Jornal da Forum: Lula quer reindustrializar o Brasil!

Presidente do Banco Central: “Você tem que colocar o país em recessão para recuperar a credibilidade”

Por Redação

16 de dezembro de 2021 : 22h54

Em coletiva virtual a imprensa para falar sobre o Relatório Trimestral da Inflação (RTI), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, foi claro ao dizer que a meta principal da entidade é combater a inflação.

Com isso, o BC deve continuar subindo as taxas de juros o quanto for necessário para atender as expectativas do mercado, ou seja, adotando um ciclo contracionista na atividade econômica.

Mas um detalhe que chamou atenção foi Campos Neto demonstrar que o Governo Bolsonaro não tem o menor comprometimento para amenizar o sofrimento dos mais pobres. Ele disse que é necessário colocar o país em recessão para recuperar a credibilidade.

“Os exemplos brasileiros mostram que você tem que colocar o país em recessão para recuperar a credibilidade”, enfatizou o banqueiro.

“Tudo está muito relacionado em um país como o Brasil com herança inflacionária recente. E entendemos que, para assegurar a inflação no centro da meta, é muito bom avançar nesse processo de normalização e passar a mensagem de que vamos seguir a meta. O processo vai se estender até quando as expectativas fiquem ancoradas”, completou.

No relatório divulgado hoje, o Banco Central reduziu drasticamente as previsões de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2021 e 2022. Sobre isso, Campos Neto reiterou que o objetivo principal é ancorar as expectativas e até que isso não aconteça, os juros devem continuar subindo.

“Nós entendemos que a ancoragem da inflação é o elemento mais importante para estabilizar o crescimento de longo prazo, a parte fiscal. E nós entendemos que vamos de novo estar passando por um processo que, sim, você vai ter uma elevação de juros com um crescimento na margem que não é muito elevado. Mas, nós entendemos que, se isso for feito de forma a ter credibilidade e com transparência, esse é o melhor remédio para maximizar o que entendemos que são as condições ideais de crescimento futuro”.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?