Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

Foto: Divulgação

Ceará: A pré-candidatura de Roberto Cláudio e o rompimento entre PT e PDT

Por Gabriel Barbosa

19 de junho de 2022 : 11h58

O encontro regional do PDT, realizado na última quarta-feira, 15, em Fortaleza, serviu para que a executiva nacional do partido lançasse em definitivo a pré-candidatura do ex-prefeito Roberto Cláudio.

O presidente da sigla, Carlos Lupi, já foi ao encontro com a postulação acertada com o grupo pró-RC do PDT cearense, encabeçada pelo ex-senador Júlio Ventura e os irmãos Prisco e Gerardo Bezerra.

A ocasião também foi em detrimento das outras duas pré-candidaturas pedetistas, mais próximas do ex-governador Camilo Santana e do ex-presidente Lula: Evandro Leitão e da própria governadora, Izolda Cela.

O rompimento entre PT e PDT já é tratado como certo entre as duas cúpulas partidárias. Pelo lado petista, nomes como de Fernando Santana e Acrísio Sena, ambos deputados estaduais, entraram no radar de uma pré-candidatura lulista.

A avaliação é que ficou impossível a manutenção da aliança, a nível local, com a tensão nacional entre Ciro Gomes e Lula. Mas apesar disso, há possibilidade do próprio Roberto Cláudio buscar a última tentativa de aliança com o Partido dos Trabalhadores.

No que diz respeito a Camilo, o ex-governador vai manter distância do grupo pró-RC e focar na sua candidatura ao Senado. Vale lembrar que o petista vai coordenar a campanha de Lula no estado. Nos próximos dias, a governadora Izolda vai iniciar o processo de desmonte de sua pré-candidatura.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

3 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Max

19 de junho de 2022 às 16h16

PT impôs Haddad q perdera 2 anos antes na cadeira de prefeito sua reeleição em todas as urnas , em primeiro turno e brancos e nulos.

Responder

Fabio maia

19 de junho de 2022 às 15h48

O suicídio político dos Ferreira Gomes restará devidamente sacramentado.
Continuará apenas como líder de uma turba barulhenta em seu canal de YouTube.
Triste.

Responder

Sebastião

19 de junho de 2022 às 15h24

Ciro está em terceiro lugar no estado dele e ainda quer imputar uma candidatura, por pura obsessão a Lula. Roberto Claudio pagará o preço.n

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina