Menu

Juristas apontam casuísmo do STF em decisão em favor de Aécio

Eu acho que casuísmo é uma palavra fina, elegante, para significar o que o povão chama de… safadeza. E a Carmen Lucia ainda fala que a instituição ouvirá o “clamor por justiça”… O único “clamor” que o STF ouve, ministra, é o gritinho histérico dos colunistas da Globo e seus patinhos amestrados de camisa verde […]

31 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Eu acho que casuísmo é uma palavra fina, elegante, para significar o que o povão chama de… safadeza.

E a Carmen Lucia ainda fala que a instituição ouvirá o “clamor por justiça”…

O único “clamor” que o STF ouve, ministra, é o gritinho histérico dos colunistas da Globo e seus patinhos amestrados de camisa verde e amarela.

***

No Justificando

Juristas apontam casuísmo em decisão acertada do STF em devolver mandato a Aécio

Nesta sexta, 30, o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio, em decisão monocrática, reconsiderou a decisão do ministro Edson Fachin após redistribuição do processo e restabeleceu o mandato de senador para o tucano Aécio Neves, o qual foi afastado ante o pedido da Procuradoria Geral da República, que alegou a necessidade da medida após ele ter sido gravado solicitando R$ 2 milhões ao Deputado Rocha Loures (PMDB-PR). Para Marco Aurélio, no entanto, a medida depende de análise do próprio Senado. Leia a decisão na íntegra.

A decisão causou revolta nas redes sociais, uma vez que para muitos usuários a situação de Aécio era flagrante e justificava o afastamento. No entanto, o Doutor em Direito Constitucional e Professor universitário Paulo Iotti explicou por qual razão concorda com a decisão de Marco Aurélio – “em tese, decisão correta. O pedido de prisão é manifestamente incabível, por ausente flagrante e crime inafiançável, requisitos constitucionais. E a competência para afastamento seria do Conselho de Ética do Senado” – afirmou.

Iotti afirma que a lógica da Constituição foi proteger os parlamentares, principalmente por ser uma constituinte vinda de anos de chumbo que sufocaram o Legislativo. Logo, não cabe a suspensão de mandato pelo Judiciário, atropelando as atribuições do Congresso – “vale dizer que a Constituição claramente quis ser bem garantista com parlamentares, de só restringir seus direitos nos casos constitucionalmente expressos. Afastamento cautelar não está proibido textualmente, mas vai contra toda a lógica garantista da Constituição quanto a parlamentares. Por isso, é estranha uma hermenêutica que entenda como possível o Judiciário ir além do texto constitucional tão protecionista a parlamentares, para suspender mandato sem previsão constitucional a tanto”.

O detalhe que despertou a revolta nas redes sociais é o casuísmo da decisão, isto é, o pau que bate em Chico não bater em Francisco. Delcídio do Amaral, na época líder do PT no Senado e Eduardo Cunha, cacique do PMDB que esteve em maus lençóis após o impeachment, não contaram com a mesma interpretação do Supremo. Lula, por exemplo, teve seu mandato de ministro suspenso por Gilmar Mendes e o caso jamais foi remetido para o plenário. Enfim, são vários exemplos de políticos que não tiveram para si o mesmo garantido deferido a Aécio Neves, o qual não só contou com interpretação diferente, como também com uma urgência na decisão que não é aplicada a questões maiores, como, por exemplo, o julgamento da anulação do impeachment de Dilma Rousseff – “O problema é o casuísmo, desse garantismo todo vir, coincidentemente, a um tucano, depois de tanto punitivismo com petistas e aliados destes” – afirmou Iotti.

O Professor de Direito Constitucional da PUC/SP Pedro Estevam Serrano também apontou casuísmo na decisão do Supremo – “A decisão me parece correta e adequada a Constituição. O que causa desconforto, numa perspectiva panôramica das medidas penais contra políticos, é uma aparente seletividade na aplicação da Constituição e seus direitos, são aplicados para uns e não para outros”.

