Sabatina de Manuela na Carta Capital

Foto: Juca Varella - 16.jul.14/Folhapres

Pesquisa XP (sim, aquela mesma) mostra Haddad em 2º lugar

Por Miguel do Rosário

07 de junho de 2018 : 23h01

Lembram da XP Investimentos? O Cafezinho publicou, semanas atrás, um post com uma pesquisa da empresa, feita pelo Ipespe. Fui muito xingado. Muito mesmo. Eu tive até que fazer um outro post para me defender de tantos ataques. Supostos petistas (não creio que são petistas de verdade) me chamaram de “vendido”, que o Cafezinho tinha “morrido”. Tudo porque eu divulguei uma pesquisa (assim dizia a pesquisa XP) que mostrava Bolsonaro à frente de Lula no segundo turno.

Hoje o Valor informa que o XP fez uma outra pesquisa, com o mesmo Ipespe, por telefone, que mostra Haddad em segundo lugar, quando é apontado como o “candidato de Lula”.  Suponho que alguns que me xingaram agora vão divulgar a mesma sondagem, ou não vão xingar quem a publicar. Alguns até mesmo esquecerão a máxima de que “eleição sem Lula é fraude” (conceito que, acabaram de me contar, não conta com a simpatia de Lula)…

É bom alertar, portanto, aos internautas. A mesma pesquisa XP Investimentos que agora dá 11% para Haddad é a que dá vitória – 37% X 35%, na verdade um empate técnico –  a Bolsonaro, num eventual 2º turno entre o fã da tortura e Lula.

Então, olho vivo: é preciso muito trabalho, desprendimento, generosidade e, sobretudo, aliança, para vencer a direita nas eleições deste ano.

De qualquer forma, uma pesquisa por telefone nunca é muito confiável. Aconselho aos internautas a aguardarem, com paciência, a pesquisa Datafolha de domingo.

No Valor

Haddad fica em 2º lugar em pesquisa que o indica como candidato de Lula

Nanico nas pesquisas convencionais para presidente da República, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) salta para o segundo lugar, com 11% das intenções de voto, em uma simulação que associa sua eventual candidatura à figura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A constatação aparece no relatório de uma pesquisa telefônica que ouviu mil pessoas, realizada entre os dias 4 e 6 de junho pelo Ipespe por encomenda da XP Investimentos. O material foi distribuído na noite desta quinta-feira (7) a um grupo de “clientes institucionais” da corretora.

O instituto testou quatro cenários eleitorais. Haddad marca 3% quando seu nome é citado isoladamente, sem associação com Lula. Nesse quadro, o deputado Jair Bolsonaro (PSL) lidera isolado com 22%, seguido por Marina Silva (Rede), com 13%, Ciro Gomes (PDT), 11%, Geraldo Alckmin (PSDB), 8%, e, Alvaro Dias (Podemos), 6%. Outros concorrentes somaram, juntos, 3%.

Numa outra simulação, os pesquisadores leram os nomes dos pré-candidatos normalmente, mas usaram a expressão “Fernando Haddad apoiado por Lula” no momento de mencionar o petista como opção. Bolsonaro continuou líder, mas agora com 21%. Haddad ficou em segundo lugar com 11%, percentual idêntico ao obtido por Marina. Ciro marcou 9%, Alckmin, 8%, Alvaro Dias, 6%. Outros nomes somaram 6%.

“Usamos essa estratégia de pesquisa justamente para tentar antecipar o crescimento de Haddad quando ele receber o apoio de Lula”, disse a diretora-executiva do Ipespe, Marcela Montenegro, em entrevista ao Valor. “Não dá para supor que um nome apoiado por Lula tenha só 3%.”

O Ipespe não faz simulações com outros personagens que eventualmente poderiam ser apoiados pelo ex-presidente, como os ex-ministros Jaques Wagner e Patrus Ananias ou a senadora Gleisi Hoffmann (PR). Mas, por via das dúvidas, testou um cenário com o próprio Lula candidato, conforme vem sendo defendido pela direção do PT. Nessa simulação, o petista lidera com 30%. Bolsonaro fica em segundo com 20%, seguido de Marina, com 10%, Alckmin, 7%, Ciro, com 6% e Alvaro Dias, 5% – outros, 6%.

Os pesquisadores fizeram ainda uma simulação sem nenhum petista no rol de candidatos. O resultado apurado foi Bolsonaro líder isolado com 23%, Marina, com 13%, Ciro, 11%, Alckmin, 9%, Alvaro Dias, 7%, e, outros concorrentes, 4%.

A XP contratou o Ipespe para fazer rodadas semanais de pesquisas telefônicas para presidente até outubro. A partir de agosto, a amostra subirá para 2 mil entrevistas, o que proporcionará uma redução na margem de erro. (…)

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

23 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Getulio Evangelista Neto

08 de junho de 2018 às 19h33

Vice de Lula ….Haddad ou Requião?

Responder

vitor

08 de junho de 2018 às 15h22

Essa pesquisa da XP mata a candidatura do Ciro. Já era, Café…

Responder

Realista

08 de junho de 2018 às 15h03

https://www.youtube.com/watch?v=2wT25iI6vMU

Olha lá, aquela estrala que tentaram apagar, não se apaga, não se rende.
Chama, chama que o povo quer, chama, chama que o homem dá jeito.

LULA 2018
Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a chegada da primavera.

Fique à vontade Miguel, para tentar deter a primavera.

