Menu

Jaques Wagner sai de visita a Lula fazendo elogios a Ciro Gomes

(Foto: Divulgação/Governo da Bahia). Com todo respeito ao grande Frei Betto, figura generosa, admirável, mas há uma diferença abissal entre alguém que não entende patavinas de política, e cai em qualquer armadilha bobinha da imprensa, e um gigante como Jaques Wagner, que eu considero o verdadeiro cérebro do PT, embora mal aproveitado pela atual burocracia […]

32 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: Divulgação/Governo da Bahia).

Com todo respeito ao grande Frei Betto, figura generosa, admirável, mas há uma diferença abissal entre alguém que não entende patavinas de política, e cai em qualquer armadilha bobinha da imprensa, e um gigante como Jaques Wagner, que eu considero o verdadeiro cérebro do PT, embora mal aproveitado pela atual burocracia partidária.

Enquanto Frei Betto sai da visita a Lula gerando manchetes desagregadoras, infelizmente logo repetida por setores ingênuos da militância petista, Jaques Wagner fez o contrário: saiu da visita a Lula com uma narrativa inteligente, em que elogia Ciro Gomes, com quem o PT pode, sim, vir a fazer aliança, no primeiro ou no segundo turno, e ao mesmo tempo se mantém firme à decisão de Lula e da direção petista de seguir com sua candidatura até o último momento.

Aliás, é uma coisa interessante. Toda vez que alguém visita Lula, a repercussão na imprensa envolve sempre o nome de… Ciro Gomes.

***

Na Folha

Após visitar Lula, Jaques Wagner tece elogios a Ciro

Apesar de aceno ao ex-ministro, Wagner diz que Lula está determinado a ser candidato

7.jun.2018 às 18h18
Ana Luiza Albuquerque

O ex-governador da Bahia Jaques Wagner voltou a acenar ao presidenciável Ciro Gomes (PDT) na tarde desta quinta-feira (7). Segundo ele, o pedetista é um “animal político”.

“Ciro foi ministro do presidente Lula, do Fernando Henrique, governador do Ceará. É um dos quadros mais preparados do Brasil para qualquer missão. Ele é um animal político desde a juventude”, disse em frente à Superintendência da Política Federal em Curitiba (PR), após visitar o ex-presidente Lula em sua cela.

Em maio, o ex-governador chegou a admitir a hipótese de o PT ocupar a vice de Ciro, caso Lula seja impedido de concorrer à Presidência. Dias depois, foi cortado pela presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, que disse que o pedetista não é tema dentro do partido nem das conversas com Lula.

Na tarde desta quinta, ainda que tecendo elogios a Ciro, Wagner reforçou que o ex-presidente está determinado a ser candidato.

“Ele considera o Ciro um candidato importante no campo progressista, conhece o perfil, e sabe que assim como está determinado a ir até o final, o Ciro também. Quem sabe a gente possa se encontrar no segundo turno”, disse.

O ex-governador afirmou que Lula não abre mão da candidatura –não pela paixão pelo poder, mas pela paixão de fazer o bem ao povo brasileiro.

Segundo Wagner, é “absolutamente normal” conversar com outras forças políticas. “Ele [Lula] governou conciliando interesses diferentes. Não vejo nenhum problema em conversar. Agora, vamos cada um correr no primeiro turno com sua candidatura.”

Questionado sobre o adiamento da convenção estadual do PT em Pernambuco, Wagner negou que a candidatura de Marília Arraes tenha sido derrubada.

“Achamos que ainda é precipitado retirar a candidatura dela. Evidente que quando a gente tem uma candidatura nacional como a dele, coloca a prioridade na nacional, mas não creio que seja a hora”, disse.

Conforme noticiou a Folha, o PT adiou a convenção para tentar minar o apoio à candidatura de Marília, em aceno ao governador pernambucano Paulo Câmara. Câmara tenta a reeleição pelo PSB, partido com o qual o PT tenta costurar uma aliança.

Wagner disse, ainda, que a conversa com Lula foi “boa e firme”. “Quis ouvir nossa análise sobre a conjuntura política. Anotou coisas, ficou registrando, discutiu”, afirmou. Também visitou o ex-presidente o governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

RUI CESAR MARTINS LOYOLA

08/06/2018 - 17h22

MIGUEL, tá na hora de mudar o nome aqui , prá não ficar chato bota O Cafezinho do Ciro. Tá muito escancarado o teu apoio ao candidato;

    Mordaz

    08/06/2018 - 18h52

    Tirou as palavras da minha boca. Estava eu terminando de ler o artigo e pensando em escrever exatamente isso.

Valcir Barsanulfo de Aguiar

08/06/2018 - 10h08

Miguel Cirou em demasia, J.Wagner fez apenasuma a lusão ao Ciro e mostrou tolerante com a perspectiva política. Vem O Miguel e muda o sentrido da observação. Devia falar do convite de Ciro ao Benjamim Steinbruch, aquele que acha que o trabalhador não precisa mais que 15 minutos para almoçar. Liberal e fascista sempre se misturam com facilidade.

    Augusto

    08/06/2018 - 11h32

    Com um histórico de Temer como vice, qualquer crítica nesse sentido é inócua.

      vitor

      08/06/2018 - 16h39

      Hahahahaha aí vc mata o rapaz…

    Marcelo Abb

    08/06/2018 - 14h54

    Você veja como opinião é uma coisa séria…

    Sou de esquerda, empregado de empresa pública, totalmente avesso à ideologia da direita, mas nesse ponto concordo com o Steinbruch.

    Almoço geralmente em 20 minutos e fico aqui na empresa “fazendo hora” por quarenta minutos, pois é o período mínimo de almoço. Na prática, fico trabalhando a mais e de graça.

    Não seria melhor poder almoçar mais rápido e voltar para casa mais cedo?

    Acho irresponsável chamar o cara de FASCISTA só por causa de um posicionamento como esses.

      Fehnelon

      08/06/2018 - 18h09

      A OMS recomenda um período minimo de descanso após o almoço, por necessidade física e mental. Esse “tempinho” extra que vc tem não apareceu do nada, nem “sempre esteve aí”, veio com luta, num tempo em que isso custava vidas.

Fehnelon

08/06/2018 - 09h45

Olha lá, aquela estrela que tentaram apagar…
* Qual a aliança possível com chacais, com hienas? Como aliar predador e presa?

Lula Livre!

Eliane Cerqueira

08/06/2018 - 09h37

Tenho ficado surpreendida: a coluna tem usado artifícios da mídia da Direita, como misturar o fato com opinião. Isso leva à inverdade, meu caro jornalista. Que decepção! Está claro que Wagner quer sair candidato como vice de Ciro de qualquer maneira. Ele sabe que o cargo de vice, no Brasil, tem uma grande chance de sentar na cadeira principal. Políticos são políticos. Mas o jornalista tem – teria – compromisso com a verdade. Não tente enfiar Ciro por nossa goela abaixo. Cada vez menos tenho vontade de vir aqui ler seu jornal. É exatamente por isso que não leio O Globo, Folha de São Paulo… Terei de incluir na lista O Cafezinho?

Lindolfo

08/06/2018 - 09h15

Pare de ser teimoso,

NÃO HÁ QUALQUER POSSIBILIDADE DE APOIO AO CIRO GOMES.

CIRO É QUINTA COLUNA.

LAMENTÁVEL.

Ediverte

08/06/2018 - 01h57

É isso mesmo! Somos todos progressistas, no primeiro ou segundo turno estaremos juntos, agora cada um se alia com seus iguais!
Ciro não vai aceitar ficar a sombra de lula para ganhar a benção do PT!
Essa seria a única forma de apoio do PT ao PDT , cujo interesse e garantir eleição de deputados e senadores, evitando o fim desse partido! (Justo! Mas não fica no Brasil , só nos interesses partidários)

Gabriel Soares

07/06/2018 - 22h31

O vice de Lula em 2002 foi empresário mineiro e foi cara muito correto o erro do pt foi o Temer de vice da Dilma

Rita

07/06/2018 - 22h28

Li essa peróla no artigo do Luiz Roque Cardia que foi publicado hoje no Cafezinho. Parece que o Ciro deve favores ao Steinbruch. O Luiz Roque diz que são amigos, mas a gente sabe como é amizade de empresário e político. Prestem atenção: “A própria “polêmica” em torno do nome de Benjamin Steinbruch é apenas um espantalho criado pela esquerda, e estimulado pela direita, para semear pânico nos apoiadores do pedetista. Steinbruch é um amigo pessoal de Ciro, que já o colocou numa posição estratégica no setor privado, a presidência da Transnordestina, subsidiária da CSN. E apesar das posições reacionárias em relação aos trabalhadores, o empresário é inimigo aberto do neoliberalismo e não é de hoje, basta conferir suas colunas na Folha de São Paulo que sempre atacaram o rentismo e a desnacionalização da economia brasileira, inclusive levados a cabo pelos governos petistas.” Até parece que o que um empresário desses escrever é para ser levado a sério. Olha, o cara comprou a Vale a preço de banana na época das privatizações, na crista da onda do neoliberalismo selvagem. Aí vem um Luiz Roque e diz que Steinbruch é “inimigo do neoliberalismo”. Quer nos fazer de otários.

    JOAO BATISTA

    09/06/2018 - 14h51

    Lula é amigo do Leo Pinheiro, do Marcelo Odebrecht, Romero Jucá foi líder do governo Lula, além dos amigos Temer, Geddel, Renan Calheiros, Jader Barbalho, José Sarney e muitos outros muy amigos. Petistas, olhem para os seus pés, pavões!

RODRIGO

07/06/2018 - 21h13

Nos EUA, a máquina partidária democrata descartou o Bernie Sanders, achando que ia conseguir vencer o Maluco do Trump.Deu no q Deu.” A história se repete primeiramente como tragédia e depois como farsa.” Vc tá correto M.do Rosário.

Selma Mendes

07/06/2018 - 20h49

Fofoca nada Miguel. Esse Steinbruch vai ser o vice do Ciro. Isso aí é o que vai acontecer mesmo. Você como blogueiro de política sabe que na política existem os boatos mais ou menos, meia bôca, e os que a gente bate o olho e já sabe que é fato. Se Ciro tiver uma curva pra baixo o Steinbruch desembarque antes de subir a bordo. Mas se subir vai tá lá o Cirão de braço dado com ele. É isso ai Rachel! E ainda vamos ter que usar o guardanapo do pão como papel higiênico!!

vezin

07/06/2018 - 20h08

miguel, quem escutou a fala do wagner simplesmente ouviu que tem que ter diálogo sim. ponto. e deixa bastante claro que primeiro turno é lula.

    Miguel do Rosário

    07/06/2018 - 20h29

    Exato. É isso, e nada mais, que está no post. Ninguém falou que ele disse outra coisa.

      vezin

      07/06/2018 - 21h29

      Miguel, quando você escreve essa frase: “elogia Ciro Gomes, com quem o PT pode, sim, vir a fazer aliança, no primeiro ou no segundo turno”, tinha que ter deixado absolutamente claro que a segunda parte era uma opinião sua. E não deixa. Você escreve bem, por que não deixa claro? Quem não ouviu a fala de Wagner pensa que ele falou isso… Fora o que você fala de Frei Betto, Miguel, ele faz política desde antes de a gente nascer… Eu defendo o teu direito de defender Ciro, mas não precisa disso cara!

      Fehnelon

      08/06/2018 - 10h40

      Posta o video! Deixa os leitores verem por si.

      * Q bosta hein… Como a “ideologia” é capaz de deturpar valores e entorpecer o senso crítico. (obviamente, me incluo na observação)

      *Conversa Afiada age igualzinho mas, pelo menos, exibe propaganda do governo do Ceara.

      José

      09/06/2018 - 04h54

      Miguel, como vc apela, cara…eu assisti ao vivo a entrevista.

      Sabe o que ocorreu?

      Foi assim, jornalistas insistiram (como sempre) para saber se o PT iria apoiar Ciro.
      Aí Jaques Wagner respondeu que não ia rolar, que Ciro é um ótimo quadro, mas que o PT já tinha candidato que é o Lula.

      Esse tipo de manchete, que utiliza AS MESMAS ESTRATÉGIAS DO PIG que vc e PHA amorim tanto criticavam DÃO NOJO. E a leitura sobre SEMIÓTICA que vc tanto fazia sobre estas estratégias de manchetes e textos, deixou pra lá ou t´pa usando para tentar manipular os que ainda frequentam seu blog na esperança de encontrar honestidade intelectual?

      Que esquerda é essa que age com má fé e desrespeito a inteligencia dos seus leitores?

Rachel

07/06/2018 - 20h07

Desiste Miguel, desiste. Não tem plano B. E Ciro ”é um político importante mas, não uma liderança”. E quem fala por Lula é Gleisi, a presidenta do partido.

    Fehnelon

    08/06/2018 - 10h41

    Lula Livre!

Délcio Berg

07/06/2018 - 20h03

No Brasil, mais comprometido vira “mais preparado”, mais malandro vira “com muita expertise” e o político salamandra é “a liderança mais confiável do país”. Ciro, o vagabo mais desleal da república é vendido como dono de um “caráter imexível”. Meu amigo, o canalha não passa de um aventureiro que deve tudo às mexidas dos pauzinhos da política oligárquica do nordeste. O pai foi membro do PDS, o partido da Ditadura, e colocou o Cirinho recém saído da facul para ser o procurador do município. Ciro é filhote réptil do PDS; Depois o muquirana aprendeu a rodar a baiana conforme o xaxado do momento. Ciro é canalha? Não sei dizer ao certo. Ainda não onheço a definição de canalha do Aurélio. Mas eu não confio nem indico. Lê isso meu amigo, que está lá na wikipédia dessa entidade abjeta e tem cara de ter sido escrito pela sua própria assessoria: ” Já afirmou que nunca pertenceu à Arena e só se filiou ao PDS para não entrar na política contra seu pai, que era prefeito e ‘estava em marcha sua sucessão’.” Por que ele não disse: só entrei no PDS para afinar minha política com a do papai? Por quê? Porque ia transparecer que é um oportunismo oligárquico sem caráter.. Só isso.