Para ele, a série de casuísmo é “uma patologia que se apresenta no sistema de justiça penal, que, se não corrigida, aprofundará a ferida politico-institucional que vem desde o impeachment inconstitucional de Dilma”.

Nas redes sociais, o Professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Salah H. Khaled Jr. resumiu a questão: “são tempos muito estranhos. As decisões parecem ditadas pelo sabor dos ventos, pelo humor dos ministros, conforme a posição dos astros ou seja lá o que for. Seguimos rasgando a ordem constitucional. Se o ritmo for mantido, logo a ferida se tornará grande o suficiente para engolir a todos nós”.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

jose magno

04/07/2017 - 21h34

Novo comentario “Estão esquecendo que uma das ministras, integrantes do STF é tia da esposa do Aeciopó? Portanto, não tem nenhum casuísmo e sim, corporativismo puro”. É esse o Brasil de ontem, de hoje e será o de amanhã…

jose magno

04/07/2017 - 21h32

Estão esquecendo que uma das ministras, integrantes do STF é tia da esposa do Aeciopó? Portanto, não tem nenhum casuísmo e sim, corporativismo puro.

Irion

02/07/2017 - 21h32

Agora dá para ver claramente de onde vem a notória e histórica impunidade do PSDB e da direita em geral, e daí a ousadia dos canalhas. Só faltou vossas excelências darem uma medalha ao meliante. A parcialidade do STF é asquerosa, a justiça brasileira precisa ser repensada em outras bases, assim não dá para engolir!

Roberto Lima da Silva

02/07/2017 - 21h07

Os juízes do Supremo perderam o pouco da vergonha na cara que lhes restava, na maior cara de pau libertam os bandidos pegos com a mão na botija e vem com linguajar cheio de floreio para justificar o injustificado. Pobre do país que tem uma justiça que não é confiável. É irônico e ao mesmo tempo trágico, não podemos confiar no legislativo, muito menos no judiciário e, principalmente, no executivo. É uma grande anarquia onde o porta voz é o PIG! Povo brasileiro sai da letargia em que se encontra ou irá de vez para o abatedouro como cordeiros!

GABRIEL

02/07/2017 - 19h26

SÓ UMA ELEIÇÃO DIRETA PODERIA DAR LEGITIMIDADE AOS REPUBLICANOS. ESSES QUE ESTÃO NOS TRÊS PODERES NÃO TEM ÉTICA PRA GOVERNAR E COLOCAR O PAÍS NOS TRILHOS CERTO.

Billy Jeff

02/07/2017 - 15h38

CASUISMO OU PACTO ? O GRANDE PACTO DOS COXAS

carlos

02/07/2017 - 08h52

Essa Carmem Lucia é uma venal, usurpadora, querem uma prova investiguem qual a probabilidade correta do sorteio que determinou que o Gilmal vai analisar o processo do Aécio do Póparar , pasmem os senhores foi de 1,3, nosso supremo tem um bando de pitonizas, eu gostaria de pedir a meritissima os números da mega sena pra ganhar depois ainda dividiria com ela.

carlos

02/07/2017 - 08h41

Olha a ofensa. Discussão de botequim não é regada a dinheiro público e não prejudica ninguém. Nos bordeis as prostitutas e cafetões cumprem regras que atingem a todos de forma igualitária. Portanto, botequins e bordeis merecem mais respeito do que algumas instituições.

Marcelo Lima

02/07/2017 - 04h07

Juristas apontam filha-da-putisse do STF…

apolinario jose pereira

02/07/2017 - 00h05

Na verdade essa suprema corte formada por bandidos , picaretas e canalhas, já deveriam estar presos e fuzilados, juntos com os procuradores canalhas de brasilia e curitiba e o juizeco Moro. Como disse o bandido senador Jucá, a suprema corte esta nas mãos deles politicos, e ele ainda desafia ser condenado, e diz que será inocentado na corte suprema, depois que ele fez, e faz de ruim no congresso contra a população brasileira e se diz inocente, foi o que provou agora no papel ridiculo de Marcos Aurelio, liberando o ladrazão, bandido, picareta e marginal Aecinhoaeroporto, cujo parecer foi só elogio ao aecinhoaeroporto e ainda desafiando o superior tribunal eleitoral, que vergonha Marcos aurelio, voce realmente se equiparou ao gilmar, luiz fux,barroso, celso de melo, e a ministra lorinha Rosa Weber, carmem lucia e todos, nenhum vale nada, prisão em todos e fuzilamentos agora!!!!!.

    não

    02/07/2017 - 10h43

    Concordo com vc se 100% até agora, mas o que tens a dizer sobre LULA E DILMA?ESSES SÃO inocentes ao teu entender?

flávio de Araujo

01/07/2017 - 23h08

UM pais cheio de arranjos pra la para cá

Sara Carvalho

02/07/2017 - 02h08

Lisa Carvalho

Paulo Ferreira Damasceno Filho

02/07/2017 - 01h50

Esta Carmen Lúcia é uma mosca morta, piada pronta numa corte atolada no lamaçal…

Geralda Monteiro

02/07/2017 - 01h36

Como são corruptos, amigos para sempre ou….

Marcos Silva

02/07/2017 - 01h28

Uma grande quadrilha nacional, com o supremo, com tudo.

Minana

01/07/2017 - 21h03

Gozado! Quando mandou o Renan sair da presidência do senado o ministro Marco Aurélio não se sentiu incomodado ao intervir no Congresso.

Rafael Santana

01/07/2017 - 23h52

O Cunha foi largado aos lobos. O Loures, homem de confiança do Temer, quando disse que iria delatar, no outro dia saiu da cadeia. Já o Cunha, foi usado, descartado e largado à própria sorte. Só lhe resta fazer uma Delação para diminuir sua pena. Não há outra opção.

claudio

01/07/2017 - 20h20

Alguém (Lula) já disse que o supremo estava acovardado.
Outros como eu, pensam que os juízes do STF, não querem pegar a batata quente.
Outros já disseram que se sentiram ameaçados (Teori), outros que não andavam com segurança mas agora andam.
Se dar flagrante de ladrão com sacola de dinheiro, rastreado inclusive com chip e filmado, não é prova suficiente, entre os outros flagrados, pergunto o que é então que pode levar alguém a cadeia, ou a perder o mandato? É muito pouco para o meu entendimento.
Afinal qual é a verdade dos fatos. Porque não retiram a tornozeleira do Genoíno ou do Dirceu e passem no mínimo para o homem da mala, senão ele vai sair sem ela assim mesmo.
Alguém ganha na Mega sena mais de uma vez? Creio que não. Mas o Aécio tem mais sorte. Sempre cai o amigo Gilmar no seu sorteio, e para lembrar aquele locutor de jogo, que diz “Vai que é tua Taffarel” eu diria vai que é tua Gilmar. Gilmar bom mesmo era aquele da copa de 58 e 62, no qual, provavelmente, se inspirou o pai do Gilmar, amigo do Aécio, botando fé no filho.

Ninguém

01/07/2017 - 19h29

Então, agora, devemos aceitar o “clamor popular” para “fazer justiça”? Ora, não é justamente contra isso o que lutamos? É bom lembrar que o “clamor popular”, fomentado pela Rede Câncer, serviu para ajudar a derrubar a Dilma.

O que a gente tem de lutar é para que a Globo+PGR+MPF+LJ não vença essa batalha em hipótese alguma. Se vencerem, babau democracia (torta, caolha, perna-de-pau, mas democracia, onde se vota em quem quiser) e vivas à ditadura do judiciário (com juízes mandando prender e soltar, quem, quando, onde e como eles quiserem, e decidindo quem pode ou não ser candidato). A Globo está tentando dar o golpe dentro do golpe.

