Haddad e Dilma em Belo Horizonte

Medo do desemprego é o maior em 22 anos

Por Miguel do Rosário

09 de julho de 2018 : 16h38

Na Agência Brasil

CNI aponta índice do medo do desemprego acima da média histórica

Publicado em 09/07/2018 – 14:59
Da Agência Brasil Brasília

Poucas vezes nos últimos 22 anos os brasileiros ficaram tão preocupados com o emprego quanto agora, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice do Medo do Desemprego subiu para 67,9 pontos em junho, valor que está 4,2 pontos acima do registrado em março, e está entre os maiores da série histórica iniciada em 1996. Só em maio de 1999 e em junho de 2016, o indicador alcançou 67,9 pontos, informa a pesquisa divulgada hoje (9).

Segundo a CNI, o índice está 18,3 pontos acima da média histórica de 49,6 pontos. O indicador varia de zero a 100 pontos. Quanto maior o índice, maior o medo do desemprego.

De acordo com a pesquisa, o medo do desemprego cresceu mais para os homens e as pessoas com menor grau de instrução. Entre março e junho, o indicador subiu 5,6 pontos para os homens e 2,8 pontos para as mulheres. Para os brasileiros que têm até a quarta série do ensino fundamental, o índice subiu 10,4 pontos entre março e junho e alcançou 72,4 pontos. Entre os que tem educação superior, o índice subiu 0,6 ponto e passou de 59,9 para 60,5 pontos.

Satisfação com a vida

O levantamento mostra ainda que a satisfação com a vida também diminuiu. O índice de satisfação com a vida caiu para 64,8 pontos, o menor nível desde junho de 2016, quando alcançou 64,5 pontos. O indicador varia de zero a 100 pontos. Quanto menor o indicador, menor é a satisfação com a vida.

Conforme a pesquisa, a queda do índice de satisfação com a vida foi maior na Região Sul, onde o indicador caiu 5,3 pontos entre março e junho e ficou em 63,8 pontos. Nas demais regiões, a retração foi inferior a 2,3 pontos. Nos estados do Sul, o índice é menor do que o das demais regiões.

O levantamento ouviu 2 mil pessoas em 128 municípios entre os dias 21 e 24 de junho.

Edição: Fernando Fraga

PS Cafezinho: Veja aqui a íntegra da pesquisa.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

4 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Watson da Cunha Silva

10 de julho de 2018 às 11h12

Nunca se falou tanto em Indústria 4.0. Isso não é uma constatação, é um fato!!! As máquinas estão aí e vão roubar muitos empregos. E o povo está apavorado com esta idéia. Só irá sobreviver os donos das máquinas. O sistema financeiro brasileiro, já é um retrato disso.

Responder

Silvio

09 de julho de 2018 às 19h15

Os empresarios brasileiros se cair de 4 nao levanta, sao uns topeirudos, umas antas. Nunca vi em pais nenhum um empresariado tao burro.
Se nao tem emprego e consequentemente dinheiro quem vai comprar os produtos das empresas. Já sei, os rentistas que ha 3 semanas estavam pressionando o Banco Central a elevar os juros para investir na produçao de juros astronomicos.
Vao falir.

Responder

Zoio

09 de julho de 2018 às 18h03

Era só tirar a Dilma que o mercado resolveria todos os problemas.
O desemprego aumenta, o plano economico golpista esta destruindo frágil setor produtivo privado e doando as riquezas públicas. Desastre.

Responder

Santos Silva

09 de julho de 2018 às 17h27

O próximo colapso do sistema econômico americano com Richard Wolff
O economista Richard Wolff discute o iminente colapso econômico dos Estados Unidos da América com o jornalista Chris Hedges.

https://www.youtube.com/watch?v=60FrsWm9OAc

Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com