Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Os titios de Aécio, a irmã escrava e o tráfico de drogas

Por Miguel do Rosário

16 de outubro de 2014 : 14h00

aeciofamilia


 

 

Hoje recebi a seguinte mensagem, de uma amiga, cujo nome declino. Ao final, respondo.

*

Miguel,

Algumas considerações sobre a matéria que saiu hoje no Globo, 16/10, na página 7 do jornal impresso com o título “Irmã de Aécio prestou serviço voluntário ao governo de Minas”:

Quer dizer que a Andrea Neves (irmã de Aécio e toda poderosa) trabalhou no governo mineiro e não ganhou nadica de nada?! A matéria diz que ela trabalhou no Servas e prestou um serviço voluntário.

Além disso, no final do primeiro parágrafo, há a seguinte informação:”A maioria dos parentes citados por Dilma não poderia ser sido enquadrada na Súmula 13 do STF, que proíbe a nomeação de parentes até o terceiro grau em cargo da administração direta e indireta”. Veja bem, a matéria fala “maioria”. Então quer dizer que a contratação de alguns parentes se enquadra na súmula, ou seja, Aécio então praticou nepotismo em seu governo. Não seria isso? Essa informação deveria estar bem no começo da matéria e a matéria deveria apurar melhor….Será que o título não poderia ser “Aécio praticou nepotismo no governo de Minas”?

No sexto parágrafo, outro pérola do “não jornalismo”: “Duas primas de terceiro grau de Aécio também trabalharam no Servas…..Não há informação se elas eram remuneradas ou não”. Então eu te pergunto: quer dizer que o repórter não conseguiu a informação? A apuração foi incompleta? Mas o repórter conseguiu apurar que a Andrea praticou “serviço voluntário” e não conseguiu saber se as duas primas receberam? Ou o repórter apurou e a informação ficou de fora por conveniência.

Esse é o jornalismo de conveniências….o nosso “não-jornalismo” de cada dia.

Enfim, espero que isso possa te ajudar.

Uma amiga

*

Pois é, amiga, se eu tivesse um blog de humor sensacionalista, poderia fazer um post com o seguinte título:

BOMBA! AÉCIO ESCRAVIZOU A IRMÃ POR 8 ANOS!

A matéria é uma piada pronta.

A repórter não ficou minimamente curiosa para saber como Andrea ganhou a vida durante todos os anos em que trabalhou como “voluntária” para o governo do irmão?

Quer dizer que ela trabalhou oito anos, na função mais estratégica do governo tucano de Minas, controlando as verbas para a comunicação, sem ganhar nada?

Conta outra!

A situação fica ainda mais ridícula se você pensar um pouco.

Nem Aécio nem a Globo parecem ter entendido a questão do nepotismo.

Não interessa se a irmã trabalhava de graça no governo.

A crítica principal que Dilma e nós fazemos a Aécio é a seguinte: essa é a sua visão de “meritocracia”? Entregar a gestão de áreas estratégias de um governo a irmãos, primos e tios?

Sobre a matéria em si, você tem razão. É um acinte à inteligência.

Vou repetir a frase que você destacou:

“A maioria dos parentes citados por Dilma não poderia ser sido enquadrada na Súmula 13 do STF, que proíbe a nomeação de parentes até o terceiro grau em cargo da administração direta e indireta”.

Como é que é?

“A maioria não se enquadra”? Então quer dizer que há uma “minoria” que se enquadra e está tudo bem?

Quer dizer que a própria Globo descobriu nepotismo no governo de Minas, um dos problemas mais graves no país, por ser o símbolo máximo do patrimonialismo, e vem falar que “a maioria” não se enquadra?

Então fale dos que se “enquadram”!

Quantos parentes, exatamente, Aécio empregou no governo?

Cadê o infográfico com o rosto de cada um deles?

A Globo fez imensos infográficos com as declarações sem prova do ladrão da Petrobrás, expondo um montão de gente, e não faz um gráfico para mostrar a parentalha do Aécio no governo dele?

