Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

Os coordenadores de programas de esquerda Fernando Haddad (Lula), Luís Fernandes (Manuela D’Avila) e Nelson Marconi (Ciro Gomes), participam do debate O Que nos Une, na casa do Povo - Isabel Fleck/Folhapress

Candidaturas de esquerda discutem pontos de convergência em São Paulo

Por Miguel do Rosário

01 de julho de 2018 : 12h46

Representantes do PCdoB e do PDT se mostraram favoráveis à união da esquerda no primeiro turno. Haddad, do PT, teria colocado “freio” na conversa, segundo a repórter da Folha.

***

Na Folha

Concorrentes de Lula na esquerda defendem acordo para candidatura única já no 1º turno

Evento em SP reuniu Haddad e representantes das campanhas de Ciro, Boulos e Manuela

30.jun.2018 às 9h00

Por Isabel Fleck
SÃO PAULO

Em um evento programado para discutir “o que une” as pré-candidaturas de esquerda ao Planalto, os coordenadores dos programas de Ciro Gomes (PDT) e Manuela D’Ávila (PC do B) defenderam na noite desta sexta (29) um acordo já no primeiro turno, mas foram freados pelo ex-prefeito Fernando Haddad (PT).

“Tenho certeza que estaremos juntos no segundo turno. Mas o que eu temo é que, no segundo turno, estejamos juntos fora da disputa”, disse o representante da campanha de Manuela D’Ávila, Luís Fernandes, aos demais participantes do debate realizado na Casa do Povo, em São Paulo.

Apesar de um pouco menos pessimista, o economista Nelson Marconi, coordenador do programa de campanha de Ciro, também citou a necessidade de conversas para uma candidatura única.

“O que está em jogo é um projeto conservador ou um projeto progressista legitimado. A população pode legitimar um dos dois projetos, e a gente tem que fazer de tudo para que o nosso projeto seja legitimado”, disse, acrescentando que isso “logicamente envolve um acordo entre o campo progressista”.

Logo após as declarações dos dois, no entanto, Haddad —que foi representando a pré-candidatura de Lula, mas que também é visto como plano B do PT na disputa— repetiu que o partido “não pode e não vai abrir mão” do ex-presidente.

“Como os petistas, nós, podemos abrir mão do Lula? Nós não temos condições políticas, morais, intelectuais, programáticas de abrir mão do Lula”, disse, atraindo aplausos menos efusivos que Fernandes ao questionar se há sentido para as candidaturas de esquerda não estarem unificadas no primeiro turno.

Manuela tem entre 1% e 2% das intenções de voto, segundo a última pesquisa Datafolha, realizada no início de junho. Ciro teria entre 6% e 11%, enquanto o PT teria 1% com Haddad e 30% com Lula, que está preso após condenação em segunda instância pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Pela Lei da Ficha Limpa, ele está inelegível.

Guilherme Boulos (PSOL), que também enviou uma representante na conversa desta sexta, aparece oscilando entre 0% e 1% das intenções, dependendo do cenário. A representante de Boulos, Natalia Szermeta, mencionou o fato de não haver uma candidatura única de esquerda como consequência da “falência do sistema político”, mas não chegou a defendê-la.

No fim do debate, Haddad afirmou a jornalistas que a candidatura de Lula é “incontornável”.

“Se tiver prévias com o nome dele, a gente pode até discutir. Mas prévias sem o nome dele não me parece democrático”, disse o ex-prefeito. O evento foi organizado pelo movimento “Quero Prévias”, que quer o modelo para a escolha de candidaturas e programas.

Questionado pela Folha sobre a reação do petista, Marconi disse que o PT tem direito de querer manter o ex-presidente na disputa.

“Seria interessante ter uma candidatura única, mas não sei se viabiliza. No mínimo a gente tem que conversar pra ver se consegue fazer uma coisa mais para frente”, afirmou.

Ele, no entanto, nega que Ciro possa ser o pré-candidato a ceder. “Ninguém está falando que o Ciro está pensando em desistir, assim como o Lula não está pensando em desistir. Não estamos nesse estágio da conversa.”

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

58 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Sebastião Farias

07 de julho de 2018 às 20h46

Meus parabéns, Miguel, pela oportuna, informativa e instrutiva matéria, de tão grande importância política nacional e, que nos estimula a meditarmos sobre o nosso papel e responsabilidade nessa conjuntura, bem como a nos autojulgar em relação ao nosso esforço de melhoria de nossa consciência política e cidadã, para sermos, agentes responsáveis de mudanças do que não concordamos, para nossa nação.
Aos patrícios, parlamentares e formadores de opinião,que ainda amam o Brasil, conclamo a todos, a tomarem uma atitude responsável, de cidadãos, em defesa da soberania nacional, antes que seja tarde.
De nossa parte, é com muita indignação, como cidadão brasileiro, que vemos mais uma vez, a nação brasileira definhar e assistir calada e humilhada, a todos os tipos de afronta moral e ética, de desrespeito à Constituição Federal e aos direitos das pessoas, grassarem e, pior, serem praticados pelos Poderes da República e suas instituições, para quem foram outorgados, Poder popular através do voto do povo e/ou, nomeados nos termos da CF, para , exatamente, impedirem isso, o caos jurídico, social e político, do país.
Ironicamente, caberia a essas autoridades e/ou agentes públicos, sim, valorizarem, protegerem e defenderem a Constituição Federal, o estado de direito, a democracia, a governabilidade responsável e comprometida com o bem-estar comum e a proteção do cidadão, além de promoverem a paz social da nação e, promoverem e fazerem justiça imparcial para todos, protegerem e defenderem o Patrimônio Público, a Defesa, a Segurança e a Soberania Nacionais e, o que vemos? O que temos? O que somos? Onde vamos chegar, sem protagonismo do povo?
Também nos incomoda, à luz de todos esses acontecimentos, quando lembramos da grande contribuição dada pela juventude e pelos estudantes brasileiros, como mostram suas memórias de vida organizada, nos respectivos sites (http://www.une.org.br/memoria/ e http://ubes.org.br/memoria/historia/ ), à redemocratização do Brasil e, agora? Onde estão a juventude e os estudantes brasileiros que não opinam? Que não falam ou se manifestam unidos, de forma racional e responsável, sobre o que está acontecendo com o Brasil?
Simplesmente, se acomodam e se omitem sem luta, pelo que sonham, achando mais fácil, diferente de seus colegas heroicos do passado, dizerem que pretendem deixar o país em vez de lutarem por sua pátria ( https://www.brasil247.com/pt/247/poder/358637/O-Brasil-p%C3%B3s-golpe-62-dos-jovens-querem-partir.htm ) para e irem para onde?
É esse o Brasil dos vossos sonhos, no presente e das gerações futuras que imaginam? é esse o Brasil que querem para vós e para os Brasileiros? É esse país que querem para seus pais, para seus familiares, parentes, amigos e, para seus filhos e netos?
Então, chegou a hora dos Debates e das Reformas protagonizadas pelo dono legítimo do Poder, O Povo Brasileiro, sobre alguns pontos essenciais para a sociedade, que sejam base sólida, para se refundar a estrutura institucional ultrapassada, do Brasil, em benefício do povo. És aí, nossa humilde contribuição.
i) Estabelecimento de Uma Assembleia Nacional Constituinte e Governativa de coalisão das forças democráticas de boa vontade, legitimada pelo Povo e, compromissada em realizar e assegurar, respeitando a Constituição Federal e, de conformidade com a vontade soberana do povo, a paz social, a justiça imparcial para todos os cidadãos e a governabilidade responsável e ética;
ii) Propugnar, pela instalação, em nome e por vontade soberana do povo brasileiro, de um Governo Democrático e Pacificador, que se comprometa em defender e manter a Unidade Nacional, de modo a assegurar que o país e suas instituições, continue funcionado e respeitando a Constituição Federal;
iii) Promover imediata intervenção na Petrobras, para evitar sua destruição e, nas privatizações suspeitas do Pré-Sal, a segurança econômica da Pátria que, juntamente com àquela importante empresa nacional, são os pilares da Ponte para o Futuro do Brasil e das gerações futuras, bem como para normalizar o abastecimento interno de combustíveis e rediscutir com a nação, uma nova política de combustíveis e escala de preços justos interno, para a produção, distribuição e para os consumidores, com foco no interesse nacional;
iv) Promover e defender a democracia e o estado de direito e, assegurar a realização de eleições diretas já, em 06 meses;
v) Reforma sim e já! da Estrutura Institucional Atual do Estado Brasileiro corrompida, para uma Nova Estrutura Institucional Ética do Estado Brasileiro, isenta de Privilégios em todos os Poderes constituídos;
vi) Promover uma Reforma Política e Partidária do Brasil Ampla, discutida, debatida e legitimada pelo Congresso Nacional, conforme a vontade e interesse do povo;
vii) Uma Reforma Ampla e Democrática do Poder Judiciário Brasileiro, sem corporativismo e privilégios corporativistas;
viii) Uma urgente Reforma Tributária Cidadã Justa, que por ordem decrescente, priorize a tributação das grandes fortunas; dos lucros dos bancos e de investimentos improdutivos (rentismo); dos bens patrimoniais e das heranças; do consumo (diminuindo a carga tributária de quem produz, principalmente, dos pequenos e micros empreendedores, que geram empregos e renda para o país e, dos assalariados); dos serviços, etc;
ix) Programa de Renegociação de dívidas dos Micros, Pequenos e Médios Produtores e Empresários, rurais e urbanos, que permitam essas categorias continuar funcionando, produzindo riquezas e gerando empregos;
x) Cobrança imediata, ágil e justa, sem privilégios ou parcialidades, das dívidas dos sonegadores do Tesouro e/ou da Previdência e, renegociação justa de dívidas permitidas por lei, quando for o caso;
xi) Implementação de Uma Reforma global da Previdência com participação da sociedade, que seja justa e honesta para os contribuintes, que tenha como objetivo, assegurar com os recursos arrecadados, a autossuficiência do Sistema Previdenciário para garantir a liquidez dos pagamentos de benefícios de aposentadorias, de seguridade e assistência social e de saúde dos seus segurados, etc;
xii) Que fique definitivamente, proibido a utilização indevida e/ou transferência dos recursos da Previdência, por quem quer que seja, para fontes estranhas à Atividade Previdenciária Nacional e, aos fins a que se destinam;
xiii) Promover com urgência, uma Reforma Trabalhista Justa, discutida, debatida e legitimada pelo povo, que reconheça e valorize, esses que são os verdadeiros construtores da nação e, que seja assegurados conforme a CF, os seus direitos trabalhistas integrais e a proteção contra o desemprego, pois, decorrente deles como consumidores, são os recursos circulantes que realimentam o mercado interno e sustentam os setores econômicos, gerando mais empregos, mais renda e impostos para o tesouro público;
xiv) Objetivando assegurar na Constituição Federal do país, para a atualidade e para as gerações futuras da nação, o respeito e a prática cívica legais, por quaisquer cidadãos brasileiros, do Sistema de Governo Presidencialista e do Estado Democrático de Direito, assim como, para evitar-se daqui para a frente, a materialização de golpes políticos, militares, jurídicos, etc, de quaisquer forma, que atentem contra os interesses e direitos constitucionais do povo, contra a unidade, a segurança e a paz social do Brasil, que seja regulamentado com urgência preceitos constitucional existentes sobre o assunto e, se não houverem, que seja aprovado com a mesma urgência, Emenda Constitucional ou peça jurídica legal, para amparar constitucional e juridicamente, essa exigência justa e anseio do povo brasileiro.
xv) Complementar ao pleito cidadão e justo, do item anterior, que todos os golpistas, pessoas e/ou organizações, independente de quem sejam, que atentem contra os interesses e direitos constitucionais do povo; contra a democracia, o estado de direito e contra o Sistema de Governo Presidencialista estabelecido; contra a unidade, a segurança e a paz social do Brasil, sejam considerados inimigos do Brasil e traidores da pátria, bem como seus crimes capitulados como crimes hediondo, contra a humanidade e inafiançável e, sua punição, deve ser exemplar, com cumprimento integral da pena em ambiente fechado.
É isso, caros jovens e estudantes brasileiros, espelhem-se, na consciência política demonstrada pelo povo mexicano (https://www.brasil247.com/pt/colunistas/josereinaldocarvalho/360305/M%C3%A9xico-de-p%C3%A9-versus-golpistas-de-joelhos-perante-o-imp%C3%A9rio.htm ), célula de liberdade que, libertando seu país das garras do neoliberalismo, serve de exemplo de luta para todos nós. Despertem, portanto para as ruas, para as praças, logradouros, auditórios, etc, pois esses, são os seus púlpitos pela defesa da Cidadania, pela defesa do Estado de Direito e Pela defesa da Democracia e da soberania de nossa Pátria e, cantem bem alto e sem medo, o Refrão da sua canção:
“São os estudantes a energia,
que fará desta nação,
A bomba que o mundo ouvirá,
Num brado de libertação”.
São essas, as nossas singelas sugestões e contribuição, à correção desses desvios de comportamentos sucessivos e de falta de ética, de patriotismo e de respeito à Constituição Federal do país e ao povo brasileiro, por quem foram eleitos e/ou nomeados nos termos da CF, para exatamente, promoverem a paz social, a justiça imparcial para todos, igualmente e, promoverem o bem-comum para a nação e seu povo.
Melhorem e aperfeiçoem essas sugestões e discuta com seus amigos e parentes.
Quebrem a inércia e abaixo o comodismo, o Brasil precisa de vocês. VIVA O BRASIL LIVRE DO ENTREGUISMO, INDEPENDENTE E SOBERANO.

Sebastião Farias
Um cidadão brasileiro e nordestinamazônida

Responder

Batista Neto

06 de julho de 2018 às 12h40

Uma questão instigante que paira incompreendida na atual conjuntura em que se debate a candidatura apenas de candidatos livres e soltos. Ou seja, que não estão presos porque não incomodam os poderes que se reuniram em torno de um “…grande pacto nacional, com STF, com tudo…”. O busílis da questão é o seguinte:
Está muito claro que o judi$$iário é a “guarda pretoriana” que defende referidos poderes reunidos no citado grande pacto nacional e que as gangues dominantes dessa guarda pouco estão preocupadas com o Brasil, com o povo brasileiro e, menos ainda, com as LEIS, ora, as leis. Aqueles que ocupam, ou ocuparam posições de liderança no espectro político que incomoda tais poderes está sob investigação, sendo processado, previamente condenado perante a opinião pública (publicada, da GLOBO), ou condenado e preso. Nesse quadro, salta aos olhos uma questão: Porquê o Ciro, sendo empresário, homem de negócios regulados por um emaranhado de regras e normas legais, não está ou nunca esteve sujeito a qualquer investigação de parte de referida “guarda pretoriana”, defensora dos interesses das oligarquias escravagistas? Será porque ele é honesto? Não, porque isso é absolutamente irrelevante. Porque honesto, aliás, radical e obsessivamente honesto é o Lula porque teve nas mãos o poder de interferir nas decisões de destinação de trilhões de reais do Orçamento da União, durante doze anos, teve todos seus direitos de sigilo e privacidade devassados, foi submetido a todo tipo de ameaças e intimidação, execração pública continuada, calúnias, difamações, em investigações submetidas a sigilo judicial escandalizadas por meio de vazamentos criminosos e, depois de todo esse imenso investimento em investigações criminosas, com magnífico desperdício de recursos públicos, as únicas bases que encontraram para acusá-lo e condená-lo carecem das mínimas formas de sustentação comprobatória. Esse é o CARA que teve a seu favor um atestado de idoneidade e ilibada conduta fornecido pelos seus piores adversários. Ou seja, quem incomoda é vítima de prova forjada e plantada e, com base nela é afastado da vida pública. Por isso eu quero votar num cara que incomoda o SISTEMA. Se o Ciro apresentar um processo, ou mesmo uma denúncia à ju$ti$$a contra si, eu passarei a observar a sua postulação com olhos mais interessados.

Responder

Damião Bonfim

03 de julho de 2018 às 09h50

CORRIGINDO: Ciro Gomes tem dado a conhecer um programa de governo bastante afinado com a esquerda. É, atualmente, a real contraposição ao até então, exitoso discurso liberalista de Jair Bolsonaro – os próprios bolsonaristas tratam a candidatura de Ciro como antagônica a de seu “mito” (e de certa forma, fazem campanha para o Ciro, quando o atacam, porque evidenciam). Por outro lado, o PT até agora tem apresentado como “Plano de Governo” O LULA. Talvez porque leva ao extremo a tese de que Lula é mesmo uma ideia (que satisfaz tudo, inclusive a falta de propagação de um plano de governo, relegada a uma candidatura vocacionada ao impedimento legal, o que todo petista esclarecido, no fundo está ciente. Por isso, mesmo os mais ciosos do PT trabalham com a tese de que levam o nome do Lula ATÉ ONDE der, porque sabem que a teimosia tem limite. E para justifica essa ânsia de ser o único e legítimo porta-voz da esquerda, muitos do PT, sempre que podem, veem Ciro Gomes como um opositor, ou melhor, fazem dele um.

Ou o PT acorda, ou provavelmente teremos de ver um Jair Bolsonaro disputado 2° turno com o candidato do PSDB. E para completar essa busca pela frustração plena PROVOCADA, após essa eleição, terá de ver Lula sendo solto, para ajudar o PT a pensar 2022.
Se o PT não acreditasse no voto de cabresto (quem o Lula apontar está dentro), pensaria melhor em unir a esquerda, a fim de evitar que por causa de um, como diria Caifás: “toda uma nação pereça”.

É muito justo trabalhar pela liberdade do Lula, mas não podemos a custa disso, ficar presos, ou reféns da vaidade partidária.

Responder

    Alan

    03 de julho de 2018 às 18h56

    Virou um FlaxFlu, não importa se o gol foi de mão, impedido ou com falta no goleiro, o meu time TEM QUE GANHAR A QUALQUER CUSTO!

    É assim que uma parte dos petistas pensam, e pior, preferem votar até na direita (como as pesquisas Datafolha e Ibope apontaram) para evitar que qualquer abusado pense em tirar a hegemonia da esquerda de suas mãos.

    Quem tentar tal sacrilégio será tratado como judas, esquerda é só o PT, ou então que vença qualquer inútil como o bolsonaro, por exemplo.

    Responder

      Batista Neto

      06 de julho de 2018 às 11h32

      O objetivo do PT não parece estar centrado em ganhar a eleição, muito menos, a qualquer custo. A luta, meritória, a meu ver, travada pelo pensamento predominante no PT é pela unificação das correntes progressistas em torno da resistência ao GOLPE, até onde a LEI e o calendário eleitoral permitir. Não adianta querer apresentar ou ser candidato se é aceito e naturalizado o exercício de um poder que se jacta da autoridade de dizer quem é honesto e quem é corrupto, a critério do que entende e publica o Ali Kamel. Porque, se for assim, qualquer um que fosse eleito poderia se apeado do poder delegado nas eleições simplesmente por defender políticas públicas de interesse da população, entre elas, o restabelecimento do direito à livre expressão do pensamento, sequestrado pela Rede Globo.

      Responder

    Batista Neto

    06 de julho de 2018 às 11h17

    Só dois pontos a esclarecer a esse lúcido comentário do Sr. Damião. Se ele trocar a palavra “teimosia” por resistência, estamos de acordo. E quanto à rejeição natural que o nome do Ciro enfrenta em meio à militância petista (aliás, diga-se, en passant, o PT tem militância fiel e consciente), deve-se reconhecer que tal resistência foi habilidosa e conscientemente construída pelo próprio objeto de tal rejeição. Na sua desastrada estratégia de captar simpatias no mais amplo espectro do eleitorado, o seu candidato não poupou esforços para surfar na onda anti petista e anti Lula propagada pela mídia. Só para citar apenas um exemplo, ele falou que o Lula era responsável e culpado pelos crimes de que é acusado porque confundiu atuação política com formas de ganhar dinheiro!! Isso, se fosse apenas um ato falho isolado, já seria suficiente para condenar o Ciro à rejeição perpétua de qualquer eleitor, não só entre os simpatizantes de Lula. Mas não é um caso isolado, infelizmente. E está gravado e publicado de forma irremediável. O Paulo Moreira Leite, ao ouvir e ver essa LEVIANDADE, rasa, digna daquele porteiro do Edifício Solaris, quase engasgou, como se pode ver nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=m1F7Y2gBPvU

    Responder

      Miguel do Rosário

      07 de julho de 2018 às 07h28

      Batista, isso não é verdade. O vídeo é antigo, e muito anterior aos problemas judiciais de Lula. Não era crime, naquela época, criticar as palestras de Lula e suas relações com empresários, o que fazia – e faz hoje – muita gente na esquerda, incluindo entre os que mais defendem o ex-presidente.

      Responder

Damião Bonfim

03 de julho de 2018 às 09h29

Ciro Gomes tem dado a conhecer um programa de governo bastante afinado com a esquerda. É, atualmente, a real contraposição ao até então, exitoso discurso liberalista de Jair Bolsonaro – os próprio bolsonaristas tratam a candidatura de Ciro como antagonista a doseu “mito”. Por outro lado, o PT até agora tem apresentado como “Plano de Governo” O LULA. Talvez porque levam ao extrema a tese de que Lula é mesmo uma ideia (que satisfaz tudo, inclusive a falta de propagação de um plano de governo, relegada à uma candidatura vocacionada ao impedimento legal, que todo petista esclarecido,no fundo está ciente, mas não quer reconhecer).

Por isso, mesmo os mais ciosos do PT trabalham com a tese de que levam o nome do Lula ATÉ ONDE der, pois sabem que a teimosia tem limite. E para justifica essa ânsia de ser o legítimo e praticamente único porta-voz da esquerda no Brasil, muitos do PT, sempre que podem, veem Ciro Gomes como um opositor.

Ou o PT acorda, ou provavelmente teremos de ver um Jair Bolsonaro disputado 2° turno com o candidato do PSDB. E para completar essa busca pela frustração plena PROVOCADA, correm o risco de, após essa eleição, viremLula sendo solto, para ajudar o PT a pensar 2022.

Se o PT não acreditasse no voto de cabresto (quem o Lula apontar está dentro), pensaria melhor em unir a esquerda, a fim de evitar que por causa de um, como diria Caifás: “toda uma nação pereça”.

É muito justo trabalhar pela liberdade do Lula, mas não podemos, a custa disso, ficar presos com ele, ou reféns da vaidade partidária.

Responder

Josa

03 de julho de 2018 às 04h05

Para quer eleições em dois turnos,para que a minoria se expresse

Responder

Joaquim F. W.

02 de julho de 2018 às 15h56

Introdução

A “imigração” tornou-se a questão dominante que divide a Europa e os EUA, mas a questão mais importante que está levando milhões a emigrar é esquecida – as guerras.

Neste artigo discutiremos as razões por trás da massificação da imigração, focalizando várias questões, a saber: (1) guerras imperiais (2) expansão corporativa multinacional (3) o declínio dos movimentos anti-guerra nos EUA e na Europa Ocidental. (4) a fraqueza dos movimentos sindicais e de solidariedade.

Continuaremos identificando os principais países afetados pelas guerras dos EUA e da UE, levando à imigração maciça, e depois recorrendo às potências ocidentais forçando os refugiados a “seguir” os fluxos de lucros.

Guerras Imperiais e Imigração em Massa

As invasões e guerras dos EUA no Afeganistão e no Iraque desenraizaram vários milhões de pessoas, destruindo suas vidas, famílias, meios de subsistência, moradia e comunidades e minando a segurança.

Como resultado, a maioria das vítimas enfrentou a escolha de resistência ou fuga. Milhões de pessoas escolheram fugir para o Ocidente, já que os países da OTAN não bombardeariam sua residência nos EUA ou na Europa.

Outros que fugiram para países vizinhos no Oriente Médio ou na América Latina foram perseguidos ou residiram em países pobres demais para oferecer-lhes emprego ou oportunidades de subsistência.

Alguns afegãos fugiram para o Paquistão ou o Oriente Médio, mas descobriram que essas regiões também estavam sujeitas a ataques armados do Ocidente.

Os iraquianos foram devastados pelas sanções, invasão e ocupação do Ocidente e fugiram para a Europa e, em menor grau, para os EUA, os estados do Golfo e o Irã.

A Líbia, antes da invasão dos EUA à UE, era um país “receptor”, aceitando e empregando milhões de africanos, proporcionando-lhes cidadania e um meio de subsistência decente. Depois do ataque aéreo e marítimo EUA-UE e do armamento e financiamento de grupos terroristas, centenas de milhares de imigrantes subsaarianos foram obrigados a fugir para a Europa. A maioria cruzou o Mar Mediterrâneo para o oeste através da Itália, Espanha, e se dirigiu para os países europeus ricos que haviam devastado suas vidas na Líbia.

Os exércitos terroristas de clientes armados e financiados pelos Estados Unidos que atacam o governo sírio e forçam milhões de sírios a fugir pela fronteira para o Líbano, Turquia e além, para a Europa, causando as chamadas “crises de imigração” ea ascensão de antidrogas de direita. partidos de imigrantes. Isso levou a divisões dentro dos partidos social-democratas e conservadores estabelecidos, à medida que setores da classe trabalhadora se tornaram anti-imigrantes.

A Europa está colhendo as conseqüências de sua aliança com o imperialismo militarizado dos EUA, em que os EUA destroem milhões de pessoas e a UE gasta bilhões de euros para cobrir os custos dos imigrantes que fogem das guerras ocidentais.

A maioria dos pagamentos de bem-estar dos imigrantes ficam muito aquém das perdas sofridas em sua terra natal. Seus empregos, lares, escolas e associações cívicas na UE e nos EUA são muito menos valiosos e acomodam o que possuíam em suas comunidades originais.

Imperialismo Econômico e Imigração: América Latina

As guerras dos EUA, a intervenção militar e a exploração econômica forçaram milhões de latino-americanos a imigrarem para os EUA. Nicarágua, El Salvador, Guatemala e Honduras se engajaram na luta popular por justiça socioeconômica e democracia política entre 1960 – 2000. À beira de vitória sobre os oligarcas latifundiários e corporações multinacionais, Washington bloqueou insurgentes populares gastando bilhões de dólares, armando, treinando, aconselhando as forças militares e paramilitares. A reforma agrária foi abortada; sindicalistas foram forçados ao exílio e milhares de camponeses fugiram das campanhas de terror do saque.

https://www.globalresearch.ca/immigration-western-wars-and-imperial-exploitation-uproot-millions/5645586

Responder

Thiago Melo Teixeira

02 de julho de 2018 às 14h14

Candidatura 100% Esquerda: PT, PCdoB, PCO, PSTU, PSOL, PDT (sem Ciro Gomes, manda ele pro SD) e PCB, não tem pra ninguém!

Responder

    JOAO BATISTA

    02 de julho de 2018 às 22h37

    PCB?

    Responder

      Thiago Melo Teixeira

      03 de julho de 2018 às 09h37

      Vamos mudar então.
      Ciro Presidente, coligação PDT, DEM, PSB, PP, PPS e REDE, ficou melhor assim? Grande esquerda.

      Responder

    Benoit

    03 de julho de 2018 às 05h56

    Me parece que o Ciro tem um programa mais de esquerda do que o PT. Aliás o Ciro é apoiado por setores da esquerda.

    Responder

    Fabio

    03 de julho de 2018 às 09h24

    Concordo contigo Thiago

    Responder

Reginaldo Gomes

02 de julho de 2018 às 13h41

Como sou muito otimista, já dou como certa a esquerda e Lula governando o Brasil, então :
Políticas de estado:
1) Internet como política de estado;
1a. Criar o Facelula ( rede social do Lula – opçãp e contra ponto ao facebook);
1b. Criar o Lulatube ( portal de vídeos do Lula – opção e contra ponto ao youtube);
1c. Criar o Goolula ( pesquisas do Lula – opção e contra ponto ao google);
1d. Criar o Lulaflix ( filmes e séries do Lula – opção e contra ponto ao netflix)
1e. Criar o AiLula ( smartphone gratuito do Lula);
1f. Criar a Oi Lula ( Empresa de telefonia estatizada pelo Lula)

Responder

    Brasileiro da Silva

    02 de julho de 2018 às 15h39

    1g. Criar o Sanilula, alternativa para o sanatório em que vc se encontra hj.

    Responder

    David Marques

    03 de julho de 2018 às 09h13

    kakakakakakakaakak…. Não sacaneia os petistas/lulista/comunista assim não cara.. tadinho destes pela saco, eles já estão sofrendo muito com o líder corruPTo deles preso kakakakakakakakakakakkaakak

    Responder

Erivel

02 de julho de 2018 às 13h24

LULA LIVRE!

Responder

Lindolfo

02 de julho de 2018 às 11h06

PUTZ…

Antagonista é mais honesto que vc…

Responder

    JOAO BATISTA

    02 de julho de 2018 às 11h15

    Fique por lá.

    Responder

Luiz Antonio Ferreira

02 de julho de 2018 às 10h17

Não adianta,
tá difícil entender que o Cafezinho não esteja puxando pro lado do Ciro. Já contribui algumas vezes com o blog por acreditar e presenciar a intensa luta ao arbítrio. O melhor que posso fazer agora para não ser um radical e esquentar uma discussão improdutiva é me retirar da leitura diária a†é que passe as eleições.
Não existe argumento para me fazer acreditar nas intenções do Paulista/Cearense. Na MINHA opinião o cara é desonesto. Não voto no menos pior, LULA LIVRE.

Responder

    Benoit

    03 de julho de 2018 às 05h58

    Por que voce acha que o Ciro é desonesto? Por que voce acha que outras pessoas têm uma opinião diferente à sua no que respeita essa questão?

    Responder

      Batista Neto

      06 de julho de 2018 às 11h43

      Essa é fácil. Porque ele mente e trai os seus credores apenas e simplesmente por acreditar que os fins justificam os meios para agradar o campo mais radical da oligarquia escravagista, acusando seu adversários de crimes que talvez, seria mais provável, que estejam inscritos na sua própria capivara.
      Como se pode ver nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=m1F7Y2gBPvU

      O nome desse comportamento é LEVIANDADE.

      Responder

Geraldo Habib

02 de julho de 2018 às 10h03

Segundo turno:

BOLSONAZI X “FADINHA DA FLORESTA”

Responder

Ferreti

02 de julho de 2018 às 09h50

Hummmm, vamos ver…

0% de Boulos; mais 1% de Manuela; mais 5% de Ciro; mais 3% de Addad…= 9%.

É, dá pra gente exterminar a esquerda já no primeiro turno.

Responder

    Miguel do Rosário

    02 de julho de 2018 às 13h02

    Ué, esqueceu os votos de Lula?

    Responder

      Donizete de Aguida

      02 de julho de 2018 às 18h29

      Boa essa, Miguel!

      Responder

      Aliança Nacional Libertadora

      02 de julho de 2018 às 18h58

      Tá de olho no voto dos outros pro Testosterona…….corvos e abutres….

      Responder

      Ferreti

      02 de julho de 2018 às 19h25

      Quais votos de Lula, Miguel? Os votos que seriam dele eu já computei com Addad, Ciro e Manuela. O restante, a maior parte dos votos dos petistas, vai pra Jair Bolsonaro.
      Vou refazer a conta:
      0% de Boulos
      1% de Manuela
      5% de Ciro (3 dele e 2 emprestados de Lula)
      3% Addad. nesse caso, todos os 3% virão de Lula.
      10% anularão o voto
      14% de raiva votarão em Bolsonaro.

      total: 33%.

      Responder

        Alan

        03 de julho de 2018 às 18h58

        S-U-R-R-E-A-L

        Responder

devanir marchioli

02 de julho de 2018 às 08h29

O PT está sendo destruído pelos próprios petistas, que até agora ainda vivem num mundo de fantasias. Se não acordarem urgentemente, vão acabar de vez com o partido. Acordem petista, o partido não tem mais o protagonismo de antes, ou engolem o orgulho e aceitem que o partido não é mais a última coca-cola da geladeira, ou serão esmagados nas urnas. Aceitar Ciro neste momento é o que de melhor o PT pode fazer, se recusar á isso pode se tornar um partido nanico sem nenhum poder de barganha, assim como PSOL, PCdoB, PCU e outros nanicos com dois ou três deputados no congresso.

Responder

Benoit

02 de julho de 2018 às 05h40

Temos que verificar que o golpe está dando certo. O PT está completamente atordoado e não sabe o que está fazendo. O golpe conseguiu neutralizar o Lula e pôr o PT agindo a favor do golpe. Parece que o PT não notou e não entendeu que houve um golpe nesse país, que a situação não é normal. O PT perdeu o sentido da realidade. Parece também que eles não sabem que o Lula está na prisão, ou pelo menos não sabem porque o Lula está na prisão.

Responder

    devanir marchioli

    02 de julho de 2018 às 08h20

    Fica tranquilo, depois das eleições, quando tomarem uma sova maior da que tomaram nas eleições municipais, eles aprendem, Pelo menos eu acho……………………

    Responder

    joao batista

    02 de julho de 2018 às 08h21

    Como? E por que vc acha que o Lula está na prisão? diga-nos!

    Responder

      devanir marchioli

      02 de julho de 2018 às 08h33

      Bom, ele está na Polícia Federal de Curitiba, no quarto andar do prédio, numa sala de pouco mais de 10 m2, não pode sair dela, só pode receber visita de advogado e familiares em horários e datas pre determinada, é sempre vigiado por um agente federal, não pode nem ao menos circular livremente pelo prédio, que dirá sair dele. Se acha que isso não é prisão, então seu caso de psicolopatia é mais grave do que eu pensava.

      Responder

        Nostradamus

        02 de julho de 2018 às 08h44

        Cabra da peste você é maluco beleza mesmo… não foi isso que o comentarista falou… não sabes interpretar ou és muito afoito e apressadinho em meter o pau… maconha boa dá nisso! Os outros sempre fumam maconha com bosta de vaca misturada mas, você é o bam bam bam… kakakakakaka

        Responder

          devanir marchioli

          02 de julho de 2018 às 13h06

          Pode chorar petistão, mas o fato é um só… seu corruPTo de estimação está e vai continuar preso….

          Batista Neto

          06 de julho de 2018 às 11h52

          Eh isso aí Marchioli!! Faz igual ao corinthiano. Se não consegue ganhar no campo da disputa, apela pro tapetão e prende o adversário. Essa prática, em sociedades civilizadas, é considerada abominável. Quem se beneficia de tais artifícios é uma abominação.

        JOAO BATISTA

        02 de julho de 2018 às 10h05

        30 m2.

        Responder

          devanir marchioli

          02 de julho de 2018 às 13h04

          kkkkk grande diferença….. continua preso do mesmo jeito

Cláudio

02 de julho de 2018 às 04h13

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando:

Ciro ? De esquerda ? Conta mais, que eu já tô quase acreditanu …

.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
?????????????????????
:: ?????????????????????
::

Responder

Nostradamus

01 de julho de 2018 às 19h57

O Fernando não será o vice de Lula muito menos o substituto. Ele será ministro. Tem a missão de elaborar o projeto de governo. Na hora de governar vai ser formada uma base de governo com uma outra convergência vinda da prática. É assim que acontece. Não adianta choramingas. E sobre a eleição a verdade é que está empacada e o decisivo não está definido. Apenas a maior parte dos votos do povo quer Lula. Quer vingar o golpe. Quer vingar o Temer. Quer dar o troco no STF. Quer acabar com a hipocrisia.

Responder

    devanir marchioli

    02 de julho de 2018 às 08h23

    Troca de fornecedor, que essa droga que está usando está batizada, você está confundindo realidade com fantasia ou sonho impossível.

    Responder

      Nostradamus

      02 de julho de 2018 às 08h38

      Rapazito fica com a sua maconha boa que eu fico com a minha bola de cristal. 54 milhões indignados !!! Vai ser uma lavada como no México queridinho… Lula inocente! Lula livre! Lula presidente! oleolálulá…

      Responder

        Marcelo

        02 de julho de 2018 às 09h10

        A indignação da população nao vai fazer com que o poder judiciário liberte Lula. Acorda, meu! Deixa de ser ingênuo. Nao vão deixar Lula se candidatar

        Responder

          Batista Neto

          06 de julho de 2018 às 11h57

          Engraçado o Marcelo!! Ele reconhece que hoje o poder judi$$iário é que está mandando no país. Se isso é verdade e até um idiota a reconhece, de que adianta fazer eleições? Se vc conseguir entender isso, será capaz de entender a necessidade de manter a candidatura daquele que o povo quer eleger. Porque, se não é o POVO que está no Poder, a única bandeira de qualquer democrata que se preze é a RESISTÊNCIA.

