Menu

Ipespe/Abrapel: Maioria dos eleitores de Ciro passam a se identificar como de direita

A pesquisa da Ipespe/Abrapel divulgada neste sábado, 10, também revelou que entre os eleitores do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), a maioria deles (38%) passaram a se identificar como de centro direita ou direita pura. Outros 20% são identificados como sendo do campo de esquerda ou centro-esquerda e apenas 14% como eleitores de centro. Cerca de […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Reprodução

A pesquisa da Ipespe/Abrapel divulgada neste sábado, 10, também revelou que entre os eleitores do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), a maioria deles (38%) passaram a se identificar como de centro direita ou direita pura.

Outros 20% são identificados como sendo do campo de esquerda ou centro-esquerda e apenas 14% como eleitores de centro. Cerca de 28% não souberam responder.

A pesquisa ouviu, por telefone, cerca de 1100 eleitores de todas as regiões do Brasil entre os dias 7 e 9 de setembro, com margem de erro de três pontos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo BR-07606/2022. 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jorge Alves

12/09/2022 - 09h17

Ciro acabou com o PDT.

Alexandre Neres

11/09/2022 - 21h52

Vem bem a calhar o artigo do brizolista Fernando Brito, do Tijolaço:

“Repercutem nas redes sociais as declarações do advogado Carlos Roberto de Siqueira Castro, ex-chefe da Casa Civil do 2° governo de Leonel Brizola, apelando a Ciro Gomes para que entenda que não pode haver equivalência de adversários quando o país vive a ameaça de ‘um fascistoide completo, desqualificado e ignorante, que está dividindo o país e levando o Brasil para uma ruptura física com discurso de ódio e golpista’, como disse à colunista Mônica Bergamo, na Folha de hoje.

Entre antigos dirigentes do PDT, como foi este blogueiro, a manifestação do ‘Dr. Siqueira’- como todos, inclusive Brizola, o chamávamos – tem muita repercussão.

Nem tanto pelo conteúdo, como sempre compatível com a dignidade pessoal que é sua marca, mas porque é a intervenção de alguém quem sempre evitou a polêmica política e habituado, até por sua atividade jurídica, jamais deixou de dosar muito cuidadosamente a força com que expressa suas convicções.

Talvez a esta força, com que disse que ‘tem muita gente insatisfeita e indignada’ entre os brizolistas (e não estão aí os neo, que não puderam ou quiseram conviver politicamente com Brizola), se deva mais à segunda palavra que à primeira: é que nos dói ver as três letras que fazem parte da vida inteira sendo levadas a ter o sentido contrário ao de sua história.

Se Ciro não estivesse tão furiosamente equivocado, atacando Lula como se fosse um inimigo – e o principal – Siqueira Castro jamais levaria aos jornais uma declaração deste tipo, embora fosse legítimo fazê-lo.

Sua decisão de falar correspondeu a uma necessidade, até, de preservar o sentido do brizolismo, que não é, absolutamente, o de passar à história como omisso diante dos perigos para nosso país, nosso povo, nossa democracia e nossa soberania, todos aviltados.

Como companheiro e colaborador de Leonel Brizola, mesmo já há nove anos afastado do PDT e, portanto, sem intrometer-se em suas disputas internas, orgulha saber que há por lá muitos companheiros lúcidos e honrados, que não se emprestam a por o Brasil em risco.

Foi o que aprendemos com Brizola, que nunca o fez, mesmo com os ardidos e machucados da troca de chumbo político.”

carlos

11/09/2022 - 14h19

Ciro falando sobre a violência estrutural, e política era evidente que iria atacar o Lula, estava escrito na cara dele ele não sabe os pressupostos da causa verdadeira é um doente.

Rebeca

11/09/2022 - 07h43

Bolsonoraro 2022 o Melhor presidente que o Brasil ja teve ??????

Tiago Silva

10/09/2022 - 23h28

P.S. Relembro que Carlos Lacerda também era considerado “inteligente” e utilizava sua verborragia para atacar Getúlio Vargas como depois atacar João Goulart… E nesse esforço, foi cúmplice do golpe ou ascensão da Ditadura Militar, que depois descartou Carlos Lacerda.

Assim como relembro Cristovam Buarque que apoiou o golpe (ou voto de desconfiança de um parlamentarismo de fato instalado para satisfazer interesses neoliberais, com o STF e com tudo) e assim perdeu a credibilidade com os eleitores de esquerda, como nunca se viabilizaria na Direita por sempre terem candidatos mais representativos para a Direita. Ou seja, depois desse episódio, não se elege nem para síndico de prédio.

A coerência e esforço de Brizola deveria ser lembrado pelo PDT, para que num futuro não perca sua essência.

Tiago Silva

10/09/2022 - 23h12

Esse quadro deve estar fazendo Brizola se revirar do túmulo!!!

Não é de surpreender que o esforço de Ciro e João Santana em mimetizar o Bolsonaro e ainda muitas vezes utilizar a mesma linguagem para ideologizar seus eleitores pode ser o início da transformação do PDT em PTB (ou mesmo a ruína de sua tradição de esquerda).

O pior é que nesse esforço para que Lula não se eleja no primeiro turno (e com isso favorecendo o crescimento de Bolsonaro) é muito perigoso para a maioria dos brasileiros que viram suas vidas se tornarem mais precárias. Ao invés de se propor alternativas, esforça-se em criar clima de intrigas e ódio. Assim, seus eleitores mais ideologizados (chamados por uns de “Turma Boa” ou por outros de “Cirominions”) estão se tornando tanto “anti-PT” que depois poderão virar minions de Bolsonaro ou da Direita na luta contra a Esquerda (que pode ser PT, PSOL, etc).

É também ruim constatar como o Lula não queira encantar seu público de esquerda politizado ou ideologizado (e são essas pessoas que militam para defender o PT nas ruas e nas redes sociais, apesar do abandono da cúpula partidária que busca conchavos de bastidores que frustram e retiram confiança em que o partido poderia fazer grandes mudanças nas políticas neoliberais da Direita)… e ainda Lula/PT tem um público despolitizado que pode ser facilmente cooptado pelo Bolsonarismo a depender do maior grau de contato com as fakenews de redes sociais.

Torcia inicialmente que o Trump Brasileiro tivesse uma derrota estrondosa (e junto com ele toda a política neoliberalóide da Direita ou Terceira Via – ambos golpistas), principalmente com a união do Biden Brasileiro (Lula, que nessa eleição optou por um Bush de vice ao invés de uma Kamala Harris ou Obama) com o Bernie Sanders Brasileiro (que seria Ciro, apesar de João Santana tentar no ínício da campanha fora do período legal tentar colocar Ciro como Biden… mas não colou! Porém poderia ser um Bernie Sanders em tentar empurrar o futuro governo Lula a ter programa mais à esquerda, mas até essa possibilidade foi dinamitada pelo Ciro com sua verborragia de Biruta de Aeroporto, assim como vai ficar difícil de sustentar pela transformação do eleitorado do PDT em anti-Esquerda).

Quanta falta faz Brizola nos tempos atuais…

mario Borges

10/09/2022 - 22h54

ALERTA

Tudo indica que estamos diante de um cenário de HISTERIA COLETIVA entre fanáticos insuflado por um psicopata que se elegeu presidente da República.

Alexandre Neres

10/09/2022 - 22h25

Ah que saudades do Alan C e dos ciristas de centro-esquerda. Eis o recado do cirista Tico Santa Cruz:

““Ele foi para o tudo ou nada e a estratégia não está dando certo”, escreveu o artista, referindo-se a Ciro. “Vim alertando sistematicamente que a tendência do discurso em busca de um voto antipetista, bolsonarista ‘arrependido’ com ataques ao Lula, era um caminho perigoso, não apenas para a campanha, mas para o seu futuro político, poderia ser um tiro no pé. Apenas estava tentando ajudar”, continuou Santa Cruz, que disse não ter sido ouvido.

“Por conta disso, muito ciristas simplesmente estão migrando votos para o Demônio [refere-se a Bolsonaro] ou dizendo que anularão no segundo turno, ainda que isso represente manter o pior governo da história no poder. E tudo que lutamos até agora? Jogaremos no lixo?”, questionou ele.

ARY BOREL DE AGUIAR NETO

10/09/2022 - 20h38

Não há surpresas, Ciro é uma saída envergonhada da classe média que viu-se constrangida com a estupidez do minto.

paulo werneck

10/09/2022 - 19h24

Faz todo sentido. Quer herdar os votos do mico se a candidatura for cassada.

Kleiton

10/09/2022 - 17h48

E agora ?

Faz alguma diferença ?


Leia mais

Recentes

Recentes