Não é informação de bandido malandro e desesperado, é informação documentada!

A matéria, uma obra de arte do cinismo global, revela que vários parentes do Aécio estavam ou estão em situação ilegal.

Em alguns casos, eram empregados antes da lei do nepotismo, ou seja, era legal, mas imoral!

Quer dizer que os tucanos inventam que o PT aparelha, mas encher o governo de parente, botar a mulher do vice no TCU, aí está tudo bem?

O jornal cita um certo Tancredo Augusto Tolentino Neves, titio de Aécio, que ele nomeou diretor no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Ou seja, Aécio adora entregar chaves para os tios. Entregou a chave do aeroporto de Claudio para um, e a chave do cofre do banco público de Minas para outro.

Em seguida, o titio Tancredo foi nomeado para presidência da Companhia Mineira de Promoções (Prominas), que, segundo o Globo, é um “órgão estratégico do governo estadual que visa o desenvolvimento do turismo de negócios”.

Isso é que é meritocracia!

Para finalizar o post, lembro de um outro parente de Aécio, com o mesmo nome, Tancredo Tolentino.

Refiro-me à história do desembargador, Helcio Valentim, que Aécio nomeou e que, em conluio com Tancredo Tolentino, primo do candidato, vendia habeas corpus para traficantes de drogas.

O primo de Aécio é réu confesso. Assista ao vídeo abaixo. Um dos traficantes que o primo de Aécio ajudou foi preso após a apreensão de 160 quilos de pasta base de cocaína em Marilândia, cidadezinha situada ao lado de Cláudio, onde Aécio fez um aeroporto em terras de seu tio.

aecio-quedo

Aécio e Tancredo Tolentino, o Quedo, réu confesso.


Aliás, Claudio também tinha uma unidade de refino de pó, estourada há pouco tempo pela polícia.

Voltaremos a essa história.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

55 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

MC RONALDAO

22 de abril de 2017 às 10h59

FELADAPUTA AECIO CHEIRA PO NEVES
TEM QUE MATA ESSE VIADO O MONGO E O TEMI GRETO MICHIGAN
FILHO DA PUTA
VEADOS
FIOS DUMA EGUA

Responder

Ricardo G. Ramos

18 de outubro de 2014 às 02h32

Meritocracia é isso aí.

Responder

Anônimo

17 de outubro de 2014 às 10h26

ESSES CARAS NÃO TEM NOÇÃO DO QUE FALAM CHAMAR UMA PRESIDENTA DE MARGINAL E AI TUCANADAS COVARDES MARGINAIS DE MINAS GERAIS QUE GOSTAM DE DINHEIRO AUTORITARIOS COVARDES ESPERO QUE A DILMA CORRA ATRAZ DE POIS DAS ELEIÇÕES PRA TRANCAFIAR ESSA QUADRILHA QUE DOMINA A SOCIEDADE BURGUSA DE MINAS GERAIS DEIXANDO A POPULAÇÃO CARENTE E NAMÃO DOS MAIS FAVORECIDOS COVARDES PRISÃO NELES PRISÃO NELES NOS TUCANSO UMA CORJA CHAMADA NEVES OS NEVES QUE SÓ QUEREM ROUBAR O DINHEIRO PUBLICO DEMINAS GERAIS E AGORA QUEREM IR AO PLANALTO PRA ROUBAR O BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

Responder

Jorge Monteiro

17 de outubro de 2014 às 09h22

Titio não é bandido, é um artista. kkkkkkk

Responder

marco

16 de outubro de 2014 às 23h08

A Globo toda,desde os donos que não tem nome próprio,somente atendem por filhos do Dr.Doutor?Em que era Doutor,o Sr.Roberto?Todos,inclusive todos,são cúmplices do AÉBRIO em sus falcatruas.São suspeitissimos tanto quanto o primo.