Responder

josa

08 de junho de 2018 às 14h32

O problema Miguel é querer empurra Cyro como de esquerda,ele é de direita sem ser golpista,Igual Armando Monteiro ,mas de direita

Responder

Nilson

08 de junho de 2018 às 12h42

Com ou sem datafolha, Lula, presidente; Ciro, nunca!

Responder

Nilson

08 de junho de 2018 às 12h38

Esperar pelo datafolha? O cafezinho, realmente….. já era!

Responder

sergio

08 de junho de 2018 às 10h57

Miguel
Você quer Ciro. Ok e uma opção sua
Agora entenda que você e um jornalista e que não deve tentar manipular as pessoas
Ciro não e Brizola
Ciro está só usando o PDT, como muitos outros fizeram
Essas pesquisas da XP , ou Itaú ,e só manipulação
Querem o Lula fora
Esquece porque realmente está chato, e ficando insustentável

Responder

Maria Telma

08 de junho de 2018 às 10h25

Xp é uma empresa do itau. Data folha da folha. Enfim, não dá para confiar muito em nenhum desses institutos de pesquisas. Em cenários muito mais simples eles já erraram feio.
Quem o pt apoiar agora será minado pela lava jato e pela globo, é inócuo indicar um candidato agora. Só um tubarão como o Lula suporta todo dia um ataque da globo.
E tem outros pormenores que não valem a pena apontar aqui. Apoiar ou indicar um candidato agora é facilitar o trabalho da lava jato, da direita etc. A lava jato age como um partido nazifascista.
Perdido por um perdido por mil. Eleição se ganha com estratégia tb e não só com a infantaria.

Responder

Railton Melo

08 de junho de 2018 às 10h01

Porra. O Cafezinho hem? quem diria

Responder

Lindolfo

08 de junho de 2018 às 09h18

Haddad é que nem Ciro o farsante de Pindamonhangaba..kkk..

Um bom quadro…

Miguel, esquece Ciro.

Tá chato e ficando feio.

Responder

    Curió

    08 de junho de 2018 às 09h37

    Fotos de efeito. Haddad maior que Lula. Lula olhando para cima para ver o Haddad.
    Este cabra há semanas atrás estava no acampamento Lula Livre em Curitiba ao Lado da Greice…
    Ela se esgaçava de vibrar, falar, cantar, aplaudir, na maior participação. Ele não aplaudiu nem abriu a boca! Parece que estava sentindo catinga de povo. O Lula jamais o indicará para vice. A tarefa dele é outra. Desse jeito nem a esposa vota nele.

    Responder

Lindolfo

08 de junho de 2018 às 09h16

Uma M…

Responder

sergio sala

08 de junho de 2018 às 09h09

ENTAO É SO POR O DORIA.. QUE ELE DETONA O HADADA DO CRACK NO PRIMEIRO TURNO ..
KKKK

HADAD ?? ELE JA PAGOU QUEM ELE DEVE DA OUTRA CAMPANHA ?? OU ESTA ESPERANDO A ODEBRECHT PAGAR ??

BOLSONARO PRIMEIRO TURNO.
VOTEM 17..

A VIOLENCIA NO RIO DE JANEIRO ACABOU PERCEBRAM ???

BOLSONARO FARA MELHOR.

Responder

Cristina Cardoso Nunes

08 de junho de 2018 às 08h57

Prezado Miguel Rosario,
Abri a pesquisa da XP e não encontrei em qual cenário o Haddad aparece em 2. lugar.

Cristina

Responder

Djailson Siqueira

08 de junho de 2018 às 07h48

Esse problema das pesquisas de direita é que são feitas ao seu Bel prazer, indicando, eles mesmos o possível candidato de Lula.
Brevemente vão fazer pesquisas com simulação de Marina Silva, Álvaro Dias, Seu Zé da Venda, Antônio Motorista de Ambulância, onde todos serão indicação de Lula.
Acredito que existe uma diferença muito grande entre um suposto candidato de Lula é um que realmente seja indicação de Lula.
Com toda certeza um candidato oficialmente indicado por Lula ficaria na frente do neonazista e…do Ciro.

Responder

    Benoit

    08 de junho de 2018 às 09h39

    Não existe certeza nenhuma.

    Responder

Walter

08 de junho de 2018 às 07h32

O grande problema é que isso não é reproduzido em outras pesquisas.

Responder

Flavio Luiz Sartori

08 de junho de 2018 às 00h49

Esta pesquisa provavelmente é uma armadilha para tentar forçar o PT a colocar o Haddad de Vice do Lula, isto porque muito provavelmente o Haddad deve ter uma propensão a ter maior rejeição principalmente em São Paulo e também na região sul. Esta chegando o momento do PT definir esta questão do vice do Lula, que é fundamental para saber qual a possibilidade de cabeça de chapa do PT caso o impedimento de Lula não possa ser revertido na justiça como esperam os golpistas.

Responder

    Benoit

    08 de junho de 2018 às 09h41

    Quem é que voce acha que deveria ser o candidato do PT a vice e depois possivelmente a presidente?

    Responder

      Nilson

      08 de junho de 2018 às 12h45

      Celso Amorim.

      Responder

        vitor

        08 de junho de 2018 às 15h39

        Cara, vc já prestou atenção no Celso Amorim falando? Carisma negativo. Melhor o Haddad mesmo..

        Responder

Brasileiro da Silva

07 de junho de 2018 às 23h52

Miguel, parabéns pela sua luta em busca da informação. E nenhuma pesquisa, seja por telefone ou pessoalmente, é confiável 4 meses antes da eleição.

Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com