Menu

David Deccache: O lado positivo do pacote eleitoreiro de Bolsonaro

Por David Deccache Acho que foi positivo tanto para a campanha quanto para os rumos do próximo governo Lula o pacote oportunista do Bolsonaro. Empurra Lula para a esquerda na política fiscal e desmascara a parcela de economistas de esquerda que ainda mentem dizendo que o dinheiro acabou e que a austeridade é a única […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Adriano Machado / Reuters

Por David Deccache

Acho que foi positivo tanto para a campanha quanto para os rumos do próximo governo Lula o pacote oportunista do Bolsonaro.

Empurra Lula para a esquerda na política fiscal e desmascara a parcela de economistas de esquerda que ainda mentem dizendo que o dinheiro acabou e que a austeridade é a única saída.

Desmascara os que dizem que nós não temos capacidade de fazer política fiscal pois somos periféricos e não emitimos dólares.

Desmascara os que diziam que rasgar as regras fiscais para ampliar gastos sociais elevaria a inflação a níveis insustentáveis e que o mercado exigiria altas taxas de juros para financiar o endividamento, ignorando que o mercado não decide absolutamente nada sobre a capacidade do governo de gastar na própria moeda que emite toda vez que realiza um gasto.

No fim das contas, o pacote de combate à pandemia em 2020 e a PEC eleitoreira do Bolsonaro são os exemplos de que podemos muito mais do que se imagina.

Torço para que a campanha do PT e os economistas que assessoram Lula compreendam isso e rasguem de vez as regras fiscais que constrangem a capacidade do Estado em cumprir com as suas obrigações sociais.

Temos que gastar o que for necessário para mobilizar plenamente a nossa capacidade produtiva disponível para reconstruir este país e esmagar de vez o bolsonarismo. E isso se faz com gastos que estimulem a forte geração de empregos de qualidade; a recuperação da renda dos trabalhadores e a reconstrução da nossa infraestrutura física e social. E dane-se o mercado. Não precisamos dele – são eles que precisam do governo.

Sem compreender isso, o bolsonarismo continuará nos assombrando, independente do resultado das eleições.

David Deccache é assessor econômico da Câmara dos Deputados/PSOL e professor voluntário de Economia da UnB.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Thad

11/07/2022 - 00h39

AI AI… se foi feito pelo Centrao, não tem como ser positivo… + compra de votos e – democracia.

Tony

10/07/2022 - 11h32

A arrecadaçào foi recorde nos ultimos tempos por tanto nao precisou fazer divida nenhuma.

Ronei

10/07/2022 - 11h31

E quem vai financiar a divida publica e o estouros nas contas publicas a nao ser a Faria Lima e os burguesinhos rentistas do PSOL ?

Querlon

10/07/2022 - 11h22

Lì esse monte de merda e quando cheguei no final vi que o sujeito é do PSOL…tà tudo explicado.


Leia mais

Recentes

Recentes