Responder

zuleica jorgensen

16 de outubro de 2014 às 21h29

A história da irmã trabalhar de graça é da mesma família daquela em que Aécio diz que cortou seu salário pela metade.
Quem precisa de salário de governador se tem empresas que recebem milhões em verbas publicitárias governamentais? Que recebem tanto que podem comprar vários carros de luxo para uso particular dos sócios em locais mais de 1000 km distantes da sede?
Andrea é sócia de Aécio nas rádios e,com certeza, recebeu também do pai cotas daquela empresa que funciona perto do aeroporto de Montezuma.
Andrea e Aécio não precisam de salário, aliás acho que o que ele recebia como governador ou senador ele dava de gojeta aos garçons do Cervantes, como vimos naquele edificante vídeo que rola na internet.
O que (não)recebiam de salário é o menos. Como a maioria disparada dos parlamentares brasileiros os ganhos mesmos rolam nos negócios escusos, nas propinas e por-foras da vida.

Responder

angela

16 de outubro de 2014 às 21h19

Esse também é parente (???), trabalha na campanha do tucano e não consta como licenciado da Cemig: Diretor de Gestão Empresarial :
Frederico Pacheco de Medeiros

Responder

MZ

16 de outubro de 2014 às 18h25

Gostaria de saber do Aécio como foi que ele fez para conciliar a faculdade no Rio com o trabalho no cargo de assessor especial para assuntos gerais da secretaria extraordinária do gabinete do tio deputado. Nossa só para falar a função cansa.

Responder

Celina Lúcia Camurça

16 de outubro de 2014 às 20h58

VOTE DILMA 13.

Responder

marcia julita f santos

16 de outubro de 2014 às 17h53

É vergonhoso vendo gente que se diz de bem apoiando cachaceiro,drogado,bate em mulher,usa verba pública em aérporto em terra de tio e o cúmulo entrega as chaves.Não estamos discutindo siglas ptx psdb,estamos falando de postura de um presidente.Com tantos mal feitos fica dificil dizer que Aécio se pareça com um presidente.Pode falar que Dilma é gorda,feia mas não tem um parente empregado por ela no serviço publico , já aécio já se descobriu 9. parêntes.Isso é nepotismo.Dilma é ficha limpa,já Aécio tem processo em andamento por desvio de verba.Então Aécio é mais sujo que pau de galinheiro.TÔ FORA E POR TUDO ISSO VOTO DILMA.

Responder

jorge monteieo

16 de outubro de 2014 às 17h25

Sou paraense, de Bragança, isto sim estarrecedor como um bandido é pego, parabéns pela matéria.

Responder

elisa

16 de outubro de 2014 às 16h37

Correção: Passou… sem…

Obs.: recoloquei porque estava com erros de português.

Responder

elisa

16 de outubro de 2014 às 16h35

Passou uma reportagem hoje no SBT contando a história de Aécio, só de gente falando bem dele, dizendo que foi o assessor do avô em Brasília, sem contar que ele recebia de Brasília, mas morava no Rio, e uma matéria superseca da Dilma, eu me senti transportada para a campanha CollorxLulla. Horrível, uma propaganda descarada. Mas o bom, se é que há algo de bom nisso, é que isso mostra que a imprensa percebeu que o Aécio não está indo bem e está tentando empurrar.

Obs.: recoloquei porque estava com erros de português.

Responder

elisa

16 de outubro de 2014 às 16h27

Passo uma reportagem hoje no SBT contando a história de Aécio, só de gente falando bem dele, dizendo que foi o assessor do avô em Brasília, sen contar que ele recebia de Brasília, mas morava no Rio, e uma matéria superseca da Dilma, eu me senti transportada para a campanha CollorxLulla. Horrível, uma propaganda descarada. Mas o bom, se é que há algo de bom nisso, é que isso mostra que a imprensa percebeu que o Aécio não está indo bem e está tentando empurrar.

