Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Imagem: Adriano Machado / Reuters

David Deccache: O lado positivo do pacote eleitoreiro de Bolsonaro

Por Redação

10 de julho de 2022 : 10h50

Por David Deccache

Acho que foi positivo tanto para a campanha quanto para os rumos do próximo governo Lula o pacote oportunista do Bolsonaro.

Empurra Lula para a esquerda na política fiscal e desmascara a parcela de economistas de esquerda que ainda mentem dizendo que o dinheiro acabou e que a austeridade é a única saída.

Desmascara os que dizem que nós não temos capacidade de fazer política fiscal pois somos periféricos e não emitimos dólares.

Desmascara os que diziam que rasgar as regras fiscais para ampliar gastos sociais elevaria a inflação a níveis insustentáveis e que o mercado exigiria altas taxas de juros para financiar o endividamento, ignorando que o mercado não decide absolutamente nada sobre a capacidade do governo de gastar na própria moeda que emite toda vez que realiza um gasto.

No fim das contas, o pacote de combate à pandemia em 2020 e a PEC eleitoreira do Bolsonaro são os exemplos de que podemos muito mais do que se imagina.

Torço para que a campanha do PT e os economistas que assessoram Lula compreendam isso e rasguem de vez as regras fiscais que constrangem a capacidade do Estado em cumprir com as suas obrigações sociais.

Temos que gastar o que for necessário para mobilizar plenamente a nossa capacidade produtiva disponível para reconstruir este país e esmagar de vez o bolsonarismo. E isso se faz com gastos que estimulem a forte geração de empregos de qualidade; a recuperação da renda dos trabalhadores e a reconstrução da nossa infraestrutura física e social. E dane-se o mercado. Não precisamos dele – são eles que precisam do governo.

Sem compreender isso, o bolsonarismo continuará nos assombrando, independente do resultado das eleições.

David Deccache é assessor econômico da Câmara dos Deputados/PSOL e professor voluntário de Economia da UnB.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

4 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Thad

11 de julho de 2022 às 00h39

AI AI… se foi feito pelo Centrao, não tem como ser positivo… + compra de votos e – democracia.

Responder

Tony

10 de julho de 2022 às 11h32

A arrecadaçào foi recorde nos ultimos tempos por tanto nao precisou fazer divida nenhuma.

Responder

Ronei

10 de julho de 2022 às 11h31

E quem vai financiar a divida publica e o estouros nas contas publicas a nao ser a Faria Lima e os burguesinhos rentistas do PSOL ?

Responder

Querlon

10 de julho de 2022 às 11h22

Lì esse monte de merda e quando cheguei no final vi que o sujeito é do PSOL…tà tudo explicado.

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina