Menu

FSB/BTG: Beneficiado com o voto útil, Lula já chega a 47% dos votos válidos

Nesta segunda-feira, 19, a FSB/BTG divulgou nova pesquisa de intenção de voto que confirma novamente a liderança isolada do ex-presidente Lula (PT). Desta vez, o líder progressista cresceu três pontos, indo de 41% para 44% das intenções de voto. Na segunda colocação, aparece Jair Bolsonaro (PL) que continuou com seus 35% das intenções de votos. O […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Ricardo Stuckert

Nesta segunda-feira, 19, a FSB/BTG divulgou nova pesquisa de intenção de voto que confirma novamente a liderança isolada do ex-presidente Lula (PT). Desta vez, o líder progressista cresceu três pontos, indo de 41% para 44% das intenções de voto.

Na segunda colocação, aparece Jair Bolsonaro (PL) que continuou com seus 35% das intenções de votos. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) caiu dois pontos e foi de 9% para 7%. Simone Tebet (MDB) também perdeu dois pontos e registra 5%. Branco/Nulo 4% e os Indecisos, 3%.

No caso de Ciro, já podemos afirmar, baseado nesta pesquisa, que seus eleitores já estão migrando para Lula por meio do voto útil. “O maior beneficiado desse possível movimento de voto útil foi o ex-presidente Lula, que cresceu 3 pontos e foi de 41% para 44%”, observa o relatório da pesquisa.

O sócio-diretor do Instituto FSB, Marcelo Torkarski, também diz que “a única movimentação que parece haver na eleição é a recente migração de votos de candidatos da 3ª via para o ex-presidente Lula”.

“Enquanto a soma de todos os candidatos, com exceção de Lula e Bolsonaro, caiu de 19% para 14%, o petista foi o único a crescer, o que pode indicar o início de um movimento de voto útil. Por enquanto, movimento este insuficiente para evitar o 2º turno”, completa.

Na espontânea, o ex-presidente Lula (PT) registra 42% das menções contra 34% de Jair Bolsonaro (PL). O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) registra 4% e Simone Tebet (MDB) com 3% das intenções de voto. Branco/Nulo 6% e Indecisos, 9%.

A pesquisa ouviu 2000 eleitores, por telefone, entre os dias 16 e 18 de setembro de 2022. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o código BR-07560/2022.

Acesse a pesquisa clicando aqui.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Carluxo

20/09/2022 - 02h22

Papi vai virar vcs vão ver!

Bandoleiro

19/09/2022 - 18h12

A hora das palhaçadas de pesquisas acabar tà chegando…

Teste

19/09/2022 - 10h20

Testando


Leia mais

Recentes

Recentes