Menu

Em 2021, indústria química deve ter o maior déficit comercial da história brasileira

A retirada do antidumping promovido pelo Governo Bolsonaro sobre produtos químicos de uso industrial tem promovido o desabastecimento como consequência da valorização das commodities. Na prática, isso derruba a competitividade da indústria local e muda a produção para outras regiões, um exemplo disso foi com os intermediários para fertilizantes e insumos farmacêuticos Com isso, a […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
(IMAGEM: PIXABAY)

A retirada do antidumping promovido pelo Governo Bolsonaro sobre produtos químicos de uso industrial tem promovido o desabastecimento como consequência da valorização das commodities.

Na prática, isso derruba a competitividade da indústria local e muda a produção para outras regiões, um exemplo disso foi com os intermediários para fertilizantes e insumos farmacêuticos

Com isso, a Associação Brasileira das Indústrias Químicas (Abiquim) alerta que não existe desequilíbrio entre oferta e demanda para suspender a redução do imposto de entrada depois dos impactos iniciais da pandemia e da desorganização global das cadeias de produção.

De acordo com dados divulgados pela entidade, a importação de produtos alcançou índice recorde no consumo de químicos, cerca de 47% no intervalo de 12 meses.

Com esse cenário, a indústria química já trabalha com a perspectiva de prejuízo em 2021 de até US$ 42 bilhões. O rombo é o maior da história e que ganhou força com a alta dos preços dos produtos transacionados, maior quantidade de importação e crescimento moderado das exportações.

Nesta quarta, 16, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior se reúne para solicitar a redução na tributação de importação na resina PET, o pedido será analisado ainda hoje. As indústrias de plásticos e de bebidas mostram ao governo os riscos de desabastecimento do mercado brasileiro depois de um incêndio na fábrica tailandesa Indorama em Suape (PE).

Já no que diz respeito ao PVC, a Abiquim diz que houve falta de produto no mercado brasileiro em outubro e que o aumento gradual e histórico nos preços da resina está sendo registrado em escala global.

Para tentar minimizar os danos causados pela escassez de oferta, a tributação de importação do PVC foi reduzida de forma temporária. Com isso, as importações de PVC explodiram de 4 mil para 15 mil toneladas por mês com valores 15% abaixo da média do preço de importação.

Com informações do Valor.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Genésio Ramos

17/11/2021 - 17h03

É importante perguntar ao presidente da Abiquim, quem a entidade ou seus associados apoiaram em 2016 ( golpe) e em 2018? Foi o Temer e o Bozo, então, feche as fábricas e venham passear em Salvador e, na praça do campo grade, rezem no pé do caboclo. Não se esqueçam de pedir nas suas orações pelos mais de 90 milhões que estão passando fome.


Leia mais

Recentes

Recentes