Para uma análise mais detalhada (e caótica) do que está acontecendo, sugiro a leitura do blogue do Romulus: http://www.romulusbr.com/

Justiça não é linchamento.

Cícero

01/07/2017 - 19h25

O ministro Marco Aurélio deveria, em respeito ao seu colega Fachin que afastou o Aécio, submeter o recurso ao plenário do STF, e não decidir sozinho, monocraticamente como fez. Se tivesse feito isso, se tivesse levado a decisão para o colegiado, muito provavelmente o STF teria mantido a decisão do ministro Fachin.

O ministro Marco Aurélio foi nomeado relator do recurso no mês de maio, há cerca de trinta dias, e durante esse período o ministro declarou à imprensa que iria remeter o recurso para apreciação pelo plenário do Supremo e que “JAMAIS RECONSIDERARIA A DECISÃO DO FACHIN”. Mas depois de segurar os autos durante trinta dias, Marco Aurélio se sobrepõe ao seu colega Fachin e, numa canetada kafkiana, no apagar das luzes das atividades daquela Corte, antes do recesso, revoga o afastamento do Aécio, mandando o tucano de volta ao seu ninho.

Eventual recurso do MPF contra essa decisão só será apreciado pelo Supremo depois do recesso, daqui a longos trinta dias. Até lá, o cenário político nacional já terá mudado, os EUA provavelmente já terão invadido a Coréia do Norte, Jesus Cristo já terá voltado para julgar os corruptos, e o Armagedon sobrevirá sobre a Terra. E antes que eu me esqueça, até lá, o senador Aécio Neves já terá articulado com o Gilmar Mendes (que salvou o Temer no TSE) para que sejam arquivados todos os demais inquéritos que tramitam no STF contra ele, legitimando-se assim para concorrer ao pleito presidencial de 2018 (resta saber se o Alckmin, o Dória e o Serra permitirão)

Além de autorizar o retorno do senador Aécio, o ministro Marco Aurélio também o enalteceu com elogios desnecessários, como que debochando do povo brasileiro. Uma decisão como essa, que livra o “mineirinho” das pêias da lei, é uma prova clara de que a lei não existe para todos. É como se diz por aí: a Justiça no Brasil só pune pobre, preto, puta e os delcídios do amaral da vida.

Gilson Sardim

01/07/2017 - 22h10

Enquanto não acontecer algumas tragédias no meio politico, mas tragédias causadas pelo POVO e não por eles mesmos políticos, não teremos uma nação séria e respeitada, pois a atitude desses calhordas contaminou a sociedade num todo……

Cesar Luis S. Cavalcante

01/07/2017 - 22h00

É o retrato do Brasil, Judiciário contaminado pela corrupção, bandidos vestindo torga. Alexandre Morais, Gilmar Mendes e a Presidenta, farinha do mesmo saco.

Geraldo Augusto Correia Silva

01/07/2017 - 19h08

É mesmo? Noo. Como estou surpreso!!!

Wagner Pinheiro

01/07/2017 - 15h34

Calma pessoal: o ministrinho só fez o que é certo…soltar o pópópó pra não ir pra cadeia…pq lá só tem CRIMINOSO e algum zé (ruélllla)…ia atentar contra o indefeso…já em Brasília…só tem inocentes e ficar a vontade…e viva o BRASIL…

Maria Aparecida Dutra de Oliveira

01/07/2017 - 18h15

Maria Aparecida Dutra de Oliveira

01/07/2017 - 18h15

Hipócritas!!!

Antonia Rosa

01/07/2017 - 18h09

Essa mulher é horrível

    Maju Gomes

    01/07/2017 - 19h01

    STF….PODRE

Marilourdes Castro

01/07/2017 - 18h03

Tá tudo dominado.

Kelly Braun

01/07/2017 - 17h52

Até quando vai ser assim ?


Leia mais

Recentes

Recentes