Live do Cafezinho: balanço dos partidos de esquerda

Oposição se une contra decisão de Bolsonaro de cancelar compra de vacina

Por Redação

22 de outubro de 2020 : 11h16

Nesta quarta-feira, 21, oito partidos de oposição assinaram um manifesto contrário a decisão do presidente Jair Bolsonaro de cancelar a aquisição de 46 milhões de doses da vacina chinesa Coronavac que seria produzida pelo Instituto Butantan (SP).

O manifesto de repúdio foi assinado pelos presidentes do PT, PDT, PSB, PV, PSol, Rede, PC do B e Cidadania.

Leia o manifesto na íntegra.

Repudiamos e consideramos um verdadeiro crime contra a saúde do povo brasileiro, o possível veto do presidente Jair Bolsonaro à vacina CoronaVac, que está sendo produzida pela empresa chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.

Ferindo uma vez mais Pacto Federativo, Bolsonaro cancelou um protocolo de compra da CoronaVac assinado pelo seu próprio ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, numa reunião oficial de trabalho com os governadores do país.

É pura demagogia do presidente afirmar que com este gesto insano pretende evitar que o nosso povo seja usado como “cobaia”.

O Instituto Butantan, respeitado internacionalmente, tem longa tradição na produção de vacinas. A testagem final da CoronaVac está registrada e autorizada pela Anvisa e obedece aos protocolos exigidos. E, evidentemente, somente será aplicada se a Anvisa aprovar considerando-a segura e eficaz.

Nós, partidos que assinamos está nota, iremos em conjunto com outras forças democráticas do Congresso Nacional, atuar para evitar ação nociva do presidente da República à saúde pública e exigir que responda, nos termos da lei e da Constituição, a mais esse crime contra o Brasil.

Brasília, 21 de outubro de 2020

Luciana Santos – Presidenta Nacional do PCdoB

Gleisi Hoffman – Presidenta Nacional do PT

Carlos Lupi – Presidente Nacional do PDT

Juliano Medeiros – Presidente Nacional do PSol

Carlos Siqueira – Presidente Nacional do PSB

Roberto Freire – Presidente Nacional do Cidadania

José Luís Penna – Presidente Nacional do PV

Pedro Ivo Batista e Laís Garcia – Porta Vozes Nacionais da Rede Sustentabilidade

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

6 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

carlos

23 de outubro de 2020 às 08h40

É apenas uma sugestão, que tal, alguns governantes subsiarem a vacina do Butantã a preço de custo, e facilitarem o pagamento em três vezes.

Responder

Paulo

22 de outubro de 2020 às 18h17

Não acompanhei de perto a discussão, e posso estar “comendo bola”, mas eu tive a impressão, “en passant”, que o Capetão disse apenas que não iria empenhar agora eventuais recursos, até que essa (e outras) vacina seja aprovada em todas as fases e liberada pela Anvisa…

Responder

    Luan

    23 de outubro de 2020 às 09h42

    Foi isso mesmo mas o brasileiro medio nao consegue interpretar mais do que 5 palavras seguidas.

    Responder

Ventura Efrem

22 de outubro de 2020 às 16h53

Que presidente?

Responder

Efrem Ventura

22 de outubro de 2020 às 11h37

Que compra…? Que vacina…?

Responder

    Ronei

    22 de outubro de 2020 às 13h56

    Que oposição também eu diria…o STF não é balcão de choro para a oposição.

    Responder

Deixe uma resposta