Menu

Rússia e Índia avançam em acordos de cooperação militar e produção de armas

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, anunciou na quarta-feira que o país está progredindo em direção a acordos de produção conjunta de equipamento militar com a Índia. Essa declaração veio após as discussões realizadas com o ministro das Relações Exteriores da Índia, S. Jaishankar, durante sua visita oficial de cinco dias à […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Money Sharma / AFP

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, anunciou na quarta-feira que o país está progredindo em direção a acordos de produção conjunta de equipamento militar com a Índia. Essa declaração veio após as discussões realizadas com o ministro das Relações Exteriores da Índia, S. Jaishankar, durante sua visita oficial de cinco dias à Rússia. Com informações do Valor.

Em uma coletiva de imprensa conjunta, Lavrov destacou que as negociações abordaram perspectivas de cooperação militar e técnica, incluindo a fabricação de armamentos modernos, acrescentando que medidas específicas foram discutidas para promover essa colaboração estratégica. Lavrov enfatizou que essa parceria atende aos interesses nacionais de ambos os países e contribui para a segurança na região euro-asiática.

Lavrov também expressou apoio à iniciativa indiana “Make in India”, que visa transformar o país em um centro industrial de produção de produtos militares. O presidente russo, Vladimir Putin, convidou o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, para visitar a Rússia durante a reunião com Jaishankar.

Durante a visita, também foram discutidos tópicos como a situação na Ucrânia, com Putin demonstrando conhecimento da posição de Modi sobre a questão e enfatizando a busca por uma solução pacífica. Além disso, as conversas incluíram cooperação no Corredor Internacional de Transporte Norte-Sul, a rota marítima Chennai-Vladivostok e questões regionais e internacionais, como o Afeganistão e Gaza.

Jaishankar enfatizou a estabilidade e força das relações Índia-Rússia, que se baseiam na convergência estratégica e interesses geopolíticos mútuos. Ele observou que o comércio bilateral atingiu níveis recordes, superando US$ 50 bilhões no ano passado, e destacou a importância de um comércio equilibrado e sustentável.

A visita de Jaishankar à Rússia assume uma relevância especial em meio a atritos recentes nas relações da Índia com nações ocidentais, como os Estados Unidos e o Canadá. As discussões durante a visita também visam sinalizar a importância da diplomacia e do diálogo na resolução de conflitos, incluindo a crise na Ucrânia.

Analistas observam que a Índia busca manter relações amigáveis tanto com a Rússia quanto com o Ocidente, e a visita serve como um lembrete da abordagem equilibrada da Índia em questões globais.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes