Menu

“Humanidade está no fio da navalha”: o alerta desesperado do secretário-geral da ONU sobre risco de guerra nuclear

A seguir, o texto da mensagem em vídeo do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, para a conferência anual da Arms Control Association, em Washington, D.C., hoje: Caros amigos, por mais de 50 anos, a Arms Control Association reuniu especialistas e líderes em torno de um tema de monumental importância: acabar com a loucura das armas […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
António Guterres, secretário geral da ONU. Foto da ONU / Jean-Marc FerréUN Photo / Jean-Marc Ferré

A seguir, o texto da mensagem em vídeo do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, para a conferência anual da Arms Control Association, em Washington, D.C., hoje:

Caros amigos, por mais de 50 anos, a Arms Control Association reuniu especialistas e líderes em torno de um tema de monumental importância: acabar com a loucura das armas nucleares.

Seu tema está correto. Precisamos recuar do precipício nuclear. A humanidade está no fio da navalha. O risco de uma arma nuclear ser usada atingiu alturas não vistas desde a Guerra Fria. Os Estados estão engajados em uma corrida armamentista qualitativa.

Tecnologias como a inteligência artificial (IA) estão multiplicando o perigo. A chantagem nuclear reapareceu, com alguns ameaçando irresponsavelmente uma catástrofe nuclear. Enquanto isso, o regime projetado para prevenir o uso, teste e proliferação de armas nucleares está enfraquecendo.

Caros amigos, precisamos de desarmamento agora. Esta foi a mensagem central da minha Agenda de Desarmamento, lançada em 2018.

O desarmamento e a prevenção de conflitos também estão no coração da Nova Agenda para a Paz para reformar a arquitetura global de paz e segurança. Precisamos que todos os países se esforcem.

Mas os Estados com armas nucleares devem liderar o caminho. Eles devem retomar o diálogo, comprometer-se a prevenir qualquer uso de arma nuclear e concordar que nenhum será o primeiro a lançar uma. Eles devem reafirmar moratórias sobre testes nucleares. E devem acelerar a implementação dos compromissos de desarmamento assumidos no âmbito do Tratado de Não Proliferação.

Todas as partes desse Tratado devem começar a colaborar agora para garantir o consenso na Conferência de Revisão em 2026. Também insto os Estados Unidos e a Federação Russa a voltarem à mesa de negociações, implementar plenamente o Tratado New START e concordar com seu sucessor.

Até que essas armas sejam eliminadas, todos os países devem concordar que qualquer decisão sobre o uso nuclear seja feita por humanos, não por máquinas ou algoritmos.

Finalmente, a retórica nuclear deve cessar.

As Nações Unidas têm orgulho de estar ao lado de grupos como a Arms Control Association nesses esforços importantes.

Vamos continuar trabalhando para alcançar o mundo seguro e pacífico que todos os países desejam.

No portal da ONU.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Artur

10/06/2024 - 17h43

Realmente estamos vivendo temos de muita tensão geopolítica infelizmente!! interesses de grandes potências estão em colisão e a Europa vira um barril de polvora novamente pela terceira vez só em grandes guerras mundiais.


Leia mais

Recentes

Recentes