Menu

Cláudio Castro (PL) lidera pela primeira vez na disputa pelo governo do Rio, mostra Genial/Quaest

Nesta terça-feira, 17, a Genial/Quaest divulgou uma pesquisa de intenção de voto para o governo do Rio de Janeiro que mostra a liderança, pela primeira vez, do atual governador Cláudio Castro (PL) na disputa pelo Palácio Guanabara. No primeiro cenário, Castro aparece com 25% das intenções de voto contra 18% de Marcelo Freixo (PSB) e […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagens: Divulgação

Nesta terça-feira, 17, a Genial/Quaest divulgou uma pesquisa de intenção de voto para o governo do Rio de Janeiro que mostra a liderança, pela primeira vez, do atual governador Cláudio Castro (PL) na disputa pelo Palácio Guanabara.

No primeiro cenário, Castro aparece com 25% das intenções de voto contra 18% de Marcelo Freixo (PSB) e 8% do ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT). O presidente da ALERJ, André Ceciliano (PT), registra 2%. Os outros dois candidatos também ficam com 2%. Já Felipe Santa Cruz (PSD) com apenas 1%. Branco e Nulo 33% e Indecisos 10%.

No comparativo com a pesquisa de março, Castro subiu de 21% das intenções de voto para 25%. Ou seja, o governador cresceu fora da margem de erro. Já Marcelo Freixo ficou praticamente estagnado, oscilando de 17% para 18%. Mesma situação para Neves, que foi 9% em março para 8% em maio.

Na disputa de segundo turno, Castro saltou quatro pontos, de 34% para 38%, e Freixo caiu de 30% para 27%.

Já Rodrigo Neves demonstra que no 2° turno contra Castro, seu nome é mais competitivo. Ele saiu de 20% em março para 24% nesta pesquisa. Já Castro se manteve nos 38%. Numa disputa contra o próprio pedetista, Freixo sairia vencedor com uma margem de apenas 5 pontos (32% x 27%).

Nos dados por região, é possível verificar que Castro é mais conhecido do que Freixo na Baixada Fluminense (22% x 16%) e no interior fluminense (30% x 12%). Isso demonstra que a parceria do governador com os prefeitos destas duas regiões do estado tem lhe dado mais visibilidade e vitrine eleitoral.

Mas o que chama atenção é a comparação do voto para o executivo estadual entre eleitores do ex-presidente Lula e Jair Bolsonaro (PL).

Enquanto o governador Castro obtém 45% dos eleitores de Bolsonaro e 17% dos eleitores de Lula, Freixo conquista 31% dos eleitores de Lula e 8% de Bolsonaro.

Outro detalhe relevante é que a pesquisa revela que o apoio dos candidatos ao Palácio do Planalto também será decisivo na corrida pelo governo do Rio.

Quando o ex-presidente Lula e Jair Bolsonaro são associados a Freixo e Castro, há um empate técnico de 40% para Freixo 37% para Castro. “Ou seja, a melhora de Bolsonaro no Estado pode ser decisiva tanto para a eleição nacional quanto para a eleição estadual”, observa o cientista político Felipe Nunes.

Por fim, a Genial/Quest levantou o nível de conhecimento e voto do eleitorado fluminense aos candidatos a governador. Cerca de 42% dizem conhecer Marcelo Freixo e não votaria, outros 37% que não conhece, 14% que conhece e poderia votar e 6% que conhece e votaria.

Para Castro, 33% conhece e não votaria, 37% que não conhece, 21% que conhece e poderia votar e 9% que conhece e votaria. Já no caso de Rodrigo Neves, 68% diz que não conhece o pedetista contra 21% que conhece e não votaria. Cerca de 8% que conhece e poderia votar e 2% que conhece e votaria.

A pesquisa Genial/Quaest RJ foi realizada entre 12 e 15/05 com 1.200 entrevistas presenciais em 46 municípios do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 2.8 pontos percentuais com 95% de confiabilidade. A pesquisa está registrada no TSE sob o número RJ-09916/2022.

Acesse a pesquisa clicando aqui.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

San

17/05/2022 - 09h51

O PT e Freixo vão reeleger mais um bolsomion no RJ. O candidatado ideal à esquerda para vencer no Rio é Rodrigo neves. Mas…


Leia mais

Recentes

Recentes