    Maringá Silva

    07/06/2018 - 20h08

    Acho que esse comentário é maldoso e vem de algum desafeto. Olha, eu confio no Ciro. Podem dizer que ele é safado, e daí? Qual político que não muda de partido? Eu acharia estranho se ele estivesse no mesmo partido até hoje. O cara representa o futuro, o novo, não pode ficar sempre no velho. Ele está sempre buscando novos desafios, novas referências na política. Quando chegar no poder, eu acho que ele não vai parar. Pode mudar de partido, até pode jogar o programa dele no lixo. Isso não é nada demais, acontece sempre na política. O importante é ele governar direitinho, ser ordeiro, levar esse Brasil para o lugar que ele merece e de certo vai estar.

      Gabriel Soares

      07/06/2018 - 22h30

      Miguel o Ciro Gomes foi deputado estadual prefeito de Fortaleza governador do Ceará o melhor governador que Ceará já teve 1991 saiu pra ministro da fazenda depois ministro da integração nacional governo Lula em 2006 foi candidato a deputado federal proporciona mais votado do Brasil ?? 16% dos voto do Ceará depois de 20 anos quem falar mal do Ciro é desonesto sim ?? nunca respondeu nem processo não milionário em 2006 tinha patrimônio de 400 mil reais ? e cara decente é um orgulho o Ciro Gomes

    Rachel

    07/06/2018 - 20h18

    E anda rolando nos blogs que o vice dele vai ser o Steinbruch que já se afastou da FIESP e se filiou a um destes partidecos , nem sei qual. Que legal vamos comer um sanduíche com uma mão limpando a bunda com a outra , nos quinze minutos que teremos direito para comer, e ir ao banheiro em uma jornada de 12 horas. Isto quando o patrão chamar porque será trabalho intermitente. E sonharemos com a Inglaterra do século XVIII , lá sim o trabalho tinha direitos.

      Miguel do Rosário

      07/06/2018 - 20h28

      Fofoca. Não tem vice definido ainda.

        Selma Mendes

        07/06/2018 - 20h46

        Fofoca nada. Isso aí é o que vai acontecer mesmo. Você como blogueiro de política sabe que na política existem os boatos mais ou menos, meia bôca, e os que a gente bate o olho e já sabe que é fato. Se Ciro tiver uma curva pra baixo o Steinbruch desembarque antes de subir a bordo. Mas se subir vai tá lá o Cirão de braço dado com ele. É isso ai Rachel! E ainda vamos ter que usar o guardanapo do pão como papel higiênico!!

        Fehnelon

        08/06/2018 - 10h52

        Mentira! Não é “fofoca”. Alias, exemplo de como é possível mentir, falando verdades.
        Não tem vice definido, mas as conversas existem sim, e não começaram agora. Esse “alinhamento” já vinha sendo “previsto” e exposto…

        * PT e Lula não serão “substituídos”, é o próprio espaço progressista no poder, que está em jogo. A luta é contra uma força bem maior que aquela vislumbrada na arena politica. O roteiro que vcs estão seguindo é como num “video poker”, vc pode até achar que ganha, mas no fundo está sujeito as regras da “programação” da maquina.

    Benoit

    08/06/2018 - 09h35

    Delcio, voce pode não confiar no Ciro, mas o Lula confiou. Quanto a mudar de partidos, isso é besteira. No Brasil houve uma ditadura com dois partidos que veio de outros tempos quando o mundo era dividido em blocos. Depois disso criaram-se de repente no Brasil uma multidão de partidos sem muita definição, sem grandes programas, havia partidos “socialistas” neoliberais e por aí adiante. As pessoas evoluem desde a época de juventude. E é inteiramente natural que ele tenha inicialmente seguido a influência do pai dele. É melhor do que aqueles que são “rebeldes” na juventude quando não têm nenhuma responsabilidade e depois que ficam mais velhos viram reacionários. Ou então os filhos todos do Bolsonaro seguindo até o fim a linha do pai e enchendo os bolsos de dinheiro na política.

josa

07/06/2018 - 19h50

Frei Beto não entende de politica,me faça chorar,pois rindo já estou,a broca é que os blogueiros tão querendo fazer Cyro de esquerda e traça estrategia ao seu gosto


Leia mais

Recentes

Recentes