Menu

A conveniente teoria de conspiração de Miriam Leitão

  Concordo inteiramente com Paulo Moreira Leite nesse artigo. Também sou solidário com Miriam Leitão e Sardemberg no episódio da Wikipédia. Porém, acho que eles – e a Globo – foram infinitamente mais irresponsáveis do que a pessoa que usou uma rede pública para alterar o wikipédia de jornalistas. Eles usaram uma concessão pública para […]

24 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

maringoni


 

Concordo inteiramente com Paulo Moreira Leite nesse artigo. Também sou solidário com Miriam Leitão e Sardemberg no episódio da Wikipédia.

Porém, acho que eles – e a Globo – foram infinitamente mais irresponsáveis do que a pessoa que usou uma rede pública para alterar o wikipédia de jornalistas.

Eles usaram uma concessão pública para fazer ataques levianos, totalmente desprovidos de provas, ao governo, inventando conspirações “bolivarianas” sem nenhum nexo.

Se o governo estivesse interessado em “atacar” jornalistas, o que não é verdade, e a história mostra isso, não seria usando o IP aberto de uma rede pública para acrescentar o termo “\o/” num verbete da Miriam Leitão (sim, até isso foi escandalizado).

Miriam, ninguém pretende silenciar a imprensa. A luta do setor progressista é acabar com o monopólio, que prejudica sobretudo o exercício do jornalismo, cada vez mais dependente e vulnerável ao capricho de poucas empresas de mídia. Empresas essas que são, historicamente, comprometidas com violências e fraudes contra a democracia.

Quer dizer, na verdade eles não foram exatamente irresponsáveis, e sim oportunistas. Deixaram-se usar como fantoches dos interesses corporativos da Globo, e aproveitaram o escândalo para se promover como instrumentos úteis para o desgaste de Dilma Rousseff.

Não só de Dilma, aliás. O escândalo serve para avivar a mentira de que há planos para “controlar a imprensa”. Uma mentira extremamente útil para silenciar qualquer debate sobre a democratização da mídia, que não pretende silenciar críticas ao governo e sim ampliá-las. Criticar um governo é um poder que a Globo quer apenas para si, porque lhe dá uma capacidade de barganha que vale muito dinheiro.

O artigo de Paulo pode ser lido aqui.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

marco

12/08/2014 - 21h41

Ja postei mas não publicizaram!Vou repetir.Se alguém souber me dizer;a progenitora de URUBÓLOGA se chama de Urubua ou Uruboa!A da outra,todos sabemos!

Vitor Caponi

12/08/2014 - 13h52

é… o pior cego é o que não quer ver, assim é que se cercam porcos

Sidnei Brito

12/08/2014 - 08h14

Falam de “mudança de perfil” como se a wikipédia fosse o facebook, por exemplo.
Isso sim seria criminoso: alguém entrar no facebook da miriam leitão e colocar coisas sobre ela de que ela não gostasse.
Já na wikipedia, por ser colaborativa, alguém põe algo que se pode chamar de crítica, logo vem um puxa-saco e altera com um elogio.
O “perfil” não é propriedade da pessoa do verbete.
A própria Miriam pode, em querendo, alterar seu verbete naquela enciclopédia. Só lhe daria algum trabalho de ficar monitorando o que está sendo alimentado por lá e ficar corrigindo.
Como vemos, a bolinha de papel vai ficar pra trás…

henrique de oliveira

11/08/2014 - 09h50

Meu Deus a que ponto chegaram esses coxinhas Mirian Leião e o outro cara não são nada, não dão uma dentro e ficam querendo se fazer de vitimas .
Já foi já era , vão ter que se morder mais 12 anos , que se conformem com isso ou se mandam do BRASIL.

Francisco Duarte

11/08/2014 - 10h41

Manipularam a biografia da Leitoa e do Sarnaberg na Wikipedia: escreveram que ela é bonita e ele, honrado.

Rodrigo Toledo

11/08/2014 - 03h03

Miriam leitao é desconhecida? rsrs…

    Gilmar Antunes

    11/08/2014 - 12h55

    Não! Ela não é desconhecida, ela conhecidíssima por suas análises ralas, equivocadas e confusas, isto sim.

Ivan da Costa

11/08/2014 - 01h29

A globo sempre esta presente quando ve possibilidade de apresentar mais uma novela, alem das 6 que ja apresenta!

Nadya Ramalho

11/08/2014 - 00h59

O Miguel lava minha alma. Obrigada.

