Menu

Justiça manda prender Alberto Youssef

Segundo juiz, doleiro não devolveu todos os valores desviados Publicado em 20/03/2023 – 21h52 Por André Richter – Repórter da Agência Brasil – Brasília Agência Brasil — A Justiça Federal determinou nesta segunda-feira (20) a prisão do doleiro Alberto Youssef, um dos delatores da Operação Lava Jato. A decisão foi assinada pelo juiz Eduardo Fernando […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Valter Campanato/ Agência Brasil

Segundo juiz, doleiro não devolveu todos os valores desviados

Publicado em 20/03/2023 – 21h52

Por André Richter – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Agência Brasil — A Justiça Federal determinou nesta segunda-feira (20) a prisão do doleiro Alberto Youssef, um dos delatores da Operação Lava Jato. A decisão foi assinada pelo juiz Eduardo Fernando Apoio, da 13ª Vara Federal em Curitiba, responsável pelo julgamento dos processos oriundos da investigação.

A decisão do magistrado levou em conta informações prestadas pela Receita Federal sobre o patrimônio do doleiro. De acordo com a decisão, Youssef não devolveu aos cofres públicos todos os valores desviados e possui vida incompatível com a “situação da imensa maioria dos cidadãos brasileiros”. Segundo a Receita, ele tentou ainda comprar um helicóptero e um avião.

Além disso, o juiz escreveu na decisão que o principal personagem da Lava Jato mantém diversos endereços e que “estaria morando na praia”.

“Note-se que no acordo de delação, o ora investigado ficou obrigado a devolver apenas uma pequena parte de seu vasto patrimônio (devolver R$ 1.893,00), além de bens imóveis de difícil alienação. Ora, a própria Receita Federal denuncia que o investigado teria se apropriado de valores muito superiores aos valores acordados”, disse o juiz.

Eduardo Apoio também entendeu que o acordo de delação firmado com a Lava Jato não abrange as novas acusações. “O acordo firmado entre os advogados de Alberto Youssef e a força tarefa do MPF de Curitiba não abrange, na minha interpretação, o presente procedimento, na medida em que seria uma carta em branco genérica que envolveria toda e qualquer investigação criminal, inclusive de crimes que sequer foram descobertos na data da assinatura do acordo”, concluiu.

Youssef foi preso em Itapoá, norte de Santa Catarina, e será levado para Curitiba para passar por uma audiência de custódia. O doleiro responde a 28 processos na Lava Jato. Conforme as regras dos acordos de delação, 13 deles foram suspensos pelo prazo de dez anos. As penas somam mais de 32 anos de reclusão.

A reportagem tentou contato com a defesa de Youssef, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.

Edição: Marcelo Brandão

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Partagas

21/03/2023 - 11h18

Nelson,

quem decretou a prisao do Larapio foram as porcarias imundas que ele fez sentenciadas pelo tribunal de Porto Alegre em segundo grau…segundo grau = prisao.

Prisao em segunda instancia que foi revogada sob medida como primeira manobra do STF para tirar o porco da cadeia.

João Ferreira Bastos

21/03/2023 - 10h58

Aos idiotas que tentam ligar o doleiro ao PT e LULA

A relação promiscua entre o juiz-ladrão e o doleiro começou no caso Banestado.
E vai chegar até a relação criminosa entre o rei dos doleiros Dario Messer e a quadrilha de curitiba que recebia 15mil dolares mensais para que os criminosos não processassem o doleiro

Quem sabe joga luz na relação entre o padrinho de casamento do juiz-ladrão Zucolottto e a venda sentenças, por 5 milhões pelo conje da ladra da APAE

Nelson

21/03/2023 - 10h02

Para vermos que os bolsonaristas pouco ou nada sabem do que ocorre a sua volta, no país; no mundo, então… Ainda que divulguem informações a rodo por suas redes sociais. Se não 100%, quase isso são as ‘fake news”, como já sabemos.

Alberto Yousef é um dos homens de Sérgio Moro. O juiz, supostamente, probo, ilibado e impoluto, que se transformou, graças a avassaladora propaganda, num herói do combate à corrupção, concedeu ao dito cujo, não uma, mas duas delações premiadas.

A segunda já no âmbito da Lava Jato, mesmo sabedor de que Youssef voltara a praticar os mesmos crimes que, para se beneficiar da primeira delação premiada, havia prometido nunca mais cometer.

Youssef teria sido condenado a 130 anos de prisão e, com a segunda delação premiada concedida por Moro, reduziu a pena a pouco mais de 3 anos. Desses, 1 anos e 8 meses realmente preso e o restante com tornozeleira eletrônica. Coisa de amigo do peito, ou não?

Passado esse tempo, Youssef ficou livre, leve e solto para poder dissipar toda a dinheirama que amealhou com seus ilícitos, pois, por óbvio, na DP não “declarou” tudo aquilo que acumulou por tanto tempo “trabalhando” como doleiro de gente graúda.

Cegados pelo fanatismo de sua adoração ao “mito”, os comentaristas Zulu e Saulo não conseguem e nem querem enxergar tudo isso. Então, vamos a uma breve reflexão.

1-Moro prendeu Lula para evitar que ele vencesse Bolsonaro na eleição de 2018.
2-Eleito Bolsonaro, Moro acabou se tornando ministro dessa coisa espúria.
2-Youssef é amigaço do juiz impoluto.

Diante dessas constatações, fica obrigatório perguntar, senhores Zulu e Saulo: quem é mesmo que estaria melhor servido pelas habilidades “profissionais” do doleiro?

Zulu

21/03/2023 - 08h06

Parceiro de negócios de Lula e Dirceu de primeira linha.

Saulo

20/03/2023 - 23h17

Esse era bom para arrumar uma grana desviada da Petrobras pro PT viu…


Leia mais

Recentes

Recentes