Menu

Manchetômetro: páginas de ultradireita dominam Facebook brasileiro

No Manchetômetro 24/04/2018 Entre os dias 10 e 17 de abril de 2018, as 41 páginas que monitoramos publicaram 7.159 posts, que geraram 5.983.227 compartilhamentos. As páginas que mais postaram esta semana foram: UOL (491 posts), Juiz Sergio Moro – o Brasil está com você (448 posts) e VEJA (445 posts). Tabela 1: 10 posts […]

10 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No Manchetômetro

24/04/2018

Entre os dias 10 e 17 de abril de 2018, as 41 páginas que monitoramos publicaram 7.159 posts, que geraram 5.983.227 compartilhamentos. As páginas que mais postaram esta semana foram: UOL (491 posts), Juiz Sergio Moro – o Brasil está com você (448 posts) e VEJA (445 posts).

Tabela 1: 10 posts mais compartilhados da semana (10/4/2018 a 17/4/2018)

 

Os 10 posts da tabela acima concentram 7% do volume total de compartilhamentos alcançados pelas 41 páginas ao longo do período. O recurso mais usado nos posts foi a foto (70%), seguida do vídeo (30%).

O ranking dessa semana foi dominado por três páginas: Vem pra Rua Brasil, Movimento Brasil Livre (MBL) e Jair Messias Bolsonaro. Analisaremos seus posts em blocos.

Vem Pra Rua Brasil assina quatro posts do rol, incluindo o mais compartilhado da semana, que consiste numa foto de Lula coçando a cabeça junto à mensagem: “Justiça bloqueia R$30 milhões de Lula”. Acompanha o post a pergunta: “Ué? Mas Lula não era pobre?”.

No quarto post, o Vem pra Rua traz a foto de Aécio Neves (PSDB-MG) conversando com Lula, sob a legenda: “Dois corruptos. E tem gente que passa o dia brigando com os amigos por causa de política! Cadeia para os dois!”. No quinto post, a mesma página apresenta uma foto de Sergio Cabral e o comentário: “Absurdo! De volta para o RJ. Gilmar Mendes, Toffoli e Lewandowski mandam Cabral de volta para o RJ”.

No sexto post do ranking, o Vem Pra Rua apresenta as fotos de Aécio Neves e Geraldo Alckmin (PSDB-SP) combinadas ao texto: “Alckmin renuncia, perde foro e seu inquérito vai para a primeira instância. Aécio terá denúncia julgada no STF na próxima semana. Viu, petista? Bater panela, vestir-se de verde e amarelo e cobrar punição de todos os corruptos dá resultado. Experimente!”.

O MBL responde por três posts da lista. No segundo post, traz uma foto de um protesto “dos coxinhas, dos camisas da CBF e paneleiros”, como eles mesmos observam, e a legenda: “Parabéns Brasil Verde e Amarelo que foi às ruas defender a Lava Jato. Aécio é réu hoje graças a vocês”. O movimento assina também o sétimo post, que consiste numa foto de Lula acompanhada do texto: “Exemplo de superação. 6 dias sem roubar ninguém. Parabéns, Lula!”. No décimo post, o MBL traz a foto de Aécio com a notícia: “Urgente! Aécio Neves vira réu no STF por corrupção passiva e obstrução de justiça”.

Por fim, temos a página de Jair Bolsonaro (PSL-RJ), que ocupa três posições no ranking dessa semana. No terceiro post, o presidenciável posa para foto na rua com uma mulher negra ao lado do seu carrinho da marca “Dona Sacolé”. Outra pessoas negras os rodeiam. O vídeo, embora não seja contextualizado, parece ser uma tentativa de desconstruir a denúncia da PGR contra Bolsonaro, pois vem acompanhado do texto: “muito racismo e homofobia”.

No oitavo post, Bolsonaro reproduz o trecho de uma sessão na Câmara em que o líder do PT, Paulo Pimenta (PT-RS), pergunta: “Quem é o candidato de vocês?”, e um coro responde e repete várias vezes: “Bolsonaro”. Pimenta completa: “Eu estou falando sério. Vocês não têm um candidato para enfrentar o Lula”. No nono post, Bolsonaro comenta o editorial do Estadão, sob o título: “PT joga cartada Bolsonaro”. No editorial, o jornal afirma que o PT tenta convencer o Supremo a soltar Lula com o argumento que o ex-presidente é o único capaz de deter “um mal maior: a eleição de Bolsonaro”. Bolsonaro diz ainda que a Globo e o Ministério Público também tentam tirá-lo da disputa com a denúncia de homofobia, misoginia e racismo que sofreu pela Procuradora Geral de República, Raquel Dodge. O deputado a rebate ironicamente dizendo que aguarda ser denunciado por corrupção. Bolsonaro finaliza falando “que até dia 7 de outubro farão de tudo para me destruir. Não obterão sucesso, porque eu acredito em Deus e confio no povo brasileiro”.

