Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Imagem: Divulgação

Ipespe: Lula estagna e Bolsonaro se aproxima de 30%

Por Redação

11 de março de 2022 : 11h06

Nesta sexta-feira, 11, a Ipespe em parceria com a XP Investimentos divulgou uma nova pesquisa eleitoral que mostra a estagnação do ex-presidente Lula (PT), embora ainda esteja na liderança.

Outro ponto relevante do levantamento é que Jair Bolsonaro (PL) subiu dois pontos, chegando a 28% ante os 26% registrados na última pesquisa de fevereiro. Na terceira via, Ciro Gomes (PDT) e Sérgio Moro (Podemos) empatam com 8% e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) registra apenas 3%.

No caso do pedetista, apesar de ter oscilado 1 ponto pra cima, ainda está 3 pontos abaixo do patamar que tinha há alguns meses, quando chegou a 11 pontos na mesma pesquisa.

Em outra tabela, que se refere ao levantamento espontâneo, mostra com destaque uma evolução acentuada na candidatura do ex-presidente Lula (PT) desde fevereiro de 2021. No caso de Bolsonaro, o seu nome praticamente ficou estagnado ao longo da série histórica da pesquisa.

No que diz respeito a expectativa de vitória, cerca de 58% dos entrevistados acreditam que Lula deve vencer o pleito presidencial. O inquilino do Planalto consegue um índice de 29% enquanto que Ciro e Moro ficam com 3%, cada. Com isso, num embate de 2° turno, Lula venceria com 53% ante 33% de Bolsonaro.

O levantamento, realizado entre os dias 7 e 9 de março, ouviu 1.000 pessoas por telefone por meio do sistema CATI IPESPE. A margem de erro é 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança de 95,5%. A pesquisa está registrada nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03573/2022.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

7 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Paulo

11 de março de 2022 às 21h36

Tristes trópicos. Povo alienado, completamente…

Responder

Fanta

11 de março de 2022 às 14h31

Essa eleição será importante para ver se os brasileiros conseguiram um mínimo de maturidade política e não votar somente em troca de dinheiro, promessas idiotas, populismo terceiromundista, ecc…

Responder

Tony

11 de março de 2022 às 13h47

O tempo passa e as “pesquisas” são obrigadas a se alinhar com os fatos e parar de criar narrativas tentando empurrar o candidato que gera mais lucro para o sistema financeiro.

Responder

Galinzé

11 de março de 2022 às 13h39

“É verdade esse bilete”.

Responder

Kleiton

11 de março de 2022 às 13h38

Lula não estagna, está atolado até o pescoço no mar de fezes que ele e comparsas produziram.

Responder

ANGELO MARCIO SANTOS SILVA

11 de março de 2022 às 13h38

Bem, considerando:
_auxílios gás e familiar
_bozo aparece diariamente nas redes de TV e com máquina e orçamento do centrao
_queda do moro , parte dos votos vão para bozo
_Lula está em firmes percentuais acima de 40 % sem reduções e firme tbm 2 turno
_Lula tem menor rejeição e bozo uma das maiores
_Lula terá palanques fortes em vários estados e o bozo (diferente 2018) não terá palanques fortes principalmente nos.estados de maior densidade populacional eleitoral
_ a economia não dá sinal algum de mudança, assim, inflação, desemprego, renda etc
_ oscilação do bozo está margem de erro mês a mês, mostra sim estabilização e crescimento, porém muito pouco para quem tem crescer para virar jogo
_resumo mesma euforia quando Lula ganha 2 % está bozo ou pessimismo
Tabuleiro está aí, montando e definido Lula X bozo , simples assim, a eleição não está ganha tem haver muita luta , alianças etc 9ara sacramentar vitória em cima bozo ….as chanes ganhar 1 turno ainda são maiores que a eleição ir para 2 turno, principalmente se alckmim e cia entrarem na campanha de corpo.e alma em São Paulo….chapa Lula alckmim ; Haddad França Marina suplicy e boulos (deputado )
_o ho

Responder

Alexandre Neres

11 de março de 2022 às 11h36

O Cafezinho parece estar insuflando o catastrofismo ao não escolher bem as palavras. É natural e esperada a subida de Bolsonaro para quem acompanha a política amiúde, já que é detentor da máquina e do cofre. Todos os presidentes até hoje ganharam a reeleição.

Eis este trecho: “a XP Investimentos divulgou uma nova pesquisa eleitoral que mostra a estagnação do ex-presidente Lula (PT), embora ainda esteja na liderança.” Alguém com bom senso a há que Lula iria continuar subindo tendo o Brasil um eleitorado conservador grande? Será que 43% dos votos é pouco? Queriam mais? A assertiva “Embora ainda esteja na liderança” dispensa comentários. Wishful thinking?

“Outro ponto relevante do levantamento é que Jair Bolsonaro (PL) subiu dois pontos, chegando a 28% ante os 26% registrados na última pesquisa de fevereiro.” Sabem o que isso significa? Isso mesmo. Nada. Bolsonero apenas oscilou dois pontos para cima. Um olhar arguto, entretanto, percebe que a tendência do bozo é de alta.

Para coroar o café, anteontem trouxeram uma pesquisa do Instituto Paraná da República de Curitiba. Vejam o recorte: “Desta vez, a novidade é que Jair Bolsonaro (PL) subiu dois pontos e chegou a 31% e se aproximou do ex-presidente Lula (PT), que está com 38,9%.” De novo, Bolsonaro “subiu” dois pontos. Para justificar o discurso até arrendoram pra cima a votação de Bolsonaro e não a de Lula, já que Lula tinha 38,9% conforme citado, todavia Bolsonaro tinha 30,9% de acordo com a pesquisa estimulada.

Precisamos ficar serenos, a disputa será renhida, contudo espera-se que o Cafezinho tenha mais cuidado com as palavras e não force a barra.

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro