Menu

Como o governo deve reagir aos ataques?

Instalou-se um debate sobre a maneira pela qual o governo deve reagir aos ataques. Quer dizer, debate é exagero, porque o governo não ouve ninguém. É surdo e mudo. Não fala e não ouve. Digamos então que se instalou um falatório, nos botequins da internet. Uns dizem que o governo deve reagir virando à esquerda, […]

31 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Manchete do dia 20 de março, após manifestação que reuniu meio milhão em São Paulo, contra o governo João Goulart.

Manchete do dia 20 de março, após manifestação que reuniu meio milhão em São Paulo, contra o governo João Goulart.


Instalou-se um debate sobre a maneira pela qual o governo deve reagir aos ataques.

Quer dizer, debate é exagero, porque o governo não ouve ninguém.

É surdo e mudo. Não fala e não ouve.

Digamos então que se instalou um falatório, nos botequins da internet.

Uns dizem que o governo deve reagir virando à esquerda, aliando-se aos movimentos sociais e às organizações e partidos trabalhistas.

Suponho que outros, os punhos de renda, que detêm o poder de fato no governo, devem dizer o contrário, que o governo deve recuar, etc.

Dilma apenas venceu o segundo turno das eleições do ano passado quando a esquerda verdadeira, não aquela representada por burocratas de partido, mas a esquerda presente em universidades, associações profissionais, sociedade civil em geral, passou a se reunir.

A presidenta tinha de empoderar esses setores, para que estes pudessem lhe ajudar a resistir a nova onda de agressões e patranhas midiáticas, a qual, agora, com o 15 de março, ganha ainda mais virulência pelo apoio do exército lunático de coxinhas.

Entretanto, o problema central não é este.

Criar um sistema de comunicação decente não é um debate ideológico entre esquerda e direita.

Qualquer governo, seja a que espectro ideológico pertencer, tem de investir num aparato de comunicação adequado às circunstâncias políticas presentes.

E comunicação, repito, não é só falar.

É ouvir também.

Comunicação não é apenas comunicação.

Comunicação, em se tratando de governo, é fazer política.

Nomear um novo ministro é um ato de comunicação.

Baixar um decreto beneficiando os sem-teto é um ato de comunicação.

Baixar um decreto beneficiando pequenos comerciantes é um ato de comunicação.

E por aí vai.

*

Saiu Datafolha hoje.

A aprovação de Dilma e do governo, como era de se esperar, despencou. Em todas as regiões e em todas as faixas de renda, incluindo Nordeste e mais pobres.

Dilma se tornou uma unanimidade.

Esconder-se, definitivamente, não foi uma boa ideia.

ScreenHunter_5589 Mar. 19 19.27


 

ScreenHunter_5581 Mar. 18 10.08


 

É a materialização da sabedoria do Chacrinha: quem não se comunica, se trumbica.

Enquanto a Globo iniciou o ano lançando um novo noticiário, no raiar do dia, Dilma desativou o único canal de comunicação direta com a população, o Café com a Presidenta – que já era uma coisa atrasada porque deveria ter evoluído, há tempos, para um programa em vídeo, com presença de ministros, intelectuais, jornalistas, etc, a ser distribuído para tvs e internet.

Os gênios do Planalto deve achar que melhorar a comunicação e rebater os ataques da mídia são coisa de “radical”.

Aliás, eles não devem nem saber o que é comunicação.

Devem achar que comunicação é pagar mais uma propaganda na Globo.

Ou disseminar nas redes sociais vídeo de 33 minutos com discurso da presidenta.

Para os punhos de renda do Planalto, participar do debate, mostrar que o governo está vivo politicamente,  deve ser “radicalismo”, maluquices de blogueiros sujos…

Bem, espero que não esperem a desaprovação do governo chegar a 100% antes de fazerem uma autocrítica.

Quando a mídia tucana faz qualquer críticazinha aos governos tucanos, os jornais ficam abarrotados, no dia seguinte, de respostas furibundas… dos governos tucanos.

O governo Dilma e o PT, não.

Não só não respondem como elogiam os atacantes.

A mídia consegue pôr 1 milhão nas ruas mandando Dilma “tomar no $%&”, enforcando bonecos da presidenta e de seu antecessor, pedindo intervenção militar (em inglês ainda por cima), e demais fofuras do gênero, e o no dia seguinte, seus ministros e a própria Dilma aparecem apenas elogiando, com lágrimas no rosto e voz embargada, as manifestações “democráticas”.

*

Como brinde, deixo os editoriais da Folha de SP no dia seguinte à grande manifestação do dia 19 de março de 1964 contra o governo João Goulart, em São Paulo.

Qualquer semelhança não é mera coincidência.

O primeiro é uma chamada editorial na primeira página.

O segundo é o editorial completo.

A imprensa, na época, com seus jornais e rádios, havia passado semanas convocando o povo a ir às ruas protestar contra o governo e suas reformas.

Aí, no dia e no dia seguinte, fala em “manifestações espontâneas”.

E tenta fazer uma comparação entre as manifestações que contam com apoio de sindicatos, partidos e movimentos sociais, que seriam “artificiais”, e as marchas coxinhas, que seriam “espontâneas”.

Hoje a coisa é bem pior.

Mesmo o governo recuando politicamente, tendo como única bandeira (o que é uma coisa incrivelmente estúpida) o “ajuste fiscal”, a mídia consegue botar gente na rua, protestando com mais agressividade do que fizeram em 1964.

ScreenHunter_5576 Mar. 18 09.50


editorial_20mar


Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Suzana Oliveira Lima

19/03/2015 - 17h16

https://www.facebook.com/video.php?v=982241891786727

a vida como ela é

19/03/2015 - 09h53

Falta o obvio, como falta em vários setores do governo.”COMPETÊNCIA”

Renato

19/03/2015 - 00h11

Acredito que é necessário uma reação radical do governo que só faz apanhar da mídia golpista e já não tem mais sequer o crédito dos eleitores de esquerda de outrora (ainda que os dois fatos não tenham relação alguma). Me parece bastante claro que a esquerda verdadeira citada no texto e presente em universidades, associações profissionais e sociedade civil em geral já não exista mais até porque o próprio PT perdeu grande parte dessa massa. A manifestação de 13 de março foi a prova clara da fraqueza do governo e da militância do PT que se deteriora dia após dia e só conta com o apoio dos apaixonados ainda assim protestando contra o próprio governo. Os petroleiros foram às ruas defender a Petrobras do genocídio do governo, a CUT e demais centrais foram às ruas pedir ao governo anulação das mudanças nas regras trabalhistas e assim foram todos as ruas protestar contra o governo que atualmente vai de encontro aos interesses dos trabalhadores e do povo brasileiro.

jose bernardes neto

18/03/2015 - 13h23

PARA ENCARAR OS FATOS O GOVERNO TEM QUE BATER DE FRENTE COM OS GOLPISTAS NÃO HÁ MEIO TERMO COM TUCANOS E COM A REDE GLOBO….O GOVERNO TEM QUE TER BOM SENSO E NÃO DAR COLHER DE CHÁ À REDE GLOBO …MINISTRO DO GOVERNO QUE ADORA DAR ENTREVISTA PARA A REDE GOLPISTA TEM QUE SER DEMITIDO OU CONVIDADO A SAIR DO MINISTÉRIO PARA O BEM DO PRÓPRIO GOVERNO E DE SEUS ELEITORES….AS RESPOSTAS ÀS RUAS TEM QUE SER RÁPIDAS E COM MEDIDAS EFICAZES E CONVICENTES….ESSA É A GRANDE VERDADE: CONFRONTAR OU CONFRONTAR NÃO HÁ OUTRA ALTERNATIVA….

Eduardo Albuquerque

18/03/2015 - 15h27

iSCAS SAO QUE NAO FALTAM…

Marcio Wilk

18/03/2015 - 12h20

Dilma poderá vir a ser conhecida como a Presidente da República que permitiu atentados sucessivos à democracia, sem reagir, sem defender o povo e o país. Quando isso acontecer o PSDB será visto como o grande partido DEMOCRATA, que realmente luta pelo bem do povo.

Samuel Oliveira

18/03/2015 - 15h20

Primeiro : Para de vazar coisas pelos jornalões, pelo estadão( que teve acesso a um documento da Secon) , pelos Gerson Camarotti e pelo Kennedy Alencar .

Segundo: se livrar do ministros tucanos como o Cardozão e o Mercadante.

E ai sim, começa a pensar no que fazer.

Messias Franca de Macedo

18/03/2015 - 12h17

E o PT parece esboçar uma reação!

O antigo PT está voltando?

##############################

PT VAI AO CNJ CONTRA GILMAR POR FINANCIAMENTO PÚBLICO

Deputado federal Jorge Solla (PT-BA) vai ingressar nesta quarta-feira 18 com uma representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, por, ‘sem explicação razoável’, descumprir os prazos jurisdicionais, travando o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), apresentada pelo Conselho Federal da OAB; ontem, Mendes sugeriu que não pretende devolvê-lo: “Isso é matéria do Congresso por excelência. Alguém já imaginou o Supremo definindo qual vai ser o sistema eleitoral: se vai ser um sistema misto, se vai ser um sistema majoritário? A partir daí é que se define como é que vai ser financiamento”, disse

18 DE MARÇO DE 2015 ÀS 09:18

(…)

FONTE: http://www.brasil247.com/pt/24

Messias Franca de Macedo

18/03/2015 - 12h16

… E atacando, legitimamente, a hipocrisia, os capciosos, a delinquência contumaz e a impunidade!

O governo petista está sendo combatido por uma oPÓsição de canalhas fascigolpistas respaldada no PIG e pelo sórdidos e delinquentes Poder Judiciário e MP ‘braZileiros’!…
Mais do que defender ‘o [tíbio] PT da Governança’, a esquerda brasileira [inclua-se o PT] e os movimentos sociais deveriam se mobilizar e empreender alguns antídotos contra ‘o golpe jurídico-midiático’ ainda ora em curso, a exemplo:
1- convocar manifestações em todo o Brasil exigindo a imediata instituição da Reforma Política – e supressão absoluta do financiamento empresarial de campanha! O movimento civilizatório, democrático e nacionalista indicando greve geral no país com ocupação do Congresso Nacional caso essa demanda vital não seja – pronta e efetivamente – atendida;
2- convocar manifestações na porta do STF exigindo a devolução do processo “subtraído” pelo “supremo” gilmar mendes!
Aproveitando a “visitinha” ao “supremo”, exigir a publicização do Inquérito 2474 e do Laudo Técnico 2828 da Polícia Federal que DESMORALIZAM, definitivamente, o Mentirão!
Ainda no STF, promover ‘apitaço cívico’ cobrando da “suprema corte” a legitimação das Operações Satiagraha e Castelo de Areia da Polícia Federal, e rigorosa investigação do TRENSALÃO do conluio criminoso PSDB/DEMo, entre outras Ações Penais blindadas por envolver Tucanos e DEMos!
3- convocar protestos na sede do ‘miniSTÉRIO’ Público Federal exigindo que o procurador ‘Rodrigo Gurgel’ (sic) faça um pronunciamento à nação acerca da Lista de Furnas;
4 – promover manifestações cívicas nas sedes das primeiras instâncias jurídicas das Alterosas dos ‘Never’, exigindo o imediato julgamento do *MENSALÃO do MENSALEIRO/QUADRILHEIRO e réu confesso fujão Eduardo AZARedo;
*ali, sim, dinheiro público surrupiado, Bemge, Cemig, Copasa…
(…)
Ah, e sem esquecer da Lista do HSBC do Suiçalão!
… Ah II,
e não esquecer também a convocação do povo para exigir a implantação da Lei dos Meios!
Porém, primeiro terá que haver a devida e pedagógica interlocução com as massas!
Saudações democráticas,
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República Desses Bananas Fascigolpistas, entreguistas/antinacionalistas e Corruptos até a enésima geração!

    SÓCRATES

    18/03/2015 - 19h54

    ASSINO embaixo, meu caro MESSIAS! PODEMOS incluir IMPOSTO sobre grandes fortunas e acenar parra o público com redução do IMPOSTO DE RENDA. Só falta a DILMA OUVIR.

    PinGuim

    19/03/2015 - 20h24

    Acho que teremos de fazer isso por iniciativa própria.

eu vejo pessoas mortas

18/03/2015 - 11h56

Nao tem mais jeito para o PT.
Acuado, vai ter que ceder o poder ao PMDB e ao macom.`. Michel Temer, que ja articula nos bastidores a sucessao. Iclusive ja tem ate site.
http://micheltemerpresidente.com/

Maria

18/03/2015 - 11h22

Eu acabo chegando a uma conclusão. O governo Dilma é golpista. Ela quer dar um golpe em tudo o que foi conquistado a duas penas até aqui. Ela não houve quem a apoiou, ela só houve quem está querendo a sua caveira, a sua morte. Podem reparar. Todas a mediadas de ajuste cai em cima do trabalhador, para os empresários, ricos e banqueiros, nenhuma medida que os afete. No momento em que estava ocorrendo uma imensa manifestação golpista ela, através dos seus ministros paspalhos, vem pedir perdão aos manifestantes que querem enforcá-la, com um pacote ante corrupção que eles acharam demagogia, pois eles querem é na verdade o seu sangue. E o nosso também. Não faz um aceno para os que a apoiaram. Fez algum? Se fez eu não percebi ou não entendi. Como entender. Estamos mal meus amigos, com a nossa presidenta. Estou achando que ela é uma infiltrada da direita. Brincadeira. Não chega a tanto.

    Vixe

    18/03/2015 - 13h11

    Maria troque o “Houve” do verbo Haver, pelo “ouve” do verbo ouvir, que o seu texto fica mais inteligível…

      PinGuim

      19/03/2015 - 20h28

      É verdade, ouvir “ouve” com h é e doer os houvidos.

Eduardo Cajado

18/03/2015 - 14h14

Facil, publicar uma resposta a cada ataque, resposta pensada bem feita e tendo com objetivo o leitor e não o cara que escreveu, publicar as coisas boas e dar destaque no que é importante, eleger alguns operadores de redes sociais, planejar muito bem os discursos para não falar besteira, saber usar um entrevista … Só isto é 95%

Eduardo Cajado

18/03/2015 - 14h14

Facil, publicar uma resposta a cada ataque, resposta pensada bem feita e tendo com objetivo o leitor e não o cara que escreveu, publicar as coisas boas e dar destaque no que é importante, eleger alguns operadores de redes sociais, planejar muito bem os discursos para não falar besteira, saber usar um entrevista … Só isto é 95%

    Bibiana Guazzelli

    19/03/2015 - 00h28

    E muito marketing do que fazem e está dando certo… Parece q não sabem vender seu peixe. Até parece amadorismo. Fizeram a mesma coisa aqui no meu estado RS. Muita coisa certa e pouca divulgação. Resultado: não reelegemos Tarso.

Luiz Felipe

18/03/2015 - 14h07

Sim, eles têm ouvido!! Deram ouvido, absurdamente, aos protestos raivosos e fundamentalistas do dia 15, enquanto que para os ocorridos no dia 13, houve surdez.

Luiz Felipe

18/03/2015 - 14h07

Sim, eles têm ouvido!! Deram ouvido, absurdamente, aos protestos raivosos e fundamentalistas do dia 15, enquanto que para os ocorridos no dia 13, houve surdez.

Luiz

18/03/2015 - 10h51

Mesmo que os dados do datafolha sejam corretos e não seja a clássica manipulação da margem de erro, a pesquisa foi feita no calor do momento. O mesmo fizeram no ano passado. Naturalmente as respostas estão contaminadas pelas paixões que as manifestações levantaram, não creio que reflete a opinião de longo prazo da população

    Miguel do Rosário

    18/03/2015 - 11h08

    Sim. Mas mesmo assim…

Ana Oliveira

18/03/2015 - 13h49

Vou criar um blog, com o Título “Dilma ajude a te ajudar”! Kkk Mas uma pergunta: E difícil os blogs conseguirem entrevista com a Dilma? Tipo O PAH que tem um programa de audiência no domingo, o vi o mundo é próprio nas sim que tem programa na rede Brasil? Custa muito pedir entrevista?

Aninha Ornellas

18/03/2015 - 13h44

Quem sabe convocar pra tomar conta da comunicação um de vcs

    Maria

    18/03/2015 - 11h27

    Olha, que se chamassem qualquer um dos blogueiros sujos para dar uns pitacos na comunicação do governo, já veríamos uma melhora e tanto.

Gilman Gabriel Gomes Mendes

18/03/2015 - 13h43

Gilman Gabriel Gomes Mendes

18/03/2015 - 13h42

    Bibiana Guazzelli

    19/03/2015 - 00h26

    Já tinha ouvido algo sobre Mercadante vazando informações. E ouvi que marido Gleici fazia mesma coisa… Tipo tiro no pé… Dos outros…

Marceone Tacarijus

18/03/2015 - 13h23

Entregando mais ministérios ao PMDB! É isso que irão fazer.


Leia mais

Recentes

Recentes