Bahia: Refinaria privatizada provoca desabastecimento de Gás de Cozinha

Lula diz que Brasil não vai participar de ‘guerra fria’ entre EUA e China

Por Gabriel Barbosa

12 de fevereiro de 2023 : 11h41

Neste sábado, 11, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo que o Brasil não vai participar de nenhuma “guerra fria” entre EUA e China.

O presidente foi questionado sobre o aumento da tensão entre os dois países depois que os norte-americanos abateram um suposto balão “espião” chinês.

“Nós queremos aumentar a produção de manufaturados, porque só assim a gente pode recuperar a nossa indústria, e a exportação de manufaturados rende mais para o nosso país. Eu não vou participar de Guerra Fria com ninguém”, disse Lula.

Na sequência, o líder progressista lembrou que deverá ir a China em março e destacou as parcerias econômicas importantes tanto com os estadunidenses quanto com os chineses.

“O Brasil tem na China e nos Estados Unidos os seus dois grandes parceiros comerciais. O Brasil tem um superávit muito grande com a China e a gente quer manter essa grande exportação nossa para a China e a gente quer manter o crescimento das exportações para os Estados Unidos”.

Já sobre a guerra da Ucrânia e sua proposta de que países neutros façam a articulação para o processo de paz na região, Lula disse que o presidente russo, Vladimir Putin, precisa recuar.

“O Putin tem que entender que ele está errado ao fazer invasão territorial de um país e que ele precisa voltar atrás. É preciso que a guerra pare para gente começar a conversar”, declarou Lula.

“Eu acho que nós precisamos construir um grupo de países que comece a se organizar pela paz, ou seja, criar uma espécie de G20 pela paz. Nós criamos o G20 quando houve a crise econômica. Portanto, nós precisamos criar um outro instrumento político de países que não estão participando de nenhuma atividade nesta guerra e conversar com eles [Rússia e Ucrânia]”, finalizou.

Gabriel Barbosa

Jornalista com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor Executivo e Chefe de Redação do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

GENOCIDA PRESO

12 de fevereiro de 2023 às 17h56

antes, o idiota cagão/fujão nem fazia visitas diplomáticas

lógico pois a direita é o lixo da história seria exigir muito

habemos presidente

agora com os laços retomados poderemos avançar na pauta brasileira pró povo, que nunca foi de direita

Responder

William

12 de fevereiro de 2023 às 12h02

Saiu algum acordo desse encontro, algo de útil para os brasileiros ? Absolutamente nada.

Foi só um palco inútil para idiotas e para o Lula pousar do que não é.

Foi lá para repetir a palavra democracia para idiotas ficarem de boca aberta.

Uma palhaçada a maís .

Responder

Deixe um comentário