Menu

IBGE registra queda abrupta da produção industrial no mês de janeiro

Nesta quarta-feira, 9, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados a respeito da produção industrial brasileira no mês de janeiro e mostra uma queda abrupta caiu 2,4% ante dezembro de 2021, na série com ajuste sazonal. Esse resultado negativo coloca a indústria num nível de 3,5% abaixo do patamar registrado antes do […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Agência IBGE

Nesta quarta-feira, 9, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados a respeito da produção industrial brasileira no mês de janeiro e mostra uma queda abrupta caiu 2,4% ante dezembro de 2021, na série com ajuste sazonal.

Esse resultado negativo coloca a indústria num nível de 3,5% abaixo do patamar registrado antes do início da pandemia, em fevereiro de 2020 e 19,8% abaixo do nível recorde detectado em maio de 2011. Já no comparativo com o janeiro de 2021, o tombo foi de 7,2%. 

O gerente de pesquisa do IBGE, André Macedo, ressalta que a “indústria vem sendo afetada pela desarticulação das cadeias produtivas por conta da pandemia, tendo no encarecimento dos custos de produção e na dificuldade para obtenção de insumos e matéria-prima para a produção do bem final, características importantes desse processo. Além disso, os juros e a inflação em elevação, juntamente com um número ainda elevado de trabalhadores fora do mercado de trabalho, ajudam a explicar o comportamento negativo da indústria”.

Ainda segundo o instituto, entre as atividades que registraram maiores quedas na passagem de dezembro de 2021 para janeiro de 2022 são a produção de veículos automotores, reboques e carrocerias (-17,4%) e indústrias extrativas (-5,2%), após acumularem expansão de 18,2% e de 6,0% nos dois últimos meses de 2021, respectivamente.

“O segmento de veículos automotores é um exemplo importante de desarticulação da cadeia produtiva, já que tem dificuldades na obtenção de insumos importantes para a produção do bem final. Já o setor extrativo, em janeiro de 2022, teve a extração do minério de ferro bastante afetada pelas chuvas em Minas Gerais”, observa Macedo.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes