitiu.

Mas sempre seremos amigos. Posso assegurar-vos.

Talvez possamos procurar formas de convencer os líderes políticos de que este presidente está nos arrastando numa situação que pode prejudicar as relações entre a China e as Filipinas.

GT: As pessoas lhe deram várias etiquetas relacionadas ao seu estilo de governo. Por exemplo, entre os seus oponentes políticos, há uma voz que acredita que você é demasiado amigável com a China na questão do Mar do Sul da China. No entanto, muitos chineses elogiam as ações fortes e poderosas que tomou para lidar com as drogas e o terrorismo, bem como a sua abordagem de política externa independente, apesar da pressão dos EUA, e referem-se frequentemente a você como um homem de vontade de ferro ou um líder forte. O que você acha de todas essas tags?

Duterte: Em primeiro lugar, deixe-me explicar. Em matéria de política externa, e mesmo em matéria de governo, é uma questão de princípio.

O princípio é que vejo as coisas da perspectiva correta.

Isto é, se seria ou não bom para o meu país permanecer neutro e não desenvolver atividades invasivas.

A segunda está na governança. Sou linha-dura, especialmente em relação às drogas, à criminalidade e a todas as facetas da governança. Mas tento ser amigável com todos. E não é uma amizade fingida com a China.

Eu realmente amo mais a China do que os americanos, simplesmente porque não acredito no hábito deles, e no hábito de dizer coisas e fazer o que estão fazendo agora. É uma pena que o programa BRI tenha sido abrandado [nas Filipinas], talvez por causa da economia. Mas ainda espero que a China se torne mais poderosa.

Sonho com a China e as Filipinas trabalhando juntas; de melhores intercâmbios interpessoais. A maioria dos filipinos é pró-americana por causa do sistema educacional. Sonho que os filipinos também ganhem novos pontos de vista. Há uma escola em Fujian com o nome da minha mãe; um intercâmbio de povos traz melhores comércios e melhores relações bilaterais.

Publicado originalmente pelo Global Times em 12/04/2024

Por Hu Yuwei, Fan Wei e Zou Zhidong

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes