Menu

Por que a economia no Brasil não cresce? A OCDE tem a resposta, e Temer está fazendo tudo errado

Debate sobre a economia brasileira, pautado pela grande imprensa,  está em desencontro com as orientações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Segundo entidade,  para o Brasil crescer será preciso o Estado gastar mais. Políticas de austeridade e cortes de gastos aprofundam crise econômica. No Blog do Vagner Freitas OCDE volta atrás e […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Debate sobre a economia brasileira, pautado pela grande imprensa,  está em desencontro com as orientações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Segundo entidade,  para o Brasil crescer será preciso o Estado gastar mais. Políticas de austeridade e cortes de gastos aprofundam crise econômica.

No Blog do Vagner Freitas

OCDE volta atrás e alerta: para retomar o crescimento econômico é preciso gastar mais

No Brasil, os golpistas estão fazendo o contrário. Aqui só se fala em corte e congelamento de gastos

A OCDE abandonou de vez o receituário neoliberal de austeridade fiscal, corte de investimentos e diminuição do papel do Estado. A entidade alerta: para sair da armadilha de baixo crescimento que a economia mundial vive desde a crise de 2008, é preciso aumentar fortemente os gastos e as dívidas, como mostra a matéria do Independent.

Quando explodiu a crise mundial, Lula aumentou os investimentos em obras de infraestrutura (PAC) e os gastos sociais, principalmente em educação, saúde, gerando emprego e renda. Tivemos 13 anos de crescimento com inclusão social, enquanto a Europa e EUA mantinham sua política de austeridade, que gerou desemprego e pobreza.

Agora, enquanto a OCDE reconhece o erro brutal e recomenda o contrário do que disse em 2008, os golpistas brasileiros querem fazer o inverso do que Lula fez e do que a entidade alerta ser a solução. A proposta de Temer e sua equipe econômica, liderada pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para sair da recessão é congelar os gastos e investimentos sociais por 20 anos com a PEC 241/55. Eles alegam que isso vai fazer a economia voltar a crescer.

O Brasil está indo na contramão do mundo no enfrentamento da crise e os resultados estão sendo desastrosos: o desemprego está explodindo e a economia não dá sinais de retomada, pelo contrário o PIB despenca cada vez mais.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marcelo

05/02/2017 - 16h15

Interessante.

Boeotorum Brasiliensis

03/12/2016 - 10h42

Ontem eu postei um comentário com um link para a OCDE, onde no outlook divulgado em novembro sobre o Brasil, a organização se posiciona a favor, e não contra, a política econômica do atual “des”governo. Logo, ou há outra fonte na OCDE que contraria o texto divulgado no outlook nov/16 ou a matéria acima está errada. Estranhamente o comentário não foi publicado. Manipulação de informação, erro na postagem ou demora na análise pelo moderador? Não sei, mas, neste País,, onde a imprensa, com raras exceções, não “vale o feijão que come” fica sempre a desconfiança sobre os motivos que a movem em todas as circunstâncias..

Sangre di Coxa Conta Mina

03/12/2016 - 00h02

E vai piorar. A classe média sente no bolso a cagada golpista. Acreditar que PMDB ”cortaria na carne” é atestado de trouxa. Deram aumentos prá quem já estoura o teto. Bem feito que piore. Quanto pior melhor para conseguirmos Reforma Política, Judiciária e de Meios.

Boeotorum Brasiliensis

02/12/2016 - 20h39

Eu, idiota como sou, beócio por natureza, fico mais perdido do que já sou. O que eu li acima bate de frente com o que eu acho que li em http://www.oecd.org/eco/outlook/brazil-economic-forecast-summary.htm.
Lá, a OCDE, diz que o Brazil está emergindo da crise. Apesar do desemprego que ainda vai levar um tempinho para diminuir, a inflação está indo para o centro da meta e, acrescenta, que após anos de gastança, torrando mais do que tinha e aumentando a divida, um novo regime fiscal vai, arrochando a plebe como se deve fazer, colocar as coisas no lugar e o investimento e o crescimento certamente virão logo atrás.
Pode ser um erro de interpretação dada minha conhecida limitação intelectual ou, talvez, por estar em inglês – e como beócio mal sabe ler português – pode ser problema na tradução. Mas, por via das dúvidas, confiram.


Leia mais

Recentes

Recentes