Menu

Itamaraty rejeita indicação de embaixador de Israel; Amorim afirma que Brasil não pode aceitar genocídio

O Itamaraty ignorou a indicação de um novo diplomata de Israel para assumir a embaixada em Brasília, fazendo Tel Aviv anunciar o “rebaixamento” das relações com o Brasil. Gali Dagan foi escolhido embaixador em janeiro para o posto de embaixador. O governo do Brasil, no entanto, não fez a concessão de uma chamada de “agrément”, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ex-chanceler Celso Amorim e assessor especial da Presidência. Foto: AGÊNCIA BRASIL

O Itamaraty ignorou a indicação de um novo diplomata de Israel para assumir a embaixada em Brasília, fazendo Tel Aviv anunciar o “rebaixamento” das relações com o Brasil.

Gali Dagan foi escolhido embaixador em janeiro para o posto de embaixador. O governo do Brasil, no entanto, não fez a concessão de uma chamada de “agrément”, necessária para o início das atividades do futuro embaixador. Em vez de recusar o pedido, o Itamaraty deixou-o em análise — ato visto na comunidade internacional como uma forma de desrespeito ao aplicante.

Por causa disso, Israel retirou a indicação de Dagan e acrescentou que não vai submeter um novo nome ao Itamaraty, declarando que as relações diplomáticas com o Brasil serão conduzidas “em um patamar inferior”.

O assessor da Presidência e ex-chanceler Celso Amorim afirmou que a decisão do Brasil é uma resposta ao tratamento recebido por Lula em Israel. O presidente se transformou em “persona non grata” no país em 2024.

Além disso, Amorim falou sobre a ofensiva israelense em Gaza: “Digo e repito: nós queremos ter uma boa relação com Israel. Mas não podemos aceitar um genocídio, que é o que está acontecendo. É uma coisa absurda o que está acontecendo lá. Nós não somos contra Israel. Somos contra o que o governo Netanyahu está fazendo, que é uma barbaridade.”

, , , , ,
Apoie o Cafezinho

Lucas Allabi

Jornalista em formação pela PUC-SP e apaixonado pelo Sul Global. Escreve principalmente sobre política e economia. Instagram: @lu.allab

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes