Menu

Castro a frente de Freixo no RJ, mostra pesquisa

Nesta quinta-feira, 16, a Exame/Ideia divulgou pesquisa eleitoral para o governo do Rio de Janeiro e mostra que o atual governador Cláudio Castro (PL) se encontra numa situação um pouco mais confortável que o deputado federal Marcelo Freixo (PSB). Isso porque na pesquisa espontânea, o chefe do executivo fluminense lidera a disputa pelo Palácio Guanabara […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Divulgação

Nesta quinta-feira, 16, a Exame/Ideia divulgou pesquisa eleitoral para o governo do Rio de Janeiro e mostra que o atual governador Cláudio Castro (PL) se encontra numa situação um pouco mais confortável que o deputado federal Marcelo Freixo (PSB).

Isso porque na pesquisa espontânea, o chefe do executivo fluminense lidera a disputa pelo Palácio Guanabara com 18% das intenções de voto. Por sua vez, Freixo registra 13% das menções. O ex-prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), e o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), com 2% cada.

Na estimulada (cenário 1), Castro fica numericamente a frente com 24% ante 23% de Freixo. Contudo, neste primeiro cenário, há um empate dentro da margem de erro de três pontos percentuais da pesquisa. Crivella tem 10% e Neves 8%. Branco e Nulo com 8% e Indecisos, 17%.

Já no segundo cenário, Castro lidera com 29% das menções contra 25% de Freixo. Rodrigo Neves sai de 8% par 10% e Felipe Santa Cruz (PSD) tem apenas 3% de preferência. Branco e Nulo com 9% e indecisos, 16%.

A pesquisa também não traz boas notícias para Freixo no quesito rejeição, pois sua pré-candidatura é negada por 34% dos entrevistados pela pesquisa. Ele é o primeiro da lista neste sentido. Na segunda colocação, vem Cyro Garcia (PSTU) e Marcelo Crivella com 29%, cada. Cláudio Castro aparece com 27% e Rodrigo Neves com 25%.

A vice-presidente do Instituto Ideia, Cila Schulman, avalia que “Freixo terá como desafio diminuir sua rejeição (34%), que é a maior entre os pré-candidatos. Já Cláudio Castro terá de lidar com o sentimento antibolsonarista, que é expressivo no Rio. Metade da população do estado considera que o presidente não merece um segundo mandato (51%)”.

Já nas disputas de 2° turno, o governador Castro vence todos os seus adversários. Contra Freixo ele vence por 38% a 32% do socialista. No embate contra Neves, Castro seria reeleito com 14 pontos de vantagem (40% x 26%). Já contra Santa Cruz, a vantagem de Castro seria de 25 pontos (46% x 21%).

A Exame/Ideia ouviu (por telefone) 1.000 eleitores do Rio de Janeiro entre os dias 10 e 15 de junho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RJ-02458/2022. 

Acesse a pesquisa completa clicando aqui.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Willy

16/06/2022 - 18h59

Cadé as imagens da palhaçada de Lula e Kalil em Uberlandia com o drone que despejou xixi e fezes nos petisotides…?? Kkkkkkkkkkkkkk

Dizem que tinha mais gente no palanque que na plateia…kkkkkkkkkkkkkkkk

Jonathan

16/06/2022 - 18h55

A candidatura de Freixo é “cenografica” igualmente a de Lula, Freixo nao tem nada a ver com a politica assim como Lula.

Saulo

16/06/2022 - 13h16

Freixo não é um político, não é candidato a nada é uma candidatura postiça por falta de opções.


Leia mais

Recentes

Recentes