Menu

DataFolha: Maioria dos eleitores da terceira via optam por Lula no 2° turno

O DataFolha divulgou nesta terça-feira, 23, um dado interessante que revela a direção dos ventos do pleito presidencial num eventual 2° turno entre o ex-presidente Lula e Jair Bolsonaro. A pesquisa mostra que a maioria dos eleitores da terceira via optam pelo líder progressista. É uma fatia considerável do eleitorado (20%) que a priori, no […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Ricardo Stuckert

O DataFolha divulgou nesta terça-feira, 23, um dado interessante que revela a direção dos ventos do pleito presidencial num eventual 2° turno entre o ex-presidente Lula e Jair Bolsonaro.

A pesquisa mostra que a maioria dos eleitores da terceira via optam pelo líder progressista. É uma fatia considerável do eleitorado (20%) que a priori, no 1° turno, não votam em Lula ou Bolsonaro.

Segundo o próprio DataFolha, 37% desses eleitores “nem-nem” preferem votar em Lula no 2° turno contra o inquilino do Planalto. Outros 36% afirmam que vão anular seus votos. Apenas 22% declaram voto em Bolsonaro e 5% que ainda estão indecisos.

Outro ponto interessante é que entre essa fatia de 20% do eleitorado que se classifica como terceira via, 35% são eleitores do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), 31% dizem não votar em ninguém no 1° turno e 10% que são eleitores de Simone Tebet (MDB).

O DataFolha ouviu presencialmente 5.744 eleitores entre os dias 16 e 18 de agosto. Desse total, 1.309 são eleitores da terceira via. Desta forma, a margem de erro sobe de dois para três pontos .

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Ela foi encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo. No Tribunal Superior Eleitoral, o registro está sob o código BR-09404/2022.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

23/08/2022 - 17h02

Natália,

Peço as suas desculpas pelo meu comentário, mas os petistas também sempre reagiram e reagem assim como os bolsonaristas reagem à Globo e a toda imprensa profissional que esteja no cumprimento de seu papel em uma democracia.

Dia destes, aqui mesmo em”ocaf…”, o Gilberto Maringoni escrevia em um post sugerindo que a “Globo” vinha “mudando”*, “deixando de apoiar bolsonaro”* e “passando a criticá-lo”*, como se antes a Globo houvesse apoiado jair bolsonaro em algum momento.

Nada mais errado e sacana, mas fazer e pensar o quê sobre essa gente enviesada?

A Globo e os bons veículos de imprensa profissional não fazem isso de que os bolsonaristas e os petistas e seus puxadinhos os acusa. O que a imprensa profissional faz é cumprir seu papel de abordar fatos, abordagem que muitas vezes contraria os que são ideologizados quando destampam erros morais e materiais dessa gente. Mas fazem com todos e não protegem ninguém.

A Globo tem lado?
Sim!

A Globo e toda a grande imprensa profissional mundial defende os valores democráticos, progressistas, liberais e de liberdade. Este é o lado da grande imprensa profissional livre e independente em uma democracia.

Esses valores progressista e o capitalismo se embricam: não há progressismo sem liberalismo, não há liberalismo sem liberdade, nào há liberdade sem democracia e não há verdadeiramente capitalismo antes dessas conquistas, assim como essas conquistas são aprofundadas pelo capitalismo no seu caminho que resultará mais uns séculos à frente em um novo Modo de Produção e um novo Sistema jurídico-político

Mas as distorsões que ideólogos alternativos inculcam –inculcam em si e incucam nos outros– leva os “militantes e a eles mesmos a terem o tal “comportamento de gado” descrito pelo filósofo Friedrich Nietzsche.

Esses ideólogos e seu gado funcionam como se houvesse possibilidade de formulação alternativa artificial a Sistemas Sociais, sistemas esses que sempre são históricos e o fato de um Sistema Social ser sempre histórico já determina que Sistemas Sociais não possam ser formulados artificialmente.

Quando um petista reage contra a imprensa profissional é porque não assimila adequadamente o conceito de democracia e junto com isso não assimila o papel fundamental de uma imprensa profissional e viável financeiramente para se manter livre.

Com o bolsonarismo se dá a mesma coisa que se dá com os petistas.

Os limites de tolerância de um “militante” e a forma como o militante é treinado em seus “campos” a assimilar conceitos, sem diferença se o “militante” se diz de esquerda ou de direita, leva a esses entendimentos reativos a quem e ao que dele discorda.

Falta sempre ao “militante” essa conquista civilizatória que é a autonomia, e ele é enredado nas malhas ideologizantes dos “campos”, reproduzindo as crenças e delírios daqueles que são as suas referências políticas ou que são destacados pelos aparelhos para serem essa referência aos seus controlados.

Isso se dá à direita e à esquerda e arrasta até historiadores, filósofos, sociólogos, etc.

Nós, aqui no Brasil, temos uma das melhores imprensas mundiais, que extremistas despreparados chamam de “imprensa canalha” por serem tangidos a reagirem assim.

Feliz o país que tem uma imprensa profissional como a que temos no Brasil ; triste o país ao qual sobrar como meios de comunicação apenas panfletos ideológicos se dizendo imprensa, como saudo de uma escalada autoritária à esquerda ou à direita.

Edson Luiz Pianca.
edsonmaverick@yahoo.com.br

carlos

23/08/2022 - 15h38

9milhoes de expectadores assistiram o ridículo que foi o presidente o povo saiu com a verdade de ele é psicopata e rachou os apoiadores dele, é questão de ordem do dia de chegar a eleição e o lula ganhar, não porque o presidente é realmente medíocre, vaidade da família tanto é que entregou os destinos do povo brasileiro ao centrao.

Saulo Nunes

23/08/2022 - 13h57

“çei…kkkk”

Quem estava na rua pedindo o Fora Dilma vai votar no Lula…? kkkkkkkkk

O clube Folha/Globo que se autoencomenda pesquisas para empurrar o Larapio e voltar a faturar é pura imundicia.

Natalia

23/08/2022 - 11h35

Hà anos nao assistia o Jornal NAcional e nem ontem assisti, vi o video na internet.

Uma coisa vergonhosa, uma serie de banalidades superficiais empurradas aos ouvintes como verdades absolutas e incontestaveis para tentar por algo na cabeça dos depensantes cronicos.

Nao lembrava que esse tal de Bonner fosse tao palhaço.

A imprensa brasileira é ridicula salvo pouquissima excepçoes, que nao estao na Globo e nem na Folha.

Galinzé

23/08/2022 - 10h59

Essa tal de terceira via é uma especie de MBL para adultos.

Uganga

23/08/2022 - 10h44

….kkkkkk

Era claro que sairia essa pesquisa para tentar puxar alguns votos para o Larapio.

Essa tal de terceira via votou em massa para Bolsonaro em 2018 e sao todos antipetistas…ou nao votam, ou votam nulo ou votam Bolsonaro.

Moro também ja disse que o adversario é o Larapio.


Leia mais

Recentes

Recentes