Responder

Diana Vilmar

16 de outubro de 2014 às 19h09

Corrupto!
#EUVOTODILMA

Responder

Adelino Martiniano Martiniano

16 de outubro de 2014 às 19h08

#MelhorComDilma13.O papai de AécioPorto era da ARENA partido de apoio ao GOLPE MILITAR 1964, esperar o que?

Responder

Kwich Netto

16 de outubro de 2014 às 15h54

E sobre o primo Rogério Lanza Tolentino… Ninguém diz nada?
Sócio de Marcos Valério, condenado no “mensalão” que cumpre pena em Belo Horizonte. Para nossa mídia, trata-se de um “mensaleiro” “sem parentes importantes e vindo do interior” (de MG, precisamente de Cláudio).
Mas como é fértil essa cidade… Também tem primo que, como dizem por lá, “não tinha nem poeira na calça para bater” e hoje é dono de empreiteira (Inova) e constrói creches e escolas nessas Minas Gerais. Como o aeroporto, é ppf – parceria público familiar.

Responder

Euclides Santa Cruz

16 de outubro de 2014 às 15h48

Quem conhece a família Cunha Neves e denunciava todas as falcatruas dessa famiglia está preso há meses sem nenhuma acusaç?o formal é o dono do Novojornal, fechado por ordem da justiça estadual de MG. Soltem o cara e deixem ele falar o que sabe. Parem com essa covardia.

Responder

    odksrnetto

    16 de outubro de 2014 às 17h50

    Dilma vai fazer uma visitinha ao reporter e saber quem e porque Mandaram prende-lo Por tráz disso tem histórias. Vamos lá PT saber das histórias desse reporter.

    Responder

Nino Faria

16 de outubro de 2014 às 18h44

É Dilma é 13 por um Brasil melhor!!

Responder

Edson Tagliare Vanessa Victorelli

16 de outubro de 2014 às 18h21

13

Responder

O JUIZ

16 de outubro de 2014 às 15h12

Com esse cara no Governo o Brasil vai virar pó.

Responder

marco

16 de outubro de 2014 às 14h58

E o ‘ JORNALISTA ” da Globo que fez a matéria,merece ser chamado de jornalista?Afinal,o que é um JORNALISTA?Será alguém semelhante aos torturadores argentinos,que alegam em sua defesa,OBEDIÊNCIA DEVIDA?Ou serão assemelhados aos mexicanos,que dão para os Estados Unidos da América do Norte,e pedem desculpas,por estarem de costas?Nada contra a liberdade sexual,do que sou a favor,senão para enfatizar,a subserviência!

Responder

CARLOS

16 de outubro de 2014 às 14h54

A vida do garotão “carioca da gema” não suporta cinco minutos de investigação do guarda do quarteirão. (Piauiense arretado).

Responder

Virgilio

16 de outubro de 2014 às 14h45

Cara, tu não tens vergonha de ser um lixo de jornalista não?
Fazendo essa campanha suja financiada pelo PT!
O PT vai sair pela porta dos fundos da história, perdendo sem um pingo de honra e vergonha na cara!

Responder

    Calminho Virgilio

    16 de outubro de 2014 às 15h36

    Calma Virgilio!!!

    É só esperar ate 2022 …

    Dilma (2014-2018)

    Lula (2018-2022)

    Senta Virgilio, senta que de pé tu cansas

    Calminho

    Responder

    Calminho Virgilio

    16 de outubro de 2014 às 15h47

    Calma Virgilio!!!

    É só esperar ate 2026 …

    Dilma (2014-2018)

    Lula (2018-2022)(2022-2026)

    Senta Virgilio, senta que de pé tu cansas

    Calminho

    Responder

    PAULO ROBERTO

    16 de outubro de 2014 às 16h27

    Companheiro, você quer valorizar seu voto vote em Dilma 13, senão vc vai votar num viciado, que não que a habilitação esta vencida ,que bate em mulher, que se recusou a fazer o teste do bafômetro, e o candidato da globo que muito mal fez ao pais, que vai arrochar o seu salario, que vai entregar nossas riquezas ao capital internacional, que o Cajuru chamou de ladrão, que deixou os professores de Minas em penúria, tem certeza que o PT vai sair pelos fundos, eu acho que não, raciocine , Virgilio, esse Aetico e um embuste, ele não tem moral, para ser Presidente da Republica, o Brasil não merece isso!!!É Dilma de novo com 56% no 2° turno!!!

