Menu

Palestra com a Profa. Esther Dweck no Brazil Forum UK

Foto: Brazil Forum UK Neste momento em que há possibilidade de mudar o rumo do país e emplacar as Diretas, não podemos esquecer o porquê do golpe e os motivos da mídia, que começa abandonar Temer, para apoiar as eleições indiretas: A continuação das reformas econômicas e fazer do Brasil um país de estado mínimo, […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Foto: Brazil Forum UK

Neste momento em que há possibilidade de mudar o rumo do país e emplacar as Diretas, não podemos esquecer o porquê do golpe e os motivos da mídia, que começa abandonar Temer, para apoiar as eleições indiretas:
A continuação das reformas econômicas e fazer do Brasil um país de estado mínimo, com menos intervenção política na economia e menos assistência social para seus cidadãos.
Em outras palavras: a ideia é acabar com qualquer tipo de segurança social existente no país e deixar o capital livre para fazer o que quiser.
Além de aprovar as reformas trabalhista e previdenciária, a ideia é garantir a consolidação do que já foi aprovado: o teto de gastos e a lei da terceirização.
Esther Dweck foi secretária do orçamento durante o governo Dilma e é professora adjunta do Instituto de Economia da UFRJ. Ela participou do Brazil Forum UK, em Londres nos dias 13 e 14 de maio.
Abaixo segue sua palestra em Londres, onde ela desmistifica muitas das questões relacionadas às reformas, à geração de empregos, produtividade e o papel dos empresários. Ela diz que não há consensos, nem técnicos e nem políticos, para a reforma apresentada no congresso e, portanto, a necessidade de diálogo, cautela e participação social.
Esther mostra o papel importante do Estado de Bem-Estar Social brasileiro, o mais inclusivo de todos os países em desenvolvimento, que justifica o ‘tamanho’ do estado brasileiro e também a grande carga tributária, e que inclui o SUS e um sistema previdenciário amplo, complementado por políticas assistenciais.
Ela também desmitifica as diferenças entre o regime dos servidores público (o regime próprio) e o regime geral; argumenta que a desigualdade brasileira caiu por causa das políticas redistributivas, sociais e a previdência e que uma maneira de melhorar a desigualdade é mexer no regime tributário, que é regressivo.
Talvez mais importante, ela explica que a PEC dos gastos trouxe uma mudança de tipo de sociedade no Brasil: é a porta para o estado mínimo. Isso porque o teto tira toda a relevância da arrecadação, mesmo se ela crescer. O teto desvincula as despesas do PIB, e pior, quanto mais o PIB cresce, mais cai o papel do Estado.
Vejam: (Clique na imagem para ver o vídeo)

 

Apoie o Cafezinho

Luis Edmundo

Luis Edmundo Araujo é jornalista e mora no Rio de Janeiro desde que nasceu, em 1972. Foi repórter do jornal O Fluminense, do Jornal do Brasil e das finadas revistas Incrível e Istoé Gente. No Jornal do Commercio, foi editor por 11 anos, até o fim do jornal, em maio de 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Maria

01/06/2017 - 14h09

Bom-dia Sr./senhora
Está à investigação de empréstimo de dinheiro para realizar um projeto, relançar as vossas atividades, pagar a escolaridade das vossas crianças, comprar uma casa. A mais preocupação quer exatamente tomar contacta com senhora Maria por email para os vossos pedidos de empréstimo pode que é graças a ela que pude realizar o meu projeto, ela concede empréstimos que vão de 1000 € à 25. 000. 000 € tem todas as pessoas sério capaz de respeitar os seus compromisso. A taxa de interesse é de 3% o ano. Então não hesitam a contactar-o para mais informações: rossini.rita.maria39@gmail.com
Obrigado

Laercio Ferreira

31/05/2017 - 00h47

UMA PINDORAMA DOS GOLPES DE ESTADO E MILITAR, , GETÚLIO , JK , 20 ANOS DE MILITARISMOS PRESIDENCIAL, , INDIRETAS JÁ, TANCREDO ELEITO PELO CONGRESSO, MORRE?? SARNEY UM CORONEL DISFARÇADO DE DEMONIOCRACIA ASSUME ? ELEITO COLLOR DE MELOSO A REVISTA MILITAR ,VEJA< DERRUBA O CAÇADOR DE MARA-JÁ, ASSUME ITA-MAR FRANCO É SÓ ISSO?? ELEITO, O PSDB DO DOADOR DA PÁTRIA MAMADA DO BRASIL , 8 ANOS DE DOAÇÃO, ASSUME LULA DA SILVA, O GÊNIO DA LÂMPADA DE ALADIM DOS EXCLUÍDOS?? ASSUME A INDIANA JONES DILMA , QUE SOFREU O GOLPE DE ESTADO??? E O P OVÃO ASSUME O CUSTO BRASIL , UMA CARGA TRIBUTÁRIA VIOLENTA , DEIXADAS POE ESTAS CÂMBADAS DE PILANTRAS SINÔNIMO DE POLÍTICOS MAUS SERVIDORES PÚBLICOS E ADMINISTRADORES DA NEO COLÔNIA?? ASSIM CAMINHA A DESUMANIDADES TUPINAQUINS??


Leia mais

Recentes

Recentes