Cássio Murilo Monteiro

11/08/2014 - 00h00

O caso ocorreu um ano e meio atrás, e só agora a Globo revolveu divulgar? Será que guardaram a “denúncia” pra mostrar na época da eleição?

    Yule Cristina

    10/08/2014 - 22h50

    Isso foi encomendado pela Globo, se as manifestações não conseguissem derrubar a DILMA, esperariam pelo fracasso da copa, como a copa foi um sucesso, lançou mão do besteirol criado por eles mesmo, só o desespero justifica toda essa imbecilidade.

Geuesle Gomes da Mata

10/08/2014 - 23h28

Pode ser um coxinha q foi la e usou a rede, só pr desviar o foco do Aecioporto e mensalão

José Silva

10/08/2014 - 23h22

discordo do autor, miriam leitao e sardenberg não merecem solidariedade p$@ nenhuma, porque não são jornalistas, são jagunços do PIG que diariamente mentem e distorcem os fatos a mando de seu patrão, além disso, devem estar até contentes, ganharam seus 15 minutos de fama (porque apesar de trabalharem na globo são praticamente desconhecidos do grande público)
agora, o que eu quero saber é dos AECIOPORTOS, do HELIPÓPTERO, do PRIMO QUEDO, dos 4 BILHÕES QUE VIRARAM PÓ nas mãos do aecim, e do DARF DA GLOBO…
ps. por que será que aecim ainda não registrou candidatura no TSE ?

    Yule Cristina

    10/08/2014 - 22h52

    Seria engraçado se essa candidatura virasse pó.

Joao Felipe Martins

10/08/2014 - 22h46

Toma…

O Cafezinho

10/08/2014 - 21h50

Daniel R. C. Worthington que autor? eu ou o Paulo? Que visão partidarista (o termo nem existe, mas tudo bem)? a charge é só uma ilustração, Que fatos? Que redes públicas de governos e estatais do PSDB também foram usadas para alterar páginas do wikipédia? Ou você acha que eu deveria me indignar porquealguém acrescentou o termo “O/” ao verbete de Miriam Você sabia que qq um, a qq hora, pode mudar um verbete de qq pessoa? Não é preciso usar a wifi do Palácio para isso. Se algum servidor usou, é apenas um imbecil, que deveria ser demitido, não é nenhum sinal de “ditadura” .

Daniel R. C. Worthington

10/08/2014 - 20h44

Discordo do autor. Apresenta visão partidarista e ignora os fatos. Até a charge é tosca, se levada ao contexto da publicação.

Neuza Palaro

10/08/2014 - 20h37

Bini Paulo Bini

10/08/2014 - 20h35

Miriam….. Leitão.

Rafa Bruza Wacked

10/08/2014 - 20h34

Acho que já podemos esquecer esse assunto e voltar a nos importar com as coisas sérias desse país. Vcs fazem muito bem o trabalho da contra-informação, então entendo que mantenham o assunto em pauta enquanto a Globo continuar com chilique. Mas também acho que é um tema tão ridículo que nem merece maiores atenções.

Conhecemos bem a Globo e sabemos por que ela da tanto espaço pra esse tema. Mas já ta na hora de esquecer tudo isso. Ainda tem muita gente morrendo de fome no mundo, e nós preocupados com uma informação do Wikipedia?? Logo do Wikipedia???? Onde vai parar nosso jornalismo?

    Yule Cristina

    10/08/2014 - 22h54

    No aterro sanitário, onde já deveria estar há muito tempo.

Jorge Carvalho

10/08/2014 - 20h24

Com esse ESTARDALHAÇO da alteração da biografia dos dois jornalistas da Globo, que aconteceu em meados do ano passado, percebe-se que estar ficando cada vez mais difícil para o PIG produz mídia negativa em desfavor do Governo Dilma e sua reeleição… Imaginava-se que o PiG tivesse bala, ou melhor, canhões na agulha para derrubar a Dilma até o dia 19, próximo, quando começa a propaganda no rádio e TV… Esses traquinhos sem estampidos que meninos soltam entre os dedos não fazem nem cócegas… KKKKK…

Carlos Curioso

10/08/2014 - 20h10

AJUDAMOS EM 64 E VAMOS DAR O GOLPE EM 2014

    Álvaro

    10/08/2014 - 18h43

    Uaaau, que meda!!


Leia mais

Recentes

Recentes