    Responder

    angela

    16 de outubro de 2014 às 16h51

    Paulo Roberto, quem deveria ter vergonha e você

    Responder

maria lara

16 de outubro de 2014 às 14h44

Como é mesmo o nome do Titio que detém a chave do Aécioporto?

Responder

CARLOS

16 de outubro de 2014 às 14h38

A VIDA DO GAROTÃO “CARIOCA DA GEMA” NÃO SUPORTA CINCO MINUTOS DE INVESTIGAÇÃO DO GUARDA DO QUARTEIRÃO.

Responder

Simonesantos Santos

16 de outubro de 2014 às 17h34

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Responder

Nadir Coelho

16 de outubro de 2014 às 17h25

Dri Da Silva

Responder

Nadir Coelho

16 de outubro de 2014 às 17h25

Dri Da Silva

Responder

João Augusto Lourenço Alves

16 de outubro de 2014 às 17h24

Olha ai droga …. KKKKKKKKKKKKK

Responder

João Augusto Lourenço Alves

16 de outubro de 2014 às 17h24

Olha ai droga …. KKKKKKKKKKKKK

Responder

João Augusto Lourenço Alves

16 de outubro de 2014 às 17h24

Olha ai droga …. KKKKKKKKKKKKK

Responder

Marcia Santos Duarte

16 de outubro de 2014 às 17h18

É assim que esses políticos enriquecem. Um por todos, todos por um.

Responder

Marcia Santos Duarte

16 de outubro de 2014 às 17h18

É assim que esses políticos enriquecem. Um por todos, todos por um.

Responder

Marcia Santos Duarte

16 de outubro de 2014 às 17h18

É assim que esses políticos enriquecem. Um por todos, todos por um.

Responder

Guilherme

16 de outubro de 2014 às 14h17

O Aécio reduziu o seu vencimento de Governador para dar o exemplo.
O problema é que os funcionários do Estado de Minas Gerais não possuem rádios para receber verba de publicidade.

Responder

eu

16 de outubro de 2014 às 14h16

Quanto o Lula ta pagando pra vcs?????????

Responder

    Miguel do Rosário

    16 de outubro de 2014 às 14h30

    Nada.

    Responder

Anônimo

16 de outubro de 2014 às 14h16

a resposta poderia ser se tem dinheiro vindo dos céus,se tem juíz levando tutu,se tem primo com tutu pra soltar traficante,pra que receber merrequinha do serviço público

Responder

Thiago André

16 de outubro de 2014 às 17h14

Vamos divulgar verdades sem ódio no coração http://www.youtube.com/watch?v=B_rmT8UN28A

Responder

Thiago André

16 de outubro de 2014 às 17h14

Vamos divulgar verdades sem ódio no coração http://www.youtube.com/watch?v=B_rmT8UN28A

Responder

Thiago André

16 de outubro de 2014 às 17h14

Vamos divulgar verdades sem ódio no coração http://www.youtube.com/watch?v=B_rmT8UN28A

Responder

cecilia

16 de outubro de 2014 às 14h12

Andréa Neves foi funcionária fantasma da FIEMG…Anastasia deu emprego pra irmã do Cachoeira…

Responder

Márcio Silva

16 de outubro de 2014 às 17h06

isso é um bandido!!!!

Responder

Márcio Silva

16 de outubro de 2014 às 17h06

isso é um bandido!!!!

Responder

Márcio Silva

16 de outubro de 2014 às 17h06

isso é um bandido!!!!

Responder

Deixe um comentário