Em suma, observamos que os posts das páginas da nova direita voltam a predominar no ranking dos mais compartilhados. Embora essas páginas procurem associar o petismo e Lula à corrupção em praticamente todas as suas postagens, outros políticos foram alvejados por elas nos últimos dias. Aécio, Alckmin e Cabral, que tiveram processos e pedidos avaliados pela justiça durante essa semana, foram atacados e chamados de corruptos.

Mais uma vez notamos elementos comuns entre as agendas da Nova Direita e da grande mídia: partilham o antipetismo e o apoio ao “partido da Lava-Jato”, que são duas faces da mesma moeda. O estilo jornalístico diverge, os meios também, mas a mensagem é bastante similar: promovem indiretamente os candidatos da anti-política. Isso torna-se ainda mais verdadeiro agora, ao incluírem políticos do PSDB no seu rol de alvos.

Bolsonaro parece ser o beneficiário mais direto dessa estratégia. Embora pertença a um partido pequeno, esse pré-candidato reivindica ser o baluarte da honestidade e dos valores tradicionais da família brasileira. Não parece ser casual que mesmo com as denúncias da Folha de S. Paulo, e mais recentemente, da PGR, o candidato seja poupado por essa páginas. Vejamos se a aliança entre a candidatura de Bolsonaro e as páginas da Nova Direita no Facebook vai se consolidar ao longo do período de campanha, ou se elas passaram a militar em prol de outras candidaturas.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Rachel

26/04/2018 - 22h03

Mas quem tem intenção de voto mesmo é Lula. #Lulalivre. E todo mundo em Curitiba dia 1º de maio!

Mirko Kraguljac

26/04/2018 - 06h45

Cancelei Facebook exatamente por causa de propaganda do fascismo! Algoritmo que Facebook já bastante tempo está usando no Brasil é proposital! O Facebook não tem desculpas – é proposital! Em função do GOLPE!!! E, falar verdade, existe só um remédio – cancelar conta! Deixar Facebook e vida que segui…

claudio

26/04/2018 - 00h38

Eles tem tempo para ficar compartilhando. Já o povo tem que trabalhar ou procurar emprego, e muitos não tem nem a internet, mas sabem em quem querem votar. E isso faz muita diferença.

Jochann Daniel

25/04/2018 - 22h29

É o Instituto Millenium
trabalhando a todo vapor
(jornalistas, chargistas, humoristas, todos de altíssimo nível profissional)
derramando ódio
e servindo/trabalhando
para aos nossos inimigos.
Reles traidores da `Pátria,
pagos em dólares…

Gustavo Horta

25/04/2018 - 16h21

#LULALIVRE

O QUE PARECE É QUE ESTES GOLPISTAS TRAIDORES DA PÁTRIA E ENTREGUISTAS DE SEMPRE DO P(CC)SDB, PMDB E OUTRAS SIGLAS ASSOCIADAS À QUADRILHA ESTÃO TENTANDO, DETERMINADAMENTE, IRRITAR O POVO AO LIMITE, ATÉ QUE O POVO, INDIGNADO FINALMENTE, CHEGUE AO LIMITE DE REAGIR – O QUE ESTÁ MESMO DEMORANDO A ACONTECER.

NESTE PONTO, ELES JOGARÃO AS TROPAS SANGUINOLENTAS, BURRAS E IDIOTIZADAS EM CIMA DO POVO, COM O “DESCULPA PERFEITA” DE CONTER OS VANDALISMOS PROVOCADOS PELOS TERRORISTAS BADERNEIROS COMUNISTAS.

E A ‘CLASSE MÉRDIA’ APLAUDIRIA ENTUSIASMADAMENTE, COMO OUTRORA.

É MUITA FILHADAPUTAGEM…

DEVE SER ALGO ASSIM.

HAVERIA ALGUMA OUTRA EXPLICAÇÃO MAIS INTELIGENTE PARA TANTA ESTUPIDEZ E DESPREZO PELAS LEIS E PELA SOCIEDADE BRASILEIRA, PARA TANTAS INJUSTIÇAS E FRAUDES, ATÉ MESMO FRAUDES JUDICIAIS COMPROVADAS E IMPUNES?

HAVERIA ALGUMA OUTRA EXPLICAÇÃO INTELIGENTE PARA ESTE DESPREZO EXTRAORDINÁRIO PELA NAÇÃO E PELA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, COM A COBERTURA E PROTEÇÃO DOS AGENTES PÚBLICOS REMUNERADOS, E BEM PAGOS, PARA, AO CONTRÁRIO DE SUAS AÇÕES ATUAIS, PRESERVAR ESTES VALORES? SEM CONTAR, É CLARO, COM A PROTEÇÃO E BLINDAGEM NOJENTA DE UMA IMPRENSA NOJENTA E VENDIDA.

HAVERIA ALGUMA EXPLICAÇÃO INTELIGENTE PARA TANTA BADERNA NA SURUBA DO BORDEL GOVERNAMENTAL, INJUSTIÇAS, CRETINICE, CANALHICE, CAFAGESTADA E FILHADAPUTAGEM REINANTE NO PAÍS?

ESCULACHO, ESCRACHO, ESCULHAMBAÇÃO.

ALGUÉM PODERIA EXPLICAR ESTE GOLPE QUE NOS FAZ EXPERIMENTAR A VIDA NUM PUTEIRO DO BAIXO MERETRICIO?

COMO É LINDA A JUSTIÇA À BRASILEIRA! COMO É PEQUENA A JUSTIÇA À BRASILEIRA!
COMO SÃO PEQUENOS, INSIGNIFICANTES, SEUS ATORES NESTA PEÇA ONDE HÁ APENAS COADJUVANTES.

QUALQUER FILHO DA PUTA SE SENTE TUDO PODENDO. E, O PIOR DE TUDO, É QUE TÊM PODIDO MESMO FUDER COM QUALQUER UM NESTA SURUBA BRAZZZIIILLL.
É O BORDEL PAULISTANO BAHAMAS DO CAFETÃO CÃO IMPUNE.

> https://gustavohorta.wordpress.com/2018/04/25/como-e-linda-e-pequena-a-justica-a-brasileira-como-sao-pequenos-seus-atores/

COMO É LINDA E PEQUENA A JUSTIÇA À BRASILEIRA. COMO SÃO PEQUENOS SEUS ATORES.

    Joana Pinho

    26/04/2018 - 07h34

    Nao precisa ir ao mirabolante mundo da imaginacao. O povo brasileiro ja reagiu, invadiu as ruas, o congresso, arrancou Dilma do poder e pressionou pela prisao do Lula no maior levante popular revolucionario que esse pais ja viu (desafio citarem um maior em numero de pessoas). Agora temos que trabalhar, unir-mos e resconstruir. A era do pobre, rico, classe média, negro, branco, ja passou. Agora somos todos brasileiros. Fim desse teu discurso de ódio ja!

      Miguel do Rosário

      26/04/2018 - 08h55

      Muito bom seu comentário. Lula foi preso por pressão das “ruas” reacionárias e não por ser culpado. Quanto a um movimento maior, tem sim: quatro eleições seguidas, em que lula e dilma tiveram, somados, mais de 200 milhões de votos. O que vimos foi uma reação monstruosa de classes sociais manipuladas pela Globo.

      Mauricio

      26/04/2018 - 11h22

      Não Joana Pinho, não foi o maior levante popular, foi o maior levante de fantoches patrocinados pela Globo, FIESP, banqueiros, USA… Lula foi preso porque a condenação dele já estava pronta desde 2014. Para os manifestoches, é hora do brasileiro…rico,classe média e branco com todos os privilégios e os negros e pobres no relho e rédea bem curta.

      leonardo-pe

      26/04/2018 - 15h38

      é mais uma MIDIOTA PURA! essa Joana quis falar direito, falou BOSTA PURA!. mais 1 que passa recibo.

    Eloiza Augusta

    26/04/2018 - 12h04

    Importante a sua reflexão! Contribui bastante para nosso entendimento e esclarecimentos dos fatos, aqui neste espaço.


Leia mais

Recentes

Recentes