Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

Lula se encontra com Cid e diz que não vai atrapalhar a manutenção da aliança PT e PDT no Ceará

Por Gabriel Barbosa

24 de agosto de 2021 : 10h48

O último compromisso do ex-presidente Lula (PT) no Ceará foi uma conversa com o senador Cid Gomes (PDT) no Palácio da Abolição, sede do governo estadual. Com a intermediação do governador Camilo Santana (PT), as duas lideranças voltaram a dialogar após cinco anos de afastamento.

Durante a conversa com o pedetista, Lula garantiu que não vai interferir no cenário local e muito menos atrapalhar a manutenção da aliança entre PT e PDT no Ceará.

Os dois partidos são aliados locais há quase 20 anos, mas a relação ficou azeda após as críticas pesadas e constantes do ex-ministro Ciro Gomes, pré-candidato a presidência pelo PDT, contra o ex-presidente Lula.

O papo agradou Camilo, entusiasta da permanência da aliança entre petistas e pedetistas no estado. Eleito em 2014 após o acordo entre Cid Gomes e Lula, o governador pretende se lançar ao Senado e deixar os últimos oito meses da gestão para a vice Izolda Cela, do PDT.

Ainda não existe um nome definitivo no grupo governista sobre quem vai disputar a sucessão de Camilo. Pelo PT, uma ala do partido defende candidatura própria, mas até o momento, existe dificuldade para viabilizar um nome para as eleições do ano que vem.

Já pelo PDT, o nome mais forte eleitoralmente é o do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, próximo de Cid Gomes. Contudo, o deputado licenciado e atual secretário de Planejamento e Gestão do Ceará, Mauro Filho (PDT), também se articula com o apoio de Ciro Gomes.

Um terceiro nome que começou a fazer articulação pelo interior do estado é o do atual presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT). Considerado homem forte do governo Camilo, Leitão poderá migrar para o PSB na janela partidária e ser o candidato com apoio direto do grupo camilista e das lideranças próximas de Cid Gomes.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

helio

24 de agosto de 2021 às 11h20

O momento do país pede conversa e acordo em torno de um projeto de reconstrução social e institucional.

Responder

Deixe um comentário