        JOAO BATISTA

        02 de julho de 2018 às 10h07

        Para seu sonho se realizar é preciso que você pare de teclar é convença esses seus 54 milhões a irem pras ruas protestar.

        Responder

          devanir marchioli

          02 de julho de 2018 às 13h09

          Duro vai ele conseguir convencer alguém… ninguém mais quer saber do safado corruPTo lkkkkkkk

        devanir marchioli

        02 de julho de 2018 às 13h08

        Essa sua bola de cristal está embaçada, ou você é chego mesmo, onde está esses 54 milhões de indignados???? por que eu só vejo meia dúzia de otário como você ainda tentando acreditar num milagre kakakakakakakakak

        Responder

jakson

01 de julho de 2018 às 19h02

engraçado, esse blog agora decidiu juntar coro com a mídia golpista em ser contra o lula e proclamar que ele está inelegível, quando sabemos que diversos outros candidatos nas últimas eleições puderam concorrer tendo condenação em segunda instância, se elegeram e governaram com recursos no judiciário. Por que a lei só não vale para Lula, que tem uma condenação fraudulenta? Ciro o suposto viável da suposta esquerda tem 4% e ele próprio disse esses dias que não é de esquerda e disse que o país não suporta governo de esquerda. Então pra que esse blog insiste em apoiar esse cara. Acordem. De hoje por diante deixo de ler o blog que venho lendo há anos.

Responder

    Arthur

    01 de julho de 2018 às 19h53

    Meu amigo, te aconselho a abrir um dicionário e ler o significado da palavra maniqueísmo.

    Responder

    Alan Cepile

    02 de julho de 2018 às 00h18

    Meu Deus, isso que dá ler o Brasil247 sem senso crítico, haja fake news!

    1º O Cafezinho nunca se juntou à mídia golpista (a não ser que esteja se referindo ao Brasil 247);
    2º O Cafezinho nunca foi, não é, e nunca será contra Lula;
    3º Não é que a lei só não vale para Lula, Lula é vítima de um GOLPE e não de uma LEI;
    4º Ciro nunca disse que não é de esquerda, só o 247 disse… ;
    5º O Cafezinho não “apoia” Ciro, ele faz análises políticas.

    Ah, não vai ler mais o blog?! Que fofura….

    Responder

    JOAO BATISTA

    02 de julho de 2018 às 07h27

    jakson,
    observe a foto e veja o representante do PT ao lado representante do PCdoB, que está ao lado do representante do PDT, o PSOL também se manifestou sobre o encontro da esquerda, todos sob um lema: O Que Nos Une.

    Responder

    Hairy Heart

    02 de julho de 2018 às 08h24

    Filho…
    Muito bem dito por vocês: “diversos OUTROS candidatos puderam concorrer”
    .
    OUTROS candidatos, OUTROS !!! Não Lula !!!
    Lula está sob GOLPE, acorda !!!!!!!!
    .
    O Judiciário já mudou diversas jurisprudências diversos ritos processuais, mudou até interpretação de CLÁUSULA PÉTREA na constituição para incriminar Lula !!! Tens noção do que isso tudo representa ???
    .
    Acha que irão aplicar as mesmas regras que aplicaram para estes OUTROS candidatos (que puderam concorrer) para Lula ???? Em que mundo você vive ???? De que planeta você está vindo que ainda não percebeu que se trata de um GOLPE contra Lula e o PT ????
    .
    E outra… quando alguém mais esclarecido enxerga isso e escreve sobre isso (como aqui no Cafezinho) não significa que se está querendo o pior para Lula ou que se esteja traindo Lula ou ainda (pior) que seja de “direita” (como o boquirroto do PCO Rui Costa Pimenta costuma rotular Ciro)… Significa tão somente que se consegue enxergar a realidade dos FATOS e que uma melhor estratégia é apoiar uma candidatura VIÁVEL de esquerda, ao invés de ficar dando murro em ponta de faca insistindo na candidatura Lula !!!

    Responder

      Thiago Melo Teixeira

      02 de julho de 2018 às 14h16

      Lave sua boca para falar do PCO, seu esquerda coxinha.

      Responder

        Hairy Heart

        02 de julho de 2018 às 18h37

        Já lavei… sempre quando menciono o BOQUIRROTO do PCO, Rui Costa Pimenta, eu acabo por VOMITAR de tão nojento que é !!!… Eita, lá vou eu de novo lavar a boca !!! KKKKKKKKKKKKKKK

        Responder

    Batista Neto

    06 de julho de 2018 às 12h09

    Meu caro Jackson! Vale reconhecer que não é fácil entender essa aparente adesão do Cafezinho à defesa do candidato suprapartidário, que vai de partido em partido, como o beija-flor voa pousando de flor em flor. Porém daí para supor que é possível imaginar a presença de falsidade intelectual ou inconsistência ideológica nesse blog é deixar de levar em conta o rico acervo histórico de luta em favor da Democracia que o Miguel do Rosário ostenta. No que tange à referida adesão, cabe a estranheza e discordância, mas também cabe a compreensão de que há motivos que dão sustentação a esse posicionamento. Cabe a nós, ignorantes, tentar compreendê-lo. Abraços.

    Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?