Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Imagem: Agência IBGE

Inflação de fevereiro foi a maior para o mês desde 2015, diz IBGE

Por Redação

11 de março de 2022 : 10h25

Nesta sexta-feira, 11, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mês de fevereiro.

De acordo com o instituto, o índice que mede a inflação subiu 1,01% na passagem de janeiro para fevereiro, foi o maior registro para o mês desde 2015, quando foi divulgado o índice de 1,2%. No acumulado de 12 meses, houve alta de 10,54%.

Ainda segundo o IBGE, os principais aumentos em fevereiro foram no grupo Educação com 5,61% e Alimentação e Bebidas com 1,28%. O gerente da pesquisa, Pedro Kislanov, ressaltou que no mês de fevereiro foram incorporados os reajustes de cursos e escolas.

“Portanto esse foi o item que teve o maior impacto no mês, com peso de 0,31 ponto percentual. O outro grupo que pesou bastante no mês foi o de Alimentação e bebidas, que acelerou para 1,28% e contribuiu com 0,27 ponto percentual. Juntos, os dois grupos representaram cerca de 57% do IPCA de fevereiro”, explica.

Imagem: IBGE

Já no grupo de Alimentação e Bebidas, o acumulado foi de 9,12% em 12 meses. Vale ressaltar que esse segmento registra altas desde o início da pandemia, em janeiro de 2020.

“Destacam-se, em particular, os aumentos nos preços da batata-inglesa (23,49%) e da cenoura (55,41%). No caso da cenoura, as variações foram desde 39,26% em São Paulo até 88,15% em Vitória. Além disso, as frutas subiram 3,55%”, detalha Kislanov.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

O Xadrez para Governador da Bahia O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes