Menu

A virada é possível

Uma das primeiras coisas que aprendemos quando crianças é que mentir é feio. Não consigo imaginar qualquer pai ou mãe (a não ser sociopatas completos) que não eduque seu filho ou filha para dizer a verdade e corrija os primeiros sinais de mentiras que aparecem nas crianças (mesmo fofas). Minha mãe mesmo, sempre me ensinou […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Uma das primeiras coisas que aprendemos quando crianças é que mentir é feio. Não consigo imaginar qualquer pai ou mãe (a não ser sociopatas completos) que não eduque seu filho ou filha para dizer a verdade e corrija os primeiros sinais de mentiras que aparecem nas crianças (mesmo fofas).

Minha mãe mesmo, sempre me ensinou que mentira tem perna curta. Na minha cabeça, o “perna curta” significava que a mentira não consegue se sustentar, portanto, não consegue avançar para algum lugar e, em algum momento, é descoberta.

A verdade é que o país está por demais polarizado, pelo menos desde 2014, e qualquer disputa em âmbito federal seria bem equilibrada. Contudo, infelizmente, ao que tudo indica essa onda de mentiras espalhadas por uma rede profissional interferiu no resultado eleitoral desequilibrando esse jogo.

A onda de fake news é uma onda de mentiras e, se mamãe tiver certa, alguma hora essas mentiras terão que cair. Em algum momento na vida, quem acredita hoje que o Kit gay é o apocalipse, por exemplo, vai descobrir que ele é totalmente necessário se quisermos viver uma sociedade de liberdade plena, afinal, a homofobia é uma realidade que oprime milhões de pessoas.

Vale lembrar, ainda, que nos países onde a rede de Fake News aturam, como Estados Unidos e Grã-Bretanha, a extrema-direita teve a vitória eleitoral, contudo, atualmente, os campos conservadores enfrentam diversos problemas nesses países.

O Brexit está complicadíssimo de sair (Thereza May sofre derrotas consideráveis no parlamento inglês) e a ala socialista dos EUA começou, desde a eleição do Trump, a ganhar força e adeptos no país.

Se assim for, as pessoas de boa intenção que caíram nesse engodo conservador irão se sentir traídas e o diálogo passará a ser uma opção melhor.

Aí vem a esperança equilibrista:

A própria rede que viabilizou a enxurrada de mentiras em curtíssimo tempo, poderá ajudar a militância conseguir convencer algumas pessoas com a verdade, assim, mesmo com pouco tempo de campanha, há uma chance real de virada.

E, como bom atleticano, eu acredito!

[Como foi bom poder cantar isso em alto e bom som lá na Lapa ontem]

Apoie o Cafezinho

Tadeu Porto

Petroleiro e Secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Eduardo

25/10/2018 - 20h09

A verdade que é um grande jogada das elites com vários tipos de interesses manipulados pela grande mídia com a intenção de fazer uma verdadeira “lavagem cerebral” principalmente no povo mais despolitizado é a bola da vez deles é bolsonaro.

Álvaro

25/10/2018 - 19h05

Boa Tadeu

Paulo

25/10/2018 - 19h03

Pesquisas têm demonstrado o contrário. Em quem acreditar? De mais a mais, a pesquisa mais recente do Ibope indica que 18% afirmaram ter recebido material de Haddad, e o mesmo percentual, de Bolsonaro. O nº total de atingidos seria de 9 milhões de pessoas, aproximadamente, o que dá metade da diferença de votos do Capitão para o petista. Então…

Justiceiro

25/10/2018 - 17h08

Sua mamãe, Tadeu, não reparou que você continuou a mentir. Talvez ela tenha falhado em não lhe dar umas boas palmadas.

Já está provado – até pelo petista Vox Populi – que as mensagens via wharsapp não causaram grande repercussão na hora do eleitor votar. E, pior, a pesquisa mostrou que tanto os que receberam esse tipo de mensagem, 18% diz que receberam da campanha de Bolsonaro e OUTROS 18% receberam de Addad.

Por falar em ouvir alguma coisa…ouviu o que Mano Brown esfregou ma cara de Addad? O cara tava lá com sua vice e tiveram que ouvir um verdadeiro esculacho.

    ari

    25/10/2018 - 21h33

    Vc admitira ter sido influenciado? Eu não, seria fazer papel de idiota. Isto tem um nome em pesquisa, procure saber

    Fábio

    27/10/2018 - 10h45

    Só na sua cabeça nazista as pessoas vão dizer que foram influenciadas pelo whatsapp pra passar papel de trouxa. São trouxas, mas jamais admitirão.


Leia mais

Recentes

Recentes