Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Foto: Ricardo Stuckert

FSB/BTG: Beneficiado com o voto útil, Lula já chega a 47% dos votos válidos

Por Gabriel Barbosa

19 de setembro de 2022 : 08h51

Nesta segunda-feira, 19, a FSB/BTG divulgou nova pesquisa de intenção de voto que confirma novamente a liderança isolada do ex-presidente Lula (PT). Desta vez, o líder progressista cresceu três pontos, indo de 41% para 44% das intenções de voto.

Na segunda colocação, aparece Jair Bolsonaro (PL) que continuou com seus 35% das intenções de votos. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) caiu dois pontos e foi de 9% para 7%. Simone Tebet (MDB) também perdeu dois pontos e registra 5%. Branco/Nulo 4% e os Indecisos, 3%.

No caso de Ciro, já podemos afirmar, baseado nesta pesquisa, que seus eleitores já estão migrando para Lula por meio do voto útil. “O maior beneficiado desse possível movimento de voto útil foi o ex-presidente Lula, que cresceu 3 pontos e foi de 41% para 44%”, observa o relatório da pesquisa.

O sócio-diretor do Instituto FSB, Marcelo Torkarski, também diz que “a única movimentação que parece haver na eleição é a recente migração de votos de candidatos da 3ª via para o ex-presidente Lula”.

“Enquanto a soma de todos os candidatos, com exceção de Lula e Bolsonaro, caiu de 19% para 14%, o petista foi o único a crescer, o que pode indicar o início de um movimento de voto útil. Por enquanto, movimento este insuficiente para evitar o 2º turno”, completa.

Na espontânea, o ex-presidente Lula (PT) registra 42% das menções contra 34% de Jair Bolsonaro (PL). O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) registra 4% e Simone Tebet (MDB) com 3% das intenções de voto. Branco/Nulo 6% e Indecisos, 9%.

A pesquisa ouviu 2000 eleitores, por telefone, entre os dias 16 e 18 de setembro de 2022. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o código BR-07560/2022.

Acesse a pesquisa clicando aqui.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

3 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Carluxo

20 de setembro de 2022 às 02h22

Papi vai virar vcs vão ver!

Responder

Bandoleiro

19 de setembro de 2022 às 18h12

A hora das palhaçadas de pesquisas acabar tà chegando…

Responder

Teste

19 de setembro de 2022 às 10h20

Testando

Responder